Menu
Publicidade

Como se Organizar Para Fazer um Consórcio Que seja Vantajoso

Sabemos que para fazer um consórcio, uma pessoa precisa estar bem organizada, principalmente sob sua renda. Os consórcios são uma ótima alternativa para pessoas que querem investir a longo prazo. Todo processo de um consórcio pode ser dividido em três etapas, o início do processo, o decorrer dele e após a contemplação da carta de credito. Todos os investimentos em um longo prazo precisam ser bem elaborados e organizados assim como em um consórcio. Antes de entrar em um consórcio o interessado deve realizar auto avaliações, principalmente financeiras, para saber se vai conseguir arcar com os investimentos do consorcio ao decorrer do tempo. Envolvendo esse assunto de organização pessoal, veja neste artigo algumas orientações para ingressar em um consórcio.

Investimentos Mensais

O primeiro passo é saber quanto se pode investir todos os meses. Nesse primeiro passo você deve conhecer tudo sobre seu próprio orçamento. Isso porque você não pode assumir uma dívida do valor das parcelas em quantias que seu orçamento mensal não pode cobrir. Por isso faça um planejamento com sua renda, nesse orçamento busque colocar suas contas fixas como alguém, contas de água e luz, alimentação, planos de saúdes, mensalidades escolares, telefone, transporte e assim por diante.

Como se Organizar Para Fazer um Consórcio Que seja Vantajoso

Tudo deve entrar em seu orçamento até os simples gastos do dia a dia como um lanche. Depois de realizar todo o orçamento faça uma determinação de um valor que você poderá pagar as parcelas sem que seu orçamento seja prejudicado e suas necessidades sejam atendidas da mesma maneira. Lembre-se de se informar com as administradoras de consórcios sobre os planos para saber qual o melhor vai se adequar às suas necessidades.

Consórcio mais adequado a sua Renda

Como já falamos acima você precisa identificar o consórcio que mais de adeque a sua renda. As administradoras oferecem inúmeras alternativas para que os clientes possam realizar os pagamentos com prazos, mensalidades, e valores de crédito. Não é aconselhável contratar planos de consórcio que não se adequem as suas necessidades, afinal não adiantaria nada. Dessa forma procure o consórcio que seja do seu gosto, que supri a sua necessidade, e que as parcelas baixam em sua renda.

Considere Imprevistos

Estamos sujeitos a eventualidades, por isso é muito importante ter alguns cuidados para contratar um consórcio. Por exemplo se uma pessoa gasta todo seu dinheiro com seus gastos e parcelas do consórcio o que vai poder fazer caso haja uma eventualidade lide com dificuldades. Nossa orientação é que você separe um fundo para essas situações. Ou seja um fundo emergencial para não ser pego de surpresa.

Caso aconteça algo você tenha outros meios de pagar as parcelas e não ficar inadimplente e sem comprometer as outras pessoas do grupo do consórcio. O ideal é separar um fundo que supra cerva de três a seis meses de sua renda. Caso não tenha que usar o fundo você pode usar a quantia para liquidar parcelas do próprio consórcio ou dar lances para ser contemplado antecipadamente.

Como se Organizar Para Fazer um Consórcio Que seja Vantajoso

 

Administradoras de Confiança

Essa é uma das partes mais importantes, e pesquisar administradoras de confiança. Atualmente existe muitos bandidos que aplicam golpes nessa área de consórcios e acabam roubando as pessoas, aplicando os famosos golpes. Por isso nunca faça negócio com alguém que não tenha a autorização do Banco Central para realizar consórcios. Por isso pesquise no mercado as melhores taxas das administradoras e as que têm autorização e podem oferecer confiança e credibilidade.

Contemplação

É importante se preparar para a contemplação da carta de crédito. Isso porque a carta de crédito não supre gastos com documentos, impostos e outros fins. Por exemplo, caso for comprar uma casa, a carta de crédito valerá apenas pelo valor do imóvel, os gastos com documentos, escritura e outros devem ser responsabilidade do contemplado.

Conclusão

Em uma forma geral, nossa orientação é que você se prepare bem para entrar em um consórcio. Isso porque muitos gastos podem surgir e precisam ser bem planejados. Dessa forma planeje, se organize para poder usufruir da sua contemplação sem que tenha problemas.

Veja também:

Veja 5 dicas Para Escolher o Melhor Consórcio Disponível No Mercado

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações