Menu
Publicidade

Como rebaixar a categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Muitos motoristas brasileiros das categorias C, D e E, querem rebaixar a categoria da CNH. Mas grande parte desses motoristas não sabem ao certo como funciona todo esse processo. Pensando nisso preparamos neste artigo todas as informações para que esses motoristas descubram como rebaixar as categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Rebaixar CNH

Esse grupo de motoristas brasileiros que desejam rebaixar a categoria da CNH, tem esse desejo em grande parte das vezes por causa do exame toxicológico. Isso porque segundo as leis do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), todos os motoristas que forem realizar o processo de renovação de sua CNH nas categorias C, D e E, precisam obrigatoriamente se submeter ao exame toxicológico.

Essas categorias de CNH permitem que os motoristas pilotem veículos como ônibus, máquinas, carretas e caminhões. E uma existência do CONTRAN para que os motoristas possam dirigir com esses tipos de veículos.

Descubra como rebaixar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Mas, os motoristas que não desejarem se submeter a esse exame podem rrebaixar a categoria da CNH em suas carteiras de habilitação. Tudo que esse grupo de motoristas precisa fazer para rebaixar de categoria é realizar a solicitação no DETRAN de seus estados no instante de renovação da CNH.

Vale informar que quando a CNH é rebaixado o motorista poderá apenas dirigir na categoria B. Ou seja apenas veículos com peso inferior a três mil quilos. É que os veículos não ultrapassem lugar para oito pessoas.

Exame Toxicológico

O exame toxicológico consiste em um análise com uma extensa detecção. Onde a partir de amostras de unha ou cabelo, se pode obter o resultado de se uma pessoa está com uso de alguma espécie de droga.

Essa análise procura doze tipos de drogas como anfetaminas, anfepramona, codeína, metanfetaminas, cocaína, heroína, maconha, exicodona, femproporex e escutaste. São pesquisados no exame também todos os derivados de cada uma dessas substâncias.

Esse exame tem uma validade de sessenta dias desde o instante em que a coleta foi feita. E se o motorista que realizar o exame for reprovado ele tem sei direito de dirigir um veículo por cerca de três meses.

Descubra como rebaixar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

O exame exige que colete de fios de cabelo que medem no mínimo 3,8 cm. Se o motorista não tiver cabelo com comprimento suficiente estipulado pelo exame, podem ser coletados pelos dos braços, pernas, peito, axilas e pubianos. Se mesmo assim o motorista não tiver o comprimento necessário para análise, é coletado as raspas das unhas para a pesquisa do exame.

Medida de Segurança

Esse exame é uma medida de segurança tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito. Isso porque por meio dele pôde-se combater o uso de substâncias ilegais para os motoristas que dirigem profissionalmente.

Toda essa medida foi tomada após uma pesquisa sobre os motoristas profissionais. Onde foi constatado grande parte dos motoristas usam algum tipo de substância psicoativas para se manter acordado durante a transpiração de cargas. Essa pesquisa também mostrou que grande parte desse grupo que usam essas substâncias são os caminhoneiros.

Além disso o uso dessas substâncias são a causa da grande parte de acidentes, que resultam em vítimas fatais. Tudo isso devido ao uso dessas substâncias. Por isso a obrigação de passar pelo exame, assim a taxa de incidentes por esses motivos podem diminuir.

Vale ressaltar que todos os motoristas que exercem função de dirigir profissionalmente devem passar pelo exame toxicológico. E é função da empresa contratante arcar com todos os gastos do exame.

Valor do Exame

O valor da realização do exame pode mudar de acordo com cada estado no Brasil. Mas o preço varia na média de R$220,00 até R$270,00. É importante lembrar que esse exame é para os motoristas que forem adicionar as categorias C, D e E, e para os que forem renovar a CNH nessas mesmas categorias.

Considerações Finais

Então caso você seja um motorista que tem essas categorias mais de certo modo não usa para nenhuma finalidade. Isto é, não seja mais um motorista profissional de veículos de grande porte. Basta solicitar o serviço de rebaixar a categoria da CNH no DETRAN de sua cidade. Fazendo assim você não terá que arcar com as despesas de realizar um exame toxicológico

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações