Menu
Publicidade

Descubra Como se Planejar Financeiramente no Período de Quarentena

A pandemia causada pelo Covid-19 que chegou a pouco tempo no Brasil, transformou a rotina de milhões de pessoas de diversas formas. Afinal, desde a alimentação, convívio social, finanças, exercícios e demais mudanças na rotina afetaram todos. Dessa forma, todos precisam se adaptar com a nova realidade do Brasil e do mundo, imposta pelo isolamento social. Assim, quando o assunto é as finanças, é sempre importante levar o gerenciamento das contas com seriedade. Isso porque, com o cenário incerto da economia, é uma ótima hora de frear alguns gastos desnecessários. Até porque, ninguém sabe como será os próximos meses na economia brasileira e mundial. Sendo assim, separamos nesse artigo informações para que descubra como se planejar financeiramente no período de quarentena.

Planejar as finanças é fundamental em qualquer período

Com o atual momento de uma crise na saúde mundial, temos diversas preocupações, dentre elas associadas as finanças. Isso porque a pandemia acabou criando um cenário de crise econômica em todo mundo. Assim, se manter planejado financeiramente já é importante em outros períodos e se tornou ainda mais importante devido a atual situação mundial.

Dessa forma, as pessoas que não tinham o costume de poupar dinheiro se viram obrigadas a realizar um planejamento financeiro. Além disso, tem buscado formas de organização eficiente da vida financeira. Então, com um cuidado redobrado com as finanças é possível evitar alguns problemas financeiros com as incertezas geradas pelo mercado atual.

Não deixe que o dinheiro comprometa seu isolamento social na pandemia

Sabemos que o isolamento social é complicado para quase todas as pessoas, e a falta de dinheiro é um dos grandes fatores que geram preocupação a todo instante. Sendo assim, com esse fato em mente, o planejamento financeiro é fundamental durante a crise. Até porque as finanças não podem comprometer diversas áreas de sua vida.

De modo geral, seja pesa saúde física ou mental, o planejamento financeiro pode ser eficiente para eliminar grande parte das preocupações constantes. Além disso, será possível voltar sua atenção para outros assuntos. Por exemplo, a falta de convívio social e a falta de exercícios físicos.

Dicas para economizar na quarentena

Energia, água e luz

  • Economizar energia; busque dar preferência para ambientes que se encontram sempre muito bem iluminados por luz natural, arejados, para que não tenha que ficar com as luzes acesas. Também pode ser uma boa alternativa desligar os equipamentos e eletrodomésticos que não estão sendo usados nesse período, gerando assim uma economia ainda maior.
  • Economia de água; busque realizar banhos mais rápidos, e evite lavar o carro, quintal e demais ambientes durante o isolamento social. Além disso, pode economizar na hora de lavar as louças, para evitar o desperdício sobre o consumo de água.
  • Economia no gás; é necessário que busque cozinhar grandes quantidades de comida para não precisar fazer comida por mais de uma vez no dia. Também pode optar pelas comidas congeladas para que a durabilidade do gás seja ainda maior.

Compras e alimentação

Nesse período de quarentena, também é importante adotar algumas medidas diárias para que a comida dure por mais tempo. Dessa forma é possível gerar uma economia no fim do mês. Sendo assim, nossa orientação é que nesse período de quarentena busque comprar apenas o básico para ter uma alimentação boa na sua residência. Por exemplo. Feijão, arroz, macarrão, ovos, carnes, legumes, frutas e verduras de sua preferência para suas refeições diárias. Afinal, todos os demais alimentos podem esperar, e a ausência deles na sua compra gera economia.

Também orientamos que evite abusar dos aplicativos de entrega de comida em casa, pois os valores gastos podem ser usados para comprar itens para refeições de outros dias durante toda uma semana. Por isso, nossa dica é que preferencie cozinhas apenas em casa, para sair mais barato e gerar economia de dinheiro durante o mês.

Contas mensais

Basicamente, quase todas as pessoas possuem algumas contas mensais fixas. Por exemplo, financiamento de automóveis, boletos diversos, dentre outros. Contudo, existem algumas dessas contas que possuem a possibilidade de renegociação, como nos financiamentos de carros. Isso porque algumas empresas credoras estão flexibilizando a forma de pagamento para que seus cientes consigam um alivio durante o período de crise.

Então, busque ligar para as financeiras, bancos e demais fornecedores de serviços para entender a real situação para tentar uma renegociação. Afinal, durante o período de crise na saúde as finanças de todos estão sendo afetadas.

Aproveite o isolamento social para vender alguns itens

Uma boa alternativa de conseguir uma renda extra durante o período de quarentena é vender alguns objetos usados. Afinal o dinheiro com a venda desses itens pode te ajudar bastante nessa atual situação. Desse modo, busque realizar uma limpa em sua casa e reserve alguns itens que podem ser vendidos com intuito de conseguir mais dinheiro. Também pode buscar pela venda de eletrodomésticos, garantindo um dinheiro adicional para complementar sua renda. Mas fique ligado a todas as oportunidades que podem ser feitas mesmo nesse período.

Busque economizar no seguro do carro

Por fim, nossa última orientação para planejamento financeiro é escolher modalidades de seguros que possam proteger seu automóvel. Porém, deve ficar atento para gerar economia para sua quarentena, e também para o período pós isolamento social. Dessa forma, escolher um seguro auto mais flexível pode ser uma boa opção para ajudar a organizar suas finanças pessoais.

Considerações finais

Em conclusão, esse período de quarentena tem gerado nas pessoas diversas incertezas, tanto na saúde como financeiras. Sendo assim, ter um bom planejamento financeiro sobre as finanças pessoais é essencial para não ser prejudicado durante esse período. Desse modo, não deixe de seguir nossas dicas para que essa crise temporária não afete suas finanças de forma agressiva e consiga mantê-las organizadas.

Veja também:

Saiba Tudo Sobre os Brasileiros Investiram Trilhões em 2019

 

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações