Menu
Publicidade

Saiba Quais São as Dúvidas Frequentes Sobre a Tabela Fipe

Os proprietários de veículos que já passaram pela experiência de comprar ou vender um veículo seminovo, certamente já ouviram falar sobre a Tabela Fipe. Isso porque essa é a principal ferramenta usada como base de referência para definir os valores médios de carros comercializados em todo território brasileiro. Contudo, ainda que tenha uma grande relevância e popularidade, grande parte dos consumidores não conhecem ao certo sobre a tabela. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que saiba sobre as principais dúvidas sobre a Tabela Fipe.

 

Afinal, o que é a Tabela Fipe?

Publicidade

De modo geral, essa tabela foi desenvolvida com intuito de definir um critério de valores para negociação de carros, caminhões e outros automóveis. Dessa forma, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é responsável por desenvolver a tabela, que a muitos anos é considerada a maior base de valores para diversos veículos. Assim, essa tabela usa como base em suas informações, alguns dados principais de cada veículo, como ano, modelo, potência, fabricante e assim por diante.

Além disso, esse instituto é responsável por atualizar todas as informações presentes na tabela mensalmente. Isso é, uma única vez no mês, os valores de alguns veículos podem sofrer alterações, para cima ou para baixo quanto a sua valorização. Vale lembrar, que alguns fatores, como quilometragem, condições do veículo, localização dentre outros, não são levados em consideração para determinar os valores. Então, basicamente, essa tabela, funciona como forma de parâmetro para diversos valores, mais que alguns elementos podem contribuir para que os valores finais do veículo tenham alterações.

Também é importante ressaltar que a Tabela Fipe é usada como referência para determinar os valores para apólices de seguros de automóveis. Mas, também é usada para determinar algumas taxas, como IPVA, e outras tarifas. Desse modo, além de ser usada como base para negociação de veículos, a Tabela Fipe, é aplicada para casos de sinistro, consertos em caso de acidentes e roubos de automóveis.

Como os valores da Tabela Fipe são definidos?

Para que a Tabela Fipe, consiga chegar em um valor médio de um veículo no mercado, a Fundação faz análise de registros de negociações que foram feitas no mês anterior. Assim, eles usam como base os dados de todos os estados brasileiros, fazendo exclusão de operações com valores que estejam muito abaixo ou muito acima da média.

Basicamente, essa pesquisa é realizada por meio de dados de lojas, sites, revendedoras e alguns classificados de venda e compra de veículos em todo território brasileiro. Dessa maneira, todas as análises são realizadas usando como relevância, informações como marca, ano, modelo e fabricante.

Quando devo usar a Tabela Fipe?

Basicamente a Tebala Fipe é usada para negociações, por isso ela pode envolver diversas pessoas nesse processo. Por exemplo, um vendedor pode buscar informações para vender um veículo, já um proprietário pode usar a tabela para analisar o valor base de venda no mercado atual. Entretanto, os compradores também podem usar as informações para negociar um valor menor sobre o veículo eu deseja adquirir.

Publicidade

Sendo assim, podemos afirmar que a Tabela Fipe é usada como base para negócios entre compradores e vendedores. Desse modo, seu intuito é fornecer um meio-termo para que ambos os lados alcancem resultados positivos.

Porém, é importante deixar claro que esse índice não pode substituir a pesquisa direta do mercado. Isto é, quando forem comprar ou vender é importante avaliar os anúncios ou classificados. Até porque diversos fatores podem influenciar sobre os valores finais, como cor, conservação e quilometragem. Por isso, a Tabela Fipe deve ser usada como forma de complementar a pesquisa no mercado.

Como realizar a pesquisa do valor de um veículo?

Anteriormente, a consulta na Tabela Fipe era possível por meio de revistas e jornais especializadas em veículos. Contudo as listas eram enormes e as pessoas tinham grandes dificuldades para encontrar dados sobre o modelo de seu interesse.

No entanto, nos dias atuais, devido à grande extensão do acesso à internet, essa pesquisa pode ser realizada mais facilmente. Isso porque, o interessado precisa apenas informar o modelo e ano do veículo que deseja para ter acesso aos dados. Ou seja, por meio da ferramenta de busca oficial do site da Tabela Fipe.

Qual a relação entre o mercado e a Tabela Fipe?

É importante deixar claro que o uso da Tabela Fipe não é obrigatório para concessionárias, revendedoras, vendedores particulares para negociação. Isso porque ainda que a tabela tenha vinculo com dados de base, não existe obrigatoriedade em seu uso.

Contudo, o uso da Tabela é muito bem-aceito no mercado de negociações, sejam pra compra ou venda de veículos. Além disso, como já mencionamos é bem aceita para cotação de seguros. Dessa forma, essa ferramenta pode ser usada para negociações e avaliações de forma totalmente segura.

Considerações Finais

Em conclusão, a Tabela Fipe é uma das maiores ferramentas de referência de valores de veículos de todo Brasil. Assim, ela é fundamental para os proprietários de veículos e os que desejam comprar. Por fim, agora que já esclareceu as principais dúvidas, pode usar a tabela com mais facilidade. Então não perca tempo e usar a Tabela Fipe para suas avaliações e negociações.

Veja também:

Descubra as Principais Dúvidas Sobre Carta de Crédito

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações