Menu
Publicidade

Confira Como Aumentar o Score de Crédito de Forma Definitiva

Toda pontuação de score de crédito,esta ligada ao seu crédito ativo. Essa pontuação é muito importante para as pessoas físicas e jurídicas. Para que possam ter acesso às diversas modalidades de crédito. Uma boa pontuação de score permite que essas pessoas possam ter acesso a cartões de crédito. Financiamentos ou até mesmo empréstimos em determinados pontos. Sendo assim a pontuação de score de crédito e uma peça fundamental para obter crédito sem restrições. Porém as pontuações de score de crédito de muitas pessoas não são altas e os mesmos possuem frequentes dúvidas sobre o assunto. Por isso neste artigo preparamos diversas informações para que você confira como aumentar o Score de crédito de forma definitiva.

Publicidade

 Importância do Score

Como na mencionamos, quando uma pessoa deseja solicitar um cartão de credito, financiamento, empréstimos ou qualquer outro tipo de modalidade de crédito, é necessário saber sobre a pontuação de seu score de crédito. Afinal ele é uma peça fundamental para que todos esses tipos de créditos sejam liberados.

Isso porque basicamente todas as instituições financeiras de crédito realizam consultas a pontuação de score de cada consumidor, realizando uma análise de crédito antes que a concessão seja realizada. Então nenhuma empresa vai liberar algum desses tipos de crédito sem antes da uma analisada sobre seu score.

Publicidade

Caso você esteja com valores de débitos em atrasos ou com dificuldades em efetuar os pagamentos, os pedidos de crédito que você realizar serão negados. Essas ações fazem as pontuações abaixarem, por isso os pedidos são negados. Como foi possível perceber a relevância do score para um consumidor é bem grande.

Sobre o Score

Caso não saiba, existem vários órgãos que são responsáveis pela proteção ao credito no país. Os mais conhecidos são o SPC e Serasa, que também são os mais temidos por muitos consumidores no Brasil. Afinal são esses órgãos que possuem a responsabilidade de realizar os registros das pontuações de score. O que faz com que o consumidor tenha grau de relação em todo mercado brasileiro de finanças.

Funciona da seguinte forma, as pessoas quando vão realizar compras ou qualquer outro tipo de serviços financeiros junto a bancos e empresas, acabam envolvendo nas negociações seu CPF e nome. E são nessas situações que esses órgãos começam a realizar serviços de proteção ao credito realizando monitorações constantes com seus dados no mercado. A partir de então todas as dívidas que você efetua pagamento ficam registradas no banco de dados desses órgãos. Caso você por algum motivo não pague as contas ou atrase os pagamentos, as empresas credoras acabam enviando as informações para o Serasa e SPC e as pontuações de score acabam caindo muito.

Funcionalidade do Score

Basicamente podemos afirmar que o score beneficia principalmente as empresas que concedem crédito no mercado brasileiro. Afinal por meio da pontuação de score essas empresas podem analisar se ter você como cliente será um risco ou não. Ou seja se você vai pagar suas dívidas ou não. Por meio desse sistema essas empresas podem saber se os novos clientes correm risco de se tornar inadimplentes, e é uma forma de saber se devem ou não liberar o crédito solicitado.

Dessa forma caso um consumidor queira solicitar um cartão de crédito, financiamentos ou até mesmo empréstimos pessoais, o seu número de CPF vai ser consultado para que as empresas analisem os riscos dessa concessão de crédito.

Aplicação do Score

É importante ressaltar que quando uma instituição financeira realiza a análise de crédito, muitos critérios são levados em consideração e não apenas a pontuação de Score. Mas também são feitas analises sobre o programa interno, onde são analisados algumas relações com cartões de crédito, contas e outros serviços. Além disso antes de conceder a aprovação de credito todas as documentações necessárias são verificadas, como também a pontuação junto ao banco. A empresa de crédito também vai avaliar se a solicitação do produto é mediante a adequação de seu perfil como consumidor.

Então o score está totalmente ligado ao crédito, considerando de um consumidor pode pagar as dívidas em dia ou contrair inadimplência junto a empresa. O Score também realiza avaliações junto as instituições financeiras do mercado. Ou seja inclui as renegociações de dívidas ou propostas de quitações com financiamentos, cartões de crédito e assim por diante.

O que Diminui a Pontuação?

Vale lembrar que existem muitas situações simples que podem contribuir para diminuir a sua pontuação de score de crédito. Como pagar as dívidas após a data de vencimento, realizar várias contas junto ao seu nome, muitas solicitações de cartões de crédito ou pedir constantemente limites mais altos de crédito.

Porém também existem diversos tipos de atitudes que podem aumentar sua pontuação de score. Como limpar o nome, realiza compras com número de CPF inserido, sempre manter bem atualizado os dados, realizar o cadastro positivo, evitar solicitar qualquer tipo de modalidade de crédito em pouco tempo. Manter ter um bom relacionamento com as instituições em que você já é cliente, não solicitar vários cartões na busca de um limite alto, não realizar pagamentos de dívidas fora da data de vencimento, e não ser inadimplente.

Sendo assim o Score beneficia e proporciona vantagens para as empresas, já que elas pode evita ao máximo ter clientes com atos riscos de inadimplência. Por isso manter as pontuações sempre elevadas é uma segurança para quando precisar solicitar crédito.

Detalhes sobre a pontuação do Score

As pontuações do score pode variar de zero a mil, tudo vai depender de cada consumidor, e cada uma dessas pontuações apresenta um tipo de risco para os bancos. As pontuações de 0-200 são as que possuem níveis de inadimplência altíssimos e provavelmente não tem suas solicitações aprovadas. Já de 201-400 são as pontuações de pessoas que possuem alto risco de se tornar inadimplente com as empresas fornecedoras de crédito. De 401-700 são as pessoas que possuem risco médio de não pagar suas contas em dia. Os de 701-900 são os que possuem taxa de inadimplência bem baixa, e conseguem mais facilmente a aprovação de diversas modalidades de crédito. Por fim os de 901-1000 as os oferecem risco bem baixo de se tornar inadimplentes, e conseguem qualquer tipo de aprovação em credito que solicitarem.

As pontuações podem variar de acordo com o perfil de cada pessoa, por isso pode ser que uma pessoa comece na pontuação mais baixa, e após um período organizando suas finanças alcance as pontuações mais altas. O grande segredo é seguir orientações bem básicas que podem ter grande relevância em mudar a sua posição na pontuação de score.

Dicas para aumentar as pontuações de Score

Nome limpo 

Sem dúvidas nenhuma a primeira orientação é que você busque eliminar todas as dívidas que estão te deixando negativado. Afinal essas restrições no CPF te prejudicam na hora de conseguir crédito junto às instituições financeiras. Além disso ter um nome limpo no mercado pode te ajudar em diversos aspectos. Por se esforce para deixar seu nome limpo.

Compras no CPF 

Quando for realizar compras, principalmente as parceladas busque colocar elas em seu CPF. Isso fará com que as empresas possam te reconhecer como bom pagador e gradativamente vai fazer com que sua pontuação do score aumente. Além disso são as compras no crediário as principais responsáveis em fornecer dados para o score. Dessa forma quando você realiza compras parceladas em seu nome e efetua os pagamentos em dia, sua pontuação aumentar bastante.

Atualização dos dados 

Sempre busque atualizar seus dados para que você fique regular, aumentando assim seu score. Por isso atualize seus dados constantemente junto à órgão responsável pelo Serasa, para que todas as empresas possam ter acesso fácil a suas informações facilitando ainda mais aprovações. Vale lembrar que essa atualização pode ser feita diretamente pela internet, então não exige grande complicações.

Cadastro Positivo 

O cadastro positivo é uma forma de deixar cadastrado todos os registros de pagamentos realizados em seu nome. Atualmente muitas empresas usam o cadastro positivo para analisar os riscos de inadimplência. Por isso manter esse cadastro ativo pode ajudar muito nesse processo de aumentar a sua pontuação. Algumas empresas privadas possuem cadastro positivo, mas o mais popular e indicado é o da Serasa.

Não solicite crédito 

As solicitações constantes de crédito podem fazer com que sua pontuação diminua. Por isso enquanto estiver nesse processo de tentar aumentar seu score. O mais indicado é evitar ficar solicitando qualquer espécie de crédito no mercado. Isso vai fazer com que seu score apenas aumente, sem nenhuma barreira que o faça diminuir.

Relacionamento com Banco 

Quando se é cliente do banco, você precisa saber que é necessário ter um bom relacionamento com o mesmo. Isso não vai apenas aumentar seu score mais vai também fazer com que suas aprovações sejam mais facilitadas. Afinal o banco já te conhece, sabe sobre suas finanças e se tiverem um bom relacionamento entre empresa e cliente as solicitações serão aprovadas com muito mais praticidade.

Não solicite aumento de limite 

Ficar solicitando aumento de limite nos cartões de crédito fazem com que o score fique sendo diminuídos gradativamente. Por isso nesse período de aumentar sua pontuação, evite realizar essa ação, de modo que sua pontuação apenas cresça.

Débito automático 

Os consumidores que realizam os pagamentos de suas contas no modo débito automático tendem a serem reconhecidos como bons pagadores no mercado financeiro. Por isso busque colocar algumas contas para serem pagas nesse modo. Para que você consiga ser reconhecido como alguém que paga bem as suas dívidas.

Renegociação e quitação 

Ao longo da vida de um consumidor, e bem comum encontrar algumas dívidas extensas que estão atrasadas. E se tornam uma grande bola de neve. Por isso busque renegociar essas dívidas e se possível quita-las. Pois elas influenciam para seu score possam aumentar.

Considerações Finais 

Mesmo com nossas dicas, precisamos informar que todo processo para aumentar seu score faz parte de um processo que pode levar um certo tempo. Até porque o score para aumentar muito precisa de no mínimo uns seis meses. Mais esse processo é muito gratificante pois abre muitas portas de crédito para sua vida. Por isso siga nossas dicas já que agora você sabe todos os detalhes sobre a pontuação do Score.

Veja também:

Descubra Como Aumentar o Score Junto aos Bancos

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações