Menu
Publicidade

Algumas Dicas Para Escolher o Melhor Consórcio Imobiliário

Como basicamente todo brasileiro tem o sonho de ter sua casa própria, existem inúmeros tipos de meios de conquistar o imóvel. Um desses meios é o consórcio imobiliário que pode apresentar muitas vantagens. Desta forma preparamos neste artigo algumas dicas para conseguir escolher o melhor consórcio imobiliário com total praticidade e segurança.

Consórcio Imobiliário

Devido à crescente taxa de juros sobre crédito bancário nos últimos anos, muitas pessoas têm optado em realizar seus grandes investimentos por outras alternativas. É nesse contexto que o consórcio tem se popularizado em todo Brasil. Isso porque o consórcio oferece as pessoas a inexistência de taxas de juros, o que gera uma segurança maior para as pessoas na hora de realizar um investimento alto como o de um imóvel.

O consórcio funciona em uma espécie de autofinanciamento, onde as pessoas que entram no consórcio criam um tipo de poupança comunitária. Todos os integrantes fazem suas contribuições mensalmente, até que alcancem uma meta estipulada. Mas existem diversos tipos de consórcios nessa área de imóveis, existe também consórcios que envolvem veículos e compras de outros bens pessoais.

Em cada mês, um ou mais pessoas participantes podem ser contemplados com o consórcio para receber suas cartas de crédito antes do previsto. Essa contemplação é possível por meio de lances feitos pelos participantes e sorteios realizados pelo próprio consórcio. Contudo ao final do consórcio todos os participantes são contemplados com as cartas de crédito para adquirir seu imóvel ou bem que deseja.

Ou seja, o consórcio é um modo de aplicar seu dinheiro para trabalhar através de um fundo monetário comunitário. Mas, mesmo oferecendo inúmeras vantagens é necessário ter algumas cautelas na horas de entrar em um consórcio, para que tudo seja feito com total segurança.

1° Dica

A nossa primeira orientação é que você pesquise bastante sobre a administradora do consórcio antes de formar o contrato. Confira se a empresa que oferece esse serviço está dentro das operações autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Isso porque o Banco Central é o responsável em manter em ordem e fiscalizar todos os planos de consórcio no país. Por isso busque por empresas que estejam em dias com as exigências do Banco Central.

Uma outra orientação importante é conferir a reputação da administradora de consórcio que deseja adquirir. Para saber se clientes anteriores foram bem atendidos pelos serviços prestados, se estão satisfeitos ou insatisfeitos. Busque também testar os canais de atendimento da administradora. Ligue para esclarecer dúvidas para saber se será bem atendido ou não.

Em um modo geral nossa dica é que você não feche logo contrato com a primeira administradora. Faça uma ampla pesquisa sabendo de todas as informações. Dessa forma muitos problemas futuros podem ser evitados.

2° Dica

Após escolher uma administradora que melhor se adéqua a suas necessidades, certamente é hora de firmar um contrato entre empresa e cliente. Nossa dica é que nesse instante você leia atentamente o contrato. Isso para que tudo fique muito bem esclarecido e que o cliente saiba de todos os termos e condições da administradora. É importante ler com atenção para saber se o contrato oferece tudo o que foi prometido pela empresa. Vale ressaltar que promessas verbais não tem valor nenhum perante as leis. Desta forma tudo que foi prometido deve estar no contrato para o documento ter total respaldo.

Lembre-se de analisar as taxas de juros, as cobranças realizadas, os dados de reajuste, valores de parcelas, prazos para efetuar pagamentos, fundo reserva, regras sobre a contemplação e todos os direitos tanto para o cliente quanto para empresa.

3°Dica

É muito importante checar todas os valores. Não permita cobranças adicionais, além das firmadas no contrato com o valor da parcela. Mas existem algumas administradoras que informaram a cobrança de valores extras para cobrir benefícios para seus clientes como, seguro de vida, fundo de reserva em caso de inadimplência é assim por diante. Contudo todos os valores extras são voltados para o cliente ao término do contrato caso não sejam utilizados.

Caso o cliente tenha dúvidas sobre os valores cobrados pela administradora do consórcio, ele terá que tirar suas dúvidas com o Banco Central. Dessa forma será possível analisar se a empresa é autorizada para tal atitude. É importante lembrar que os clientes devem ficar atentos aos valores cobrados na parcela e se cabem em sua renda assim como os valores extras cobrados.

4°Dica

A nossa quarta dica é que você procure entender como funciona todo o processo é formas de contemplação do consórcio. Isto é, a contemplação nada mais é do que o recebimento da carta de crédito. É importante entender sobre o assunto, pois em um consórcio podem acontecer diversas formas em diversos instantes. A contemplação com a carta de crédito. Pode ser no início ou no final do consórcio, tudo vai depender de algumas condições específicas impostas por grande parte das administradoras. O cliente pode ser sorteado em um dos sorteios realizados mensalmente ou pode fazer lances de forma que seja contemplado com a carta de crédito.

5° Dica

Por fim, nossa orientação é que você aprenda sobre os lances realizados em um consórcio. O lance em um consórcio pode fazer com que as parcelas sejam adiantadas, o que pode fazer com que o cliente seja contemplado mais rápido. Os lances acontecem em uma espécie de leilão, onde é formada uma assembleia para saber quem dará a melhor oferta para ser contemplado.

Mas é importante ressaltar que pagar as parcelas antecipadas não faz com que o cliente tenha garantia de contemplação rápida. Isso porque mesmo que a dívida esteja liquidada. Todo o grupo vai continuar efetuando pagamentos. Apenas nas assembleias, sorteios ou lances será possível ter a contemplação da carta de crédito.

Considerações Finais

Por fim o mais importante é escolher um consórcio que ofereça as melhores condições e taxas de pagamento. Vale lembrar que é muito importante ficar atento a tudo que envolve esse meio de consórcios. Isso porque existem muitas quadrilhas que aplicam golpes onde muitas pessoas são prejudicadas. Por isso a importância de conferir se a administradora está autorizada pelo Banco Central.

Mas o consorcio ainda é uma das melhores alternativas para conquistar certos bens. Por isso se está planejando conquistar seu imóvel, um consorcio imobiliário pode ser uma ótima alternativa. Pois oferece ótimas condições e taxas de juros mínimas, pesquise, avalie e seja contemplado.

Veja também:

Veja Alguns Erros Comuns ao Contratar um Consórcio

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações