Você sabe o que liberdade financeira? É quando suas despesas são menores que seus investimentos, e você não precisa perder sua qualidade de vida para se preocupar com as dívidas. É um trabalho longo e árduo, mas a recompensa chega.Confira cinco passos para você alcançar sua liberdade financeira:
Quem nunca disse: “No próximo pagamento eu pago”, que atire a primeira pedra. Eu sei que você já falou isso, mas não se preocupe, metade das pessoas também tem telhado de vidro.
É um habito muito vergonhoso, fazer planos com o salário que ainda nem recebeu. A falta de planejamento e organização com seu dinheiro, pode resultar em dividas e mais dividas. Por isso é muito importante fazer planos apenas com o seu orçamento atual.
Você já viu anúncios assim: “Invista 10,00 é ganhe 1.000 em três dias”? acredite, isso é FAKE. Essas ofertas de investimento baixo e lucro alto são armadilhas que milhares de pessoas caem, por acreditarem que se ganha dinheiro fácil.
Inclusive existe até uma lei (nº 1.521 de 1951), proibindo que práticas como essa sejam feitas, pois vai contra a economia popular. A lei garante uma pena de seis a 24 meses de detenção para quem cometer esse tipo de crime. Portanto, não caia nesse jogo de dinheiro fácil, isso não existe. O dinheiro vem com muita determinação e esforço.
O consumismo é um dos maiores problemas que te impede de ser livre financeiramente. Uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu, em 2018, aponta que 75% dos brasileiros não sabem consumir.
Se você faz parte dessa porcentagem, PARE e REFLITA “Será que eu preciso disso?” se a resposta for não, guarde seu dinheiro. Em pouco tempo, deixando de comprar coisas supérfluas, você estará voando alto, com a sua liberdade financeira.
Antes de sair, você planeja como vai, o que vai vestir, o que vai calçar e as vezes, quem você vai chamar. Porque você não planeja também como usar seu dinheiro?
PLANEJAR é a chave principal para economizar e conseguir levar aquela vida de sombra e água fresca que você sonha todos os dias antes de dormir. Anote o que entra e o que sai do seu bolso, assim você terá um controle do seu orçamento.
Faça planos apenas com seu orçamento. Não adianta querer gastar mais do que você ganha, isso só enche caixa de correios com boletos para pagar, enquanto a chance de voar financeiramente passa longe.
Para ter uma vida tranquila, precisamos organizar nossa vida pessoal e financeira. Precisamos gerenciar, o que entra e o que sai do nosso bolso, para podermos ter um equilíbrio monetário. Como vou me organizar? Não se preocupe, separamos dez dicas para você. Confira a segui:
Ter disciplina é fundamental para a organização financeira. Tenha em mente seus objetivos, e faça seu planejamento para alcança-los.
Coloque em uma planilha todos seus gastos, para conferir se nada está saindo do seu orçamento.
Faça um orçamento baseado nos seus gastos fixos (sempre são os mesmos valores) e nos seus gastos variáveis (os valores mudam de acordo com o consumo). O orçamento te auxilia á não fazer dividas.
Estabeleça um objetivo financeiro, e um prazo para que ele seja alcançado. Organize seu orçamento para que seu objetivo não seja alcançado fora do prazo.
Os cheques especiais e cartões de créditos, são seus grandes inimigos nessa nova fase de organização financeira. Além das taxas de juros serem altas, você fica muito propício a fazer dividas.
Quando te perguntarem: “é no credito, ou no debito?” sempre responda “no debito”, isso evita que você pague taxas altas de juros, que são cobradas com o cartão de credito.
Economizar é fundamental para ter uma vida financeira organizada. Comece economizando pouco e depois vai aumentando. Lembre-se que o objetivo é economizar 50% do seu salário total.
Após economizar, o passo é investir. Procure algo que você se identifique, ou peça ajuda ao seu banco, para você fazer um ótimo investimento com seu dinheiro.
Evite gastar com coisas desnecessárias, comprando apenas o importante. Estabeleça suas prioridades e esqueça as coisas de segundo plano. Este é o momento em que você se reeduca financeiramente.
Você precisa eliminar as suas dívidas, não é fácil mas é preciso para ter um resultado fenomenal. Liste suas dívidas, procure fazer negociação com os bancos e evite parcelas se possível. Com foco e determinação, você chega lá.
Fácil não é, mas é um trabalho que te dará bons resultados no final.
Veja também: