Menu
Publicidade

Prazo Extra Para Entrega das Declarações de Imposto de Renda

Recentemente o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), defendeu o processo para prorrogar o prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda de pessoas físicas em mais 90 dias. Dessa forma, no dia 01 de abril a Receita Federal anunciou o adiantamento do prazo para o dia 30 de julho de 2020. Contudo diversas pessoas ainda não sabem sobre os novos prazos devido os últimos acontecimentos. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que saiba sobre prazo extra de 90 dias para entrega das declarações de Imposto de Renda. 

Prorrogação de prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda 2020

Basicamente devemos deixar claro que o prazo original ainda está em vigor até o dia 30 de abril. Porém, devidos os últimos acontecimentos com a pandemia do coronavírus, algumas entidades estão defendendo que grande parte dos contribuintes podem encontrar dificuldades. Assim, para conseguir reunir todas as informações de preenchimento do formulário de IR pode levar um tempo maior. 

 

Assim, em nota a CNI, afirma que os períodos adicionais com prazo de 90 dias são essenciais para que a economia do Brasil consiga voltar para normalidade. Então, para que todos os contribuintes consigam obter as documentações necessárias para preencher a declaração de Imposto de Renda de forma correta. Por fim, a Secretária da Receita Federal afirmou que ainda está avaliando a questão de prorrogação para entrega das declarações. 

 

De modo geral, no pronunciamento, a Receita Federal, afirmou que ainda não existe definição certa sobre a prorrogação para entrega de todas as declarações de Imposto de Renda. Entretanto, devido o coronavírus a Receita afirma que vai avaliar se realmente existe uma necessidade de extensão dos prazos pra as declarações de IR de 2020. 

 

Além disso, algumas entidades relevantes como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, realizam alguns pedidos semelhantes. Ou seja, ambos sugerem que a prorrogação de 90 dias para declarações, ou pelo menos de um prazo mínimo de 30 dias. 

Restituições do Imposto de Renda

Todos os pagamentos de restituições serão realizados de acordo com a ordem que as declarações de IR forem entregues. Além disso, alguns grupos receberam prioridade, como pessoas com deficiência física ou mental, idosos e pessoas com doenças graves. Também serão inclusas as que possuem maior fonte de renda para o magistério. Sendo assim, de acordo com o calendário de foi divulgado, as restituições serão pagas em cinco lotes.

Ou seja, diferente do que era realizado anteriormente, onde era realizado em sete lotes. Primeiramente o lote do Imposto de Renda para restituições, vai ser liberado no mês de maio, e outro em junho. No entanto, os demais quatro lotes de restituição do IR serão pagos nos meses de junho, julho, agosto e setembro, consecutivamente. 

Considerações Finais

As declarações do Imposto de Renda, ainda não foi oficialmente prorrogada para que os contribuintes entreguem suas declarações. Por isso é muito importante ficar atento a todas as informações sobre o IR 2020. Então, até que a Receita Federal tome um posicionamento sobre a prorrogação, o mais indicado é que os contribuintes sigam os prazos originais para entrega. Sendo assim, não perca tempo e atualize suas informações para declaração de Imposto de Renda 2020.

Veja Também:

Aprenda Três Dicas Para Criar Uma Reserva Financeira Rapidamente

 

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações