Menu
Publicidade

Confira Como são Feitas as Provas do DETRAN Para Tirar a CNH

Os candidatos que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação devem se submeter a duas provas exigidas pelo DETRAN. Uma prova teórica sobre assuntos abordados durante o curso e uma pratica realizada após o período de aulas práticas do aluno. A realização das provas é obrigatório e indispensável para obter a CNH. Mas grande parte das pessoas tem medo quando ao assunto é a realização dessas provas. Contudo elas não são muito complicadas como muitas pessoas imaginam. Então descubra neste artigo como são feitas as provas do DETRAN para tirar a CNH.

Prova Teórica do DETRAN

A prova teórica do DETRAN é realizada após a conclusão do curso. No curso são abordados conteúdos sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, proteção ao meio ambiente e convívio social no transito e assuntos básicos sobre o funcionamento de um veículo. A prova contem questões sobre todos esses assuntos abordados durante a realização do curso.

No total são 30 questões objetivas, onde o candidato para conseguir aprovação do DETRAN tem que ter acerto mínimo de 21 questões. Caso o aluno seja reprovado neste exame ele poderá realizar uma nova prova após quinze dias. Mas dependendo de cada estado existem algumas taxas para que o exame seja realizado novamente.

Prova Prática do DETRAN

Após da aprovação na prova teórica o aluno deve iniciar suas aulas de direção veicular. Segundo o DETRAN os alunos devem realizar 25 aulas práticas para categoria B e 20 aulas práticas para categoria A. Para realizar a prova prática todos os alunos devem obrigatoriamente passar pelas aulas com um instrutor da CFC.

Confira Como são Feitas as Provas do DETRAN Para Tirar a CNH

Depois de realizar as aulas o aluno pode marcar a prova prática do DETRAN. Uma boa dica é marcar a prova na autoescola assim o aluno poderá realizar a prova no mesmo veículo que pegou todas as aulas, fornecendo mais tranquilidade e conforto no instante de realizar a prova.

A prova da categoria A, consiste em um percurso com vários obstáculos onde o aluno deve respeitar todas as sinalizações, passar por obstáculos com cones, rotatórias e rampas. Tudo isso mostrando perfeita habilidade de conduzir a moto com segurança e coordenação. O aluno que não passar de três pontos em faltas consegue aprovação no exame.

Categoria B

Já na prova da categoria B, aluno deverá conduzir o veículo por um percurso determinado, onde terá um avaliador dentro do veículo analisando se o aluno está apto a ingressar no transito das cidades. Nesta prova o aluno é avaliado em diversos aspectos. O avaliador analisa se o aluno usou o cinto de segurança e regulou os retrovisores antes de ligar o veículo. É analisado também como ele conduz o veículo respeitando as sinalizações e realizando a rampa e baliza sem nenhuma imprudência. Para concluir a prova o aluno deve estacionar o veículo em uma determinada distância. Os alunos que concluírem o exame com faltas inferiores a três pontos obtém aprovação.

Vale ressaltar que os alunos que obtiverem reprovação em alguma das provas, podem realizar os exames novamente. Basta espera cerca quinze dias e marcar um novo exame. Mas dependendo do estado são cobradas algumas taxas para que esse serviço seja realizado.

Após realizar os exames e obter aprovação o motorista pega uma CNH provisória com validade de um ano, e não pode cometer nenhuma infração grave ou gravíssima durante esse percurso. Após esse período ele pega a CNH permanente com validade de cinco anos.

Conclusão

Por fim agora que você já tem conhecimento sobre como são realizada as provas do DETRAN, não precisa mais temer em realizar os exames. É normal que os alunos se sintam nervosos com as avaliações, mas fique calmo durante a realização da prova que tudo acabara bem e sua aprovação vai ser imediata.

Veja também:

Confira tudo sobre a renovação da CNH

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações