Menu
Publicidade

Aprenda Como Mudar a Dívida de um Banco Para Outro

Devido aos cortes na Selic, a mais conhecida como portabilidade de crédito. Onde acontece a troca de dívida de um banco para outro que oferece taxa menor de cobrança. Está ganhando conhecimento na população, principalmente os que são devedores. Portanto, de acordo com o Banco Central que regulamenta as operações. O número de pessoas que transferiram suas contas de um banco para outro cresceram de uma forma bem significante desde 2017. Enfim, descubra neste artigo todas as informações como mudar a dívida de um banco para outro.

Aprenda Como Mudar a Dívida de um Banco Para Outro

Descubra como fazer a portabilidade

Passo 1

Neste primeiro passo você precisa ter todas as informações sobre o contrato original no momento da contratação de seu empréstimo. Para conseguir fazer a portabilidade, é necessário ter em mãos todos os dados sobre a dívida em aberto. Vale ressaltar que antes de pedir a solicitação dessa migração, você precisa saber sobre o saldo exato que está devendo, incluindo o número de pasceras que faltam para concluir pagamento. Também deve ser incluso as taxas de juros nessas informações. Você consegue todas essas informações na instituição que você fez o empréstimo original.

Passo 2

Após ter conhecimento de todas as informações necessárias, chegou a hora de negociar. Você precisa se deslocar até a nova instituição que deseja mudar sua dívida, e analisar a negociação e condições para realizar essa operação. Todo dinheiro, crédito, ou modalidade de empréstimo que foi adquirido nessa nova instituição financeira será usada para quitar os saldos devedor das operações da antiga instituição.

Passo 3

A portabilidade crédito será realizada na nova instituição financeira. Ela que fará a transferência eletrônica do Banco antigo par ao banco atual. Essa nova instituição que quota os valores da dívida antecipadamente. O valor dessa operação não é repassado para o cliente, é realizado somente entre as instituições financeiras.

Passo 4

Para pessoas físicas existem algumas regras de específicas. A quantia dessa operação não pode ser maior do que o saldo em que ele está devendo na instituição antiga. E o prazo para realizar essa nova operação não pode ultrapassar a operação realizada anteriormente.

Passo 5

A partir do momento em que você realizar a portabilidade, peça o valor de Custo Efetivo Total (CET). Você precisa realizar o pedido do CET tanto na instituição antiga quanto na nova. Por meio dele você vai conseguir saber exatamente qual o valor que vai pagar por toda a operação completa. Essa ação vai te ajudar a avaliar de realmente realizar a portabilidade vai ser algo que vai influenciar de boa maneira. Vale lembrar que você não pode deixar de realizar avaliação da quantidade de prestações, juros e tarifas de cobranças.

Passo 6

E importante também saber o que o Bando Central diz a respeito dessa ação. De acordo com o regulamento de transferência de operações de crédito, faz com que haja crescimento na concorrência entre empresas, o que faz com que os clientes paguem bem menos nas taxas de juros. Desta forma e é importante ter todas as informações do Banco Central.

Aprenda Como Mudar a Dívida de um Banco Para Outro

Banco não quer fornecer as informações, o que fazer?

O banco que originalmente te forneceu a operação de crédito hem a obrigatoriedade de te informar o valor de saldo da dívida, caso o cliente queira realizar a quitação antecipada. Desta forma todas as vezes que o cliente solicitar o banco deve fornecer as informações. O banco deve também prestar alguns esclarecimentos solicitados pelo próprio clientes, e ainda de fornecer uma planilha de calcular que vai permitir a conferência sobre os dados de evolução da dívida. Todas essas regras vai estar previstas no próprio contrato.

O banco também deve obrigatoriamente fornecer ao cliente uma cópia do contratado no mesmo instante na contratação da operação. Dessa forma, a partir da formalização da operação, mediante solicitação o banco deve fornecer a cópia do documento. Afinal,os bancos também devem fornecer esses documentos a seus clientes em até 24 horas, a partir do momento da solicitação realizada. As informações relativas a operação de crédito como, número de contrato, saldo de dívida atualizado, modalidade, juros anuais, nominal e efetiva, prazos, sistemas de pagamentos, valor de prestações, e datas de vencimento de cada operação.

No entanto,se acontecer de a instituição financeira não prestar assistência em fornecer essas informações solicitadas para realização do processo de portabilidade, recorra até uma ouvidoria da instituição financeira. Entretanto, desta forma você pode tentar conseguir a encontrar a melhor solução para o problema.

Considerações Finais

Por fim,com máxima certeza podemos afirmar que mudar certas dívidas de um banco para outro pode ser bastante viável em diversos momentos. Portanto, caso você ache necessário realizar esse processo de portabilidade não perca mais tempo. Siga todas as nossas orientações para conseguir realizar essa ação.

Veja também:

Confira Quais São os Melhores Cartões de Crédito Sem Anuidade

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações