Menu
Publicidade

Confira tudo sobre a renovação da CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tem validade de cinco anos. Após esse período o motorista deve realizar a renovar de sua habilitação. Mas grande parte dos motoristas no Brasil não sabem ao certo como funciona o processo de renovação da habilitação. Pensando nisto preparamos neste artigo tudo sobre a renovação da CNH.

Renovação da CNH

Após um período de cinco anos todos os motoristas devem renovar suas habilitações de acordo com as leis de trânsito brasileiras. No processo de renovação o motorista deve se submeter a novos exames médicos. Essa renovação de cinco anos é obrigatória para todos os motoristas com idade inferior a 65 anos. Caso o motorista tenha acima de 65 anos ele deve realizar o processo de renovação a cada três anos.

De acordo com as leis brasileiras, os motoristas podem continuar dirigindo até um mês após o vencimento de sua habilitação. Isso porque nesse prazo será realizado com processo de renovação.

CNH Vencida

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que dirigir um veículo com CNH vencida por mais de um mês, sofre a penalidade de uma infração gravíssima. Esta penalidade pode resultar em sete pontos na carteira é uma multa de cerca de R$300,00. Caso isso acontece o motorista ainda tem o veículo apreendido até que um motorista habilitado se apresente para pegar o veículo, tudo isso é uma medida administrativa das leis de trânsito.

Confira tudo sobre a renovação da CNH

Como realizar o processo de renovação?

Após a CNH ter expirado, todos os exames realizados incialmente terão vencido também. Dessa o primeiro passo para renovar a CNH é realizar todos os exames médicos novamente. O motorista deve efetuar os pagamentos das taxas do exames que podem ser emitidos pelo site do DETRAN de seu estado. Após feito isso os exames podem ser realizados nas clínicas médicas credenciadas ao DETRAN. Os motoristas que exercem atividades remuneradas devem realizar obrigatoriamente a avaliação psicotécnica.

 

Os motoristas podem solicitar também o agendamento da renovação de suas CNH 30 dias antes delas vencerem, o que pode evitar as filas de renovação. Caso alguma informação deva ser alterada o motorista deve informar no momento da renovação. Mudanças de residência, contato e estado devem ser informadas ao DETRAN.

Para dar início ao processo de renovação da CNH basta ir ao posto de atendimento do DETRAN de seu estado munido com todas as documentações pessoais necessárias. É solicitado o número de RG, CPF, CNH original, foto 3×4, formulário de aptidão dos exames médicos e laudo toxicológico para motoristas de categorias C, D, e E, e por fim comprovante de residência. Também será cobrado uma taxa para renovação que pode varias de acordo com cada estado.

Depois de realizar isso basta esperar e pegar a nova CNH depois do período de emissão do DETRAN. O motorista que desejar pode pagar a taxa para que os Correios entregue a CNH em sua residência, mas é uma escolha do condutor.

Considerações Finais

Se sua CNH está próxima de vencer, fique atento ao processo de renovação e se organize. Afinal a renovação permite que você dirija seu veículo mediante as leis brasileiras e evita problemas constrangedores com a lei. Afinal os motoristas que dirigem com a CNH vencidas descumprem as leis e podem sofrer penalidades.

Veja também:

Confira como Renovar a CNH Vencida

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações