Menu
Publicidade

Saiba Todos os Detalhes Sobre as Inscrições do Encceja 2020

Basicamente, o Encceja é uma avaliação aplicada pelo Governo Federal do Brasil, com intuito de disponibilizar a jovens e adultos uma nova oportunidade de finalizar seus estudos. Assim, os jovens e adultos podem realizar a prova para finalizar o ensino fundamental ou médio por meio das notas obtidas nessa prova. Desse modo, eles podem conseguir o certificado de conclusão dos estudos se obtiverem aprovação no exame. Além disso, o Encceja é uma das melhores opções para as pessoas que pararam seus estudos no ensino médio ou fundamental por algum motivo especifico. Assim, muitos brasileiros já realizaram a prova e conseguiram se sair bem para obter a certificação. Por isso, é importante se atentar aos prazos de inscrições do exame já que ele acontece apenas uma vez ao ano. Saiba nesse artigo todos os detalhes sobre as inscrições do Encceja 2020.

O que é Encceja?

Publicidade

De modo geral, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é uma prova com intuito de conceder certificados de conclusão de ensinos escolares. Vale lembrar que as avaliações são gratuitas e são voluntárias. O intuito do exame é que as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos possam ter seus certificados de conclusão de ensinos, desde que consigam aprovação na prova. Além disso, a prova do Encceja é aplicada em um único dia, no período matutino e noturno. Assim, qualquer brasileiro que tenha idade superior a 15 anos pode fazer parte do exame para obter certificações de conclusão de ensino médio e fundamental.

É importante ressaltar que qualquer cidadão que não tenha concluídos os ensinos fundamentais ou médio podem realizar a prova. Também, podem estudar sozinhos, com familiares, amigos ou escolas supletivas privadas e públicas. O Ministério da Educação do Brasil, é o responsável em liberar os cerificados para as pessoas que obterem as notas de aprovação no exame. Contudo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira seja o responsável em aplicar as provas. Assim, as provas são aplicadas pelo INEP em escolas públicas da rede nacional. Entretanto, pode ser usado consulados em casos de prova ser realizada por brasileiros no Exterior.

Como realizar as inscrições do Encceja 2020?

É bastante prático e fácil realizar as inscrições no Encceja. Isso porque, todo processo pode ser realizado por meio da internet, rapidamente. Veja abaixo o passo a passo para se inscrever no Encceja 2020;

  1. Primeiro, acesse o site oficial do Encceja para que você seja redirecionado até a página de inscrições.
  2. Logo depois, informe o número do seu CPF e sua data de nascimento.
  3. O site irá solicitar alguns dados pessoais, preencher os campos solicitados com eles.
  4. Se você precisar de algum atendimento especial você deve informar nos campos que estão sendo solicitados essas informações.
  5. Feito isso, você deve inserir o tipo de certificação de estudos que deseja obter. Também, a cidade que deseja realizar a prova.
  6. Também será necessário que você informe qual a instituição de ensino que deseja emitir o seu certificado caso seja aprovado.
  7. O site irá pedir que você responder um questionário socioeconômico, que deve ser preenchido com bastante cautela.
  8. Após isso, você deve informar o seu endereço de e-mail juntamente com o número de contato.
  9. Agora você deve criar uma senha para conseguir acessar a plataforma do sistema do Encceja.

Por fim, após realizar esses processos inscrições que mencionamos basta aguardar para que o INEP faça liberação das datas e do cartão de confirmação. Além disso, por meio desses dados é possível conferir qual é a instituição de ensino que você irá realizar a prova e os horários que deve comparecer para iniciar a realização do seu exame.

Qual é o valor da taxa de inscrição do Encceja 2020? 

É importante deixar claro que para realizar o exame não é necessário fazer o pagamento de nenhum tipo de taxa sobre a inscrição. Assim, qualquer tipo de endivido que atenda os requisitos exigidos tem o direito de participar gratuitamente da realização do exame. Embora, toda prova seja dividida de acordo com alguns segmentos. Ou seja, a prova é dividida em 30 questões distintas de múltiplas escolhas. Dessa maneira, as provas aplicadas para certificação do ensino fundamental possuem as disciplinas de português, geografia, matemática, ciências naturais, artes, educação física, língua estrangeira e redação.

Publicidade

Já as prova de certificação do Encceja para ensino médio. As matérias abordadas na prova são linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, tecnologias e ciências humanas, ciências da natureza e redação. No entanto, para conseguir certificação é necessário que o cidadão obtém a nota mínima de 100 pontos nas questões objetivas onde a maior nota é equivalente a 180 pontos. Mas, na redação é necessário que obtenham nota mínima de cinco pontos e a nota máxima pode chegar a 10 pontos de acordo com os resultados das pessoas que realizarem a prova.

Calendário de inscrições

O edital do Encceja seria divulgado entre os meses de março e abril de 2020 e as inscrições estavam previstas para serem realizadas no dia 20 a 31 de maio. Assim, a liberação dos cartões de confirmações para o exame iria acontecer em agosto de 2020 e a prova iria acontecer no dia 25 de agosto de 2020 e os resultados já poderiam ser acessados no mês de novembro. Contudo, devido a pandemia causada pelo coronavírus todas essas datas foram adiadas. Desse modo, ainda não foi divulgado as novas datas para realização de inscrições e prova, já que o cenário não está propício a aplicação do exame devido ao isolamento social causado pelo coronavírus. Vale lembrar, que assim que o INEP der um posicionamento iremos informar os detalhes sobre o assunto.

Prova

Grande parte das pessoas acabam ficando apavorada ao realizar esse exame. Entretanto é necessário que fiquem tranquilos pois ele não é considerado algo difícil. Embora seja necessário que os interessados em realizar a prova estudem para ter bons resultados e conseguir a certificação dos ensinos os que deseja. Além disso, hoje em dia existem diversos métodos que podem ser adotados para que você estude para essa prova. Uma boa dica, é procurar exames que foram realizados nos anos anteriores para que você tem uma base de como as questões são aplicadas na prova, e se familiarize com as matérias que serão abordadas.

Os conteúdos que são abordados nesse exame são os mesmos estudados no ensino fundamental ou ensino médio, por isso podem variar de acordo com opção que você escolheu para realizar o exame. Também, uma boa intenção é que você procure familiares e amigos que já tenham realizado esses incêndios para te ajudar com livros e alguns ensinamentos para se sair bem na prova.

Porque devo realizar o Encceja? 

Caso você não tenha concluído os ensinos fundamentais ou médio, realizar esse exame pode ser a melhor alternativa para que consiga ingressar no estudo de nível superior. Afinal, apenas por meio do Enem é possível conseguir vagas em faculdades públicas. No entanto, é necessário ter concluído o ensino médio, e realizar esse exame pode ser uma boa opção para que você consiga certificação mais rapidamente e com mais praticidade. Mas, posso ir certificação de ensino fundamental e médio também importante para atuar no mercado de trabalho atual. Isso porque as empresas tem exigindo cada vez mais um nível elevado de escolaridade dos seus funcionários para que eles sejam efetivados junto ao ambiente corporativo. Atualmente, quase todas as empresas tem exigido ensino médio completo para que os profissionais sejam contratados.

Considerações Finais

Por fim, caso não tenha concluído ensino fundamental ou médio, realizar o exame do Encceja pode ser a melhor opção para sua vida. Por isso, não deixe de usar as nossas orientações e aguardar os períodos que brevemente serão divulgados para que realizar as inscrições nesse exame e consiga sua certificação do ensino fundamental ou médio.

Veja também:

Confira Quais São as Dicas de Saúde Que Podem Transformar a Sua Vida

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações