Menu
Publicidade

Aprenda a Baixar o Aplicativo CNH Digital - Saiba tudo!

Devido as constantes modernizações em todo mundo, agora os motoristas brasileiros podem contar com uma versão digital da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Dessa forma, nessa versão digital, estarão armazenados todos os dados contidos na habilitação impressa. Para que ambos tenham garantia de autenticidade e proporcionem facilidade aos motoristas. Então, agora com essa nova funcionalidade, os motoristas podem optar em andar apenas com suas versões digitais do documento, sem que precisem se preocupar em estar sempre com o documento físico em mãos. Assim, separamos nesse artigo diversas informações para que aprenda a baixar o aplicativo CNH Digital.

O que é a CNH Digital?

Publicidade

Basicamente, a CNH Digital é uma versão desenvolvida com intuito de motorista usar apenas a versão digital do documento com mais praticidade. Desse modo, a versão digital do documento contém todos os dados da versão impressa para que o motorista tenha total garantia da versão digital quando estiver no trânsito. Contudo, a CNH Digital pode ser gerada apenas para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa. Isso porque, nesse documento possui um QR code, que disponibiliza o acesso a plataforma digital. Vale lembrar, que essa versão física do documento começou a ser emitida em maio de 2017. Então, apenas os condutores que realizaram a troca do documento dessa data pra cá, poderão ter acesso a CNH Digital.

No entanto, os condutores que não tiverem o QR Code na sua CNH impressa podem solicitar uma segunda via do documento físico ou realizar a renovação da CNH para que as atualizações sejam realizadas. Também, se o condutor solicitar algumas alterações de dados neste documento, ele também será emitido novamente com as devidas atualizações do QR Code que lhe darão acesso a versão digital. Vale lembrar, que a CNH Digital é disponibilizada de forma gratuita aos condutores e também é opcional para cada um deles. De modo geral, a CNH Digital visa proporcionar aos condutores brasileiros facilidade praticidade conta uso do documento.

Detalhes sobre a CNH Digital.

A versão digital do documento pode ser usada em celulares gratuitamente e ainda pode ser acessado de forma offline. Sem que os condutores tenho que estar necessariamente conectados a uma fonte de internet.  É importante ressaltar, que as versões da CNH impressa continuaram sendo emitidas normalmente, embora nesses casos os condutores possam dirigir apenas usando a versão digital que preferir.

Para os motoristas que optarem por usar habilitação Digital, devem estar atentos quanto ao funcionamento dos seus dispositivos eletrônicos quando eles estiverem no trânsito. Afinal, se o motorista foi parado por algum tipo de fiscalização e o dispositivo não estiver ligado para que verifiquem a CNH Digital. O mesmo será considerado como ausência de porte do documento. Dessa maneira, os condutores nessa situação serão atuados de acordo com artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro e sofreram as devidas atuações para o caso.

Ou seja, os motoristas que tiverem conduzindo o veículo se importar este documento de maneira obrigatória podem sofrer infrações de até três pontos em suas carteiras de habilitação, juntamente com multa, em alguns casos retenção do automóvel até que uma representação de habilitação seja realizada. Vale lembrar, que apenas um celular pode estar conectado a versão da CNH Digital. Isso é, não será possível obter acesso a versão digital do documento se o celular não estiver devidamente vinculado ao cadastro de motorista junto com a Denatran. Se o motorista sofrer com perda, furto e roubo do seu dispositivo eletrônico ele precisa bloquear a sua versão digital do documento no portal de serviços do Denatran. Para que consigo habilitar um novo dispositivo eletrônico a sua versão de habilitação Digital, para que seja devidamente transferida emigrada suas informações sobre o documento.

Baixar aplicativo CNH Digital 

Primeiramente, devemos alertar que você precisa realizar um cadastramento junto ao site do Departamento Nacional de Trânsito, ou seja, o Denatran. Dessa maneira, os condutores interessados devem acessar a plataforma do Denatran e realizar o seu cadastramento rapidamente. Após acessar o site realizar o cadastro basta seguir os passos abaixo:

  • Baixe o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito em seu dispositivo eletrônico. Vale ressaltar que o aplicativo pode ser baixado em todos os sistemas operacionais de smartphones.
  • Feito isso, acesse a opção “CNH-E”.
  • Informe o seu número de CPF e a senha que foi criada no cadastro do site do Denatran.
  • Em seguida, você deverá validar os seus dados cadastrais. Embora, seja possível que o motorista escolher entre validar essas informações pelo site Denatran com certificado digital, na sede do Detran do seu estado ou por meio do próprio aplicativo.
  • Caso o opte em realizar a validação de dados por meio do aplicativo será necessário informar o seu cep endereço completo que estão devidamente cadastrados junto ao Detran do seu estado.
  • Depois, faça leitura do QR Code da sua Carteira Nacional de Habilitação impressa.
  • Após isso, você deverá realizar uma leitura facial de acordo com as orientações que serão feitas pelo próprio aplicativo.
  • Agora, você deve colocar o seu número de celular e tocar na opção de conclusão para que a sua CHH Digital seja exibida na tela do aplicativo.

Validação da CNH Digital

Como mencionamos acima, o processo de validação da Carteira Nacional de Habilitação deve ser realizado por meio de um cadastramento no Portal do Denatran. Isso porque, o condutor terá que realizar a ativação de um link de verificação e informar no campo o código que será enviado para seu número de contato ou e-mail. Após informar esse código de ativação, quando for abrir o aplicativo pela primeira vez em seu dispositivo, basta informar o número de contato que foi anteriormente usado, para que verificação seja finalizada.

A CNH Digital pode ser usada em blitz?

A versão digital da habilitação é válida como documento em todo território nacional e pode sim ser usadas em uma blitz como documento de identificação. Isso porque, segundo o Detran tanto a versão impressa quanto a versão digital possuem o mesmo valor em todo Brasil. Assim, a versão digital da habilitação pode ser apresentada durante uma blitz. Embora, como mencionamos acima o condutor devo tomar alguns cuidados contra o uso do seu aparelho para que ele esteja funcionando perfeitamente durante esse momento. Afinal, se o aparelho não funcionar hoje tiver descarregado o condutor pode ser atuado por estar andando sem o porte do documento.

Publicidade

Qual a validade da versão CNH Digital?

As validades da habilitação Digital são as mesmas impressas no documento original. Isso porque, os períodos de validade são determinados no instante em que o condutor realizar a renovação da sua carteira de habilitação. Vale lembrar, que a versão digital pode ser usada gratuitamente e sem que o condutor esteja necessariamente conectado a uma fonte de internet, já que o documento está disponível offline, e pode ser usado quando estiver no trânsito sem internet. Então, os condutores não precisam se preocupar quanto aos prazos de validade pois são os mesmos determinados originalmente para ambas as versões.

Carteira Nacional de habilitação

De modo geral, a Carteira Nacional de habilitação mais popularmente conhecida pela sua sigla CNH, habilitação ou carteira de motorista. É um documento oficial para os condutores brasileiros, para que possam dirigir veículos automotores terrestres no território nacional. desse modo, os condutores devem obrigatoriamente conduzir os veículos com esse documento. Atualmente, as carteiras de habilitações têm fotografias de seus condutores e a numeração de alguns documentos referentes ao condutor. Por exemplo, a necessidade de condutor ter ou não que usar lentes corretivas para os seus olhos ou demais observações. A carteira de motorista também pode ser usada como documento de identidade em todo território brasileiro, já que possui foto do condutor certificando autenticidade do documento.

As pessoas que desejam tirar a carteira de habilitação precisam ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever e ser considerado pena aumente imputável. Assim aqueles que estiverem dentro dessas exigências podem comparecer a uma auto escola mais próxima de sua residência para dar entrada no processo de carteira de habilitação. Contudo, é necessário apresentar documento de identificação, fotos atualizadas nele, para que tenha reconhecimento do cidadão. É importante ressaltar que essa foto não pode ser considerada infantil e deve apresentar as características presentes no cidadão atualmente.

Também é necessário que o interessado esteja munido com o seu CPF, carteira de identidade de estrangeiro caso seja, e comprovante de residência. Auto Escola irá destinar uma avaliação psicológica, aptidão física, mental e alguns exames técnicos e teóricos determinadas pela legislação. Para que consiga passar pelo exame pratico de direção veicular de acordo com as categorias determinados. Até porque, cada tipo de veículo possui uma categoria determinada pelas laçam. Por exemplo os carros são a categoria B, motos categoria A, e a cada categoria existe um tipo de exame distinto que deve ser realizado em prática.

Considerações Finais

Por fim, usar a CNH Digital pode ser bastante prático e fácil, já que os condutores podem carregar o documento em seus dispositivos eletrônicos. Então agora que você já sabe como baixar em realizar o cadastramento para usar a versão desse documento digital. Não perca mais tempo e os e nossas orientações para que consiga ter a sua CNH Digital.

Veja também:

Saiba Todos os Detalhes Sobre as Inscrições do Encceja 2020

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações