Menu
Publicidade

Documentação Necessária para Renovar a Permissão para Dirigir

Para que os motoristas consigam renovar a Carteira Nacional de Habilitação precisam estar munidos de algumas documentações necessárias para o processo. Mas diversos condutores alegam não saber ao certo quais documentações devem ser apresentadas no momento de renovação da CNH. Pensando nesses motoristas preparamos neste artigo todos os detalhes sobre a documentação necessária para renovar a Permissão para Dirigir.

Renovação da Permissão para Dirigir

A Carteira Nacional de Habilitação tem validade de cinco anos para motoristas com idade inferior a 65 anos. Dessa forma após esse período de cinco eles precisam realizar a renovação, realizando novos exames médicos exigidos pela CTB. Os motoristas que tiverem idade superior 65 anos, tem suas CNH com validade apenas de três anos.

O motorista que estiver com a CNH vencida deve comparecer a um posto de atendimento do DETRAN de sua cidade para iniciar o processo de renovação da habilitação. A documentação exigida pode variar de acordo com cada estado, isso porque cada DETRAN tem liberdade de estipular suas exigências.

Mas geralmente os documentos exigidos para o processo de renovação da habilitação são a CNH original, RG e CPF original e cópia, comprovante de residência atualizado e uma foto 3×4 com um fundo branco.

Todo processo pode ser realizado no DETRAN de sua cidade onde a CNH está registrada. Em alguns estados os motoristas podem realizar o agendamento da renovação para evitar filas. Contudo ainda existem estados que a renovação é realizada diretamente em uma clínica medica credenciada pelo DETRAN, onde o motorista realiza os exames médicos para renovação. Por isso é importante consultar as condições do DETRAN de sua cidade.

Entrada no processo de Renovação

Os motoristas podem dar entrada no processo de renovação de suas habilitações a partir de um mês antes do vencimento. Vale ressaltar também que os motoristas podem dirigir um mês com a habilitação vencida sem nenhum problema. Isso porque a CTB intende que esse período é o suficiente para realizar todo o processo de renovação e fique regularizado as leis de trânsito.

É importante enfatizar também que os motoristas que forem flagrados dirigindo com a CNH vencida a mais de um mês sofrerá penalidades. Dessa forma o motorista será atuado com infração de natureza gravíssima e terá adição de sete pontos em sua carteira. Também terá que pagar uma multa pelo ato que pode chegar a R$300.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista também sofrera uma medida administrativa onde terá sua CNH recolhida por um agente de trânsito e terá o veículo retido até que um motorista devidamente habilitado possa o retirar.

CNH de outro Estado

Caso o motorista esteja residindo em um outro estado, diferente ao que sua CNH foi registrado. Ele terá que realizar a transferência de documento para o atual local de residência para somente após realizar a renovação.

Para realizar essa transferência é necessário se deslocar até um posto de atendimento do DETRAN ou CIRETRAN com a CNH atual, RG e CPF original e com cópia e comprovante da nova residência. Para realizar essa transferência o motorista terá que efetuar pagamento de uma taxa para que os documentos possam ser mudados.

Pontos na Carteira

Muitos motoristas tem dúvidas se os pontos da carteira são zerados no momento da renovação. Mais a verdade é que os pontos só são zerados após um período de doze meses após cometer a infração. Desta forma o processo de renovação não faz com que os pontos sejam zerados.

Conclusão

Dessa forma agora que você sabe todas as documentações necessárias para renovar sua Permissão para Dirigir não perca mais tempo. Afinal a renovação faz com que você não tenha problemas futuros com as leis brasileiras e tenha que passar por algum tipo de constrangimento. A renovação permite a você a segurança de dirigir respeitando as leis de trânsito.

Veja também:

Veja como passar no Exame Prático de Moto

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações