Menu
Publicidade

Descubra as Principais Dúvidas Sobre Carta de Crédito

Certamente todos que ingressam em um consórcio desejam ser contemplados para receber a almejada carta de crédito. Isso porque, por meio dela é possível ter acesso a aquisição de bens e serviços, que foram determinados no início do consórcio. Entretanto, esse assunto ainda é tema de diversas dúvidas entre consorciados e pessoas que desejam ingressar em um consórcio. Dessa forma, separamos nesse artigo diversas informações para que descubra as principais dúvidas sobre cartas de crédito.

O que é uma Carta de Crédito?

De modo geral, a Carta de Crédito é um documento que todo participante de um consórcio recebe como forma de contemplação. Assim, com ela é possível comprar determinados bens valiosos e contratar alguns serviços. Mas, essa finalidade é determinada de acordo com o valor que foi determinado no contrato de aquisição.

Publicidade

Entretanto, para usar a carta de crédito, é necessário ter em mente que ela é uma ferramenta para usos com fins exclusivos. Isto é, o consorciado contemplado pode usar a carta apenas para as finalidades especificas que foram determinadas pelo consórcio.

Basicamente, existe três categorias que são as mais usadas para contemplação de consórcios, que são imóveis, veículos e serviços específicos. Por exemplo, viagens, tratamentos estéticos, reformas e assim por diante.

O que devo fazer para obter uma Carta de Crédito?

Atualmente, o modo mais seguro para conseguir obter uma carta de crédito, é por meio de uma contratação de consórcio. Desse modo, é essencial que o consumidor interessado nessa modalidade, escolha uma empresa de credibilidade e tenha planejamento. Assim as chances de alguns problemas serão bem menores e de fato a carta de crédito vai ser usada com tranquilidade.

Vale lembrar, que a legislação atual não impede que cartas de créditos, sejam compradas. Porém, todo esse processo pode ser bastante burocrático, que pode exigir diversas obrigações legais. Também vale ressaltar que existe riscos de cair em golpes comuns nesse processo. Então, o melhor a se fazer é evitar esse tipo de procedimento para não ter problemas futuros.

De que forma o valor da cara de crédito é atualizado?

A carta de crédito tem seu valor atualizado periodicamente, para que ela não perca seu poder de compra no decorrer do consórcio. Dessa forma, essa correção é realizada seguindo as regras que são determinadas no contrato. Contudo, é bastante comum que essas regras sigam indexadores que são determinados no mercado como INCC ou IGP-M.

Além disso, a atualização da carta de crédito, faz com que os valores das parcelas também sejam corrigidos. Desse modo, o grupo consegue honrar com todos seus compromissos de forma integral junto ao consórcio. Ou seja, dessa maneira todos os integrantes de um grupo de consórcio conseguem com a atualização comprar ou contratar o item que deseja.

Como consigo acelerar a contemplação da carta de crédito?

A forma mais comum de conseguir uma contemplação da carta de crédito é com os sorteios que são realizados nas assembleias. Entretanto, para as pessoas que desejam acelerar o processo podem optar pelos lances. Isto é, o lance é uma oferta de antecipação os valores das parcelas, que pode ser realizado por qualquer consorciado.

Publicidade

Sendo assim, atualmente existem três principais formas de realizar os lances em consórcios para obter a contemplação da carta de crédito. Veja abaixo como funciona cada uma delas;

  1. Lances livres; nessa modalidade de lance qualquer valor pode ser ofertado. Assim a maior oferta ganha com a contemplação da carta de crédito.
  2. Lances fixos; esse tipo de lance exige que o consorciado de um valor de acordo com o que foi determinado no contrato.
  3. Lances embutidos; por fim, nessa modalidade de lance uma parte da carta de crédito é ofertada como lance para contemplação.

Então os lances são uma das melhores alternativas estratégicas para quem tem mais pressa em adquirir a carta de crédito. Mas, vale ressaltar que o consorciado precisa ter atenção em verificar as regras impostas pela administradora do consórcio. Isso porque, as normas para os lances podem ter alterações de empresa para empresa.

Considerações finais

Em conclusão, agora que já sabe o funcionamento e a forma que as cartas de crédito podem ser usadas, fica bem mais fácil compreender os consórcios. Então, por meio dessas informações é possível ingressar em consórcios para realizar seus sonhos adquirindo bens e serviços.

Veja também:

Aprenda a fazer a Declaração do Imposto de Renda 2020

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações