Menu
Publicidade

Conheça o passo a passo para fazer consultas no Portal da Transparência.

Muitas pessoas hoje em dia não sabem como realizar as consultas no Portal da Transparência para ter conhecimento das informações que desejam. Essa consulta pode ser extremamente importante para que as pessoas consigam ter conhecimento sobre a relação com dinheiro publico e tudo que está acontecendo atualmente nesse âmbito. Por isso, saber realizar esse tipo de consulta para ter acesso e usufruir dessas informações podem ser bem importantes. Sendo assim. Separamos nesse artigo diversas informações para que conheça o passo a passo de como fazer consultas no Portal da Transparência.

Publicidade

 

Passo a passo de como fazer consultas no Portal da Transparência.

Embora muitas pessoas acreditem que realizar uma consulta no Portal da Transparência seja algo bem complicado. É possível que muitos se assustem pelo fato desse processo ser realizado de maneira fácil e simples, bem diferente do que muitos imaginam. A grande verdade, é que existem diversos caminhos e formas de conseguir essas informações. Ou seja, é possível explorar vários âmbitos. Por exemplo, pesquisas rápidas e simples sobre os assuntos abordados, pagamentos de benefícios, salários e assim por diante.

Veja abaixo algumas dicas de navegação que podem te ajudar nesse processo;

  1. Caso seja do seu interesse encontrar algum tipo de informação mais especifica. É possível utilizar a página principal da plataforma ou o cabeçalho das páginas internas para obter as informações. É possível localizar pessoas, Órgãos ou CNPJ, programas, benefícios e assim por diante. Vale lembrar que os filtros que são disponibilizados pela própria plataforma podem ser usados nesse processo para te ajudar na procura pelos dados que deseja.
  2. No entanto, caso queira encontrar por algo bem mais detalhado e uma informação que seja mais especifica. É possível realizar alguns cortes usando os filtros para que consiga realizar uma análise melhor da situação e das informações que procura. Desse modo, é possível buscar por essas informações de duas formas possíveis. Primeiramente por meio da “Consulta Detalhada”, que é disponibilizada no menu principal do Portal da Transparência. Porém, existe também a opção de dados abertos, para que consiga realizar download bases e fazer trabalho de acordo com sua preferência por informações. É importante ressaltar que a consulta com filtros, faz com que adicione ou exclua algumas colunas. Isso é, gerando gráficos que podem até serem baixados com facilidade em seu dispositivo.
  3. Por fim, caso queira uma visão ainda mais detalhada e geral, sobre os assuntos do portal, é possível realizar uma navegação direta por meio dos painéis. Isso porque, por meio deles é possível conseguir visualizar gráficos e informações mais detalhadas com algumas perspectivas do Portal da Transparência. Para que consiga essa função em suas consultas, basta ativar o botão “Detalhar” para que consiga as informações com mais detalhes e de maneira mais especifica sobre os temas abordados.
Publicidade

 

Observações relevantes;

Devemos destacar, que é possível realizar uma pesquisa ainda mais detalhada direcionada exclusivamente para o estado em que você reside. Para que você consiga isso, é necessário que você digita sem formação na barra de pesquisa da plataforma. Ou seja, você deve incluir o nome do seu estado também na hora de buscar pelas informações. Assim, de maneira prática e rápida você vai conseguir as informações ainda mais detalhadas de acordo com o estado em que você reside. Isso também vale para as informações que você deseja saber dos demais estados brasileiros.

Vale lembrar, que é possível realizar consultas no Portal da Transparência por meio de outras ferramentas específicas que possuem outras funcionalidades na plataforma do portal. Descubra abaixo quais são cada uma delas:

  • Existe uma função, que possibilita o compartilhamento de dados que você acredita ser interessante nas suas redes sociais.
  • É possível, gerar um QR Code para abrir informações que deseja compartilhar com alguma outra pessoa para que ela consiga acompanhar os mesmos dados do processo que você está seguindo.
  • No portal, existe uma opção de pesquisa com termos técnicos para que consiga uma compreensão ainda maior sobre os dados que procura.
  • Criação de gráficos do seu interesse para serem incorporados em outros sites e publicações de terceiros.
  • Se você realizar um cadastramento para receber informações sobre situações e alguns casos específicos, é possível obter monitoramento total utilizando esse programa do Portal da Transparência.

Por fim, como foi possível verificar se manter atualizado com as informações do Portal da Transparência nunca foi tão fácil. Sendo assim, não deixe de usar todas as nossas dicas para que consiga realizar a consulta da melhor forma possível e obter todas as informações que deseja.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações