Menu
Publicidade

Veja 5 dicas Para Escolher o Melhor Consórcio Disponível No Mercado

Consórcio é uma forma de pagamento a longo prazo que é possibilitada através de um grupo de pessoas que realizam pagamentos mensais. Ou seja uma espécie de autofinanciamento, onde os consorciados estão livres de juros. O que faz com que os consórcios sejam bem atrativos e vantajosos a todos os olhares. Por meio dos consórcios é possível adquirir bens como imóveis e veículos, ou até mesmo serviços como viagens e cirurgias. Confira abaixo algumas dicas para escolher o Melhor Consórcio.

Veja 5 dicas para escolher Consórcios de qualidade

1- Administradoras

Nossa primeira dica é que você procure por uma administradora de consorcio autorizada pelo Banco Central. Isso porque as administradoras precisam dessas autorização para exercer esses serviços de consórcios. As empresas que não tem essa autorização certamente são ilegais, por isso fuja. Existem quadrilhas especializadas em aplicar golpes nessa área que prejudicam muitas pessoas. Por meio do site do Banco Central é possível analisar todas as administradoras autorizadas no Brasil.

Então pesquise muito bem antes de iniciar um consorcio com uma administradora. Tire todas suas dúvidas e não fique com nenhum detalhe sem esclarecimento. Analise o histórico e como essa administradora prestou serviços a clientes anteriores. Dessa forma você evita futuras eventualidades e dores de cabeça com problemas envolvendo as administradoras do consórcio.

2- Lances de Contemplações

Outra dica valiosa é aprender como funciona o sistema de lances e contemplações de um consórcio. Isso porque as contemplações podem acontecer por meio de sorteio e de lances. As pessoas que não sabem ao certo como funciona o sistema acabam se prejudicando. Os sorteios são realizados mensalmente para um integrante do grupo ser contemplado com a carta de crédito.

Já nos lances um participante faz um lance para tentar ser contemplado. Os lances são organizados pelas administradoras. O integrante do consorcio que fizer o lance maior leva a carta de credito contemplada. Existe também a opção de realizar lances embutidos, onde o participante faz um lance usando parte do valor de sua carta de crédito. Mas como tudo é organizado pelas administradoras do consorcio pode acontecer diversas mudanças de regras, pois elas tem liberdade de desenvolver suas próprias definições.

3- Taxas e Parcelas

Uma boa alternativa é tenta encontrar as parcelas e taxas mais vantajosas de forma que você seja beneficiado com a economia dos gastos. É importante ressaltar que os consórcios não são cobrados juros nem taxas de IOF, contudo as administradoras cobram alguns valores para administrar a remuneração de seus serviços prestados. Por isso optar por uma administradora com taxas menores pode ser um negócio bem vantajoso e que faz total diferença.

Outro detalhe importante é ficar atento aos valores das parcelas para que elas possam caber dentro de sua renda. Dessa forma você não vai ficar com problemas de inadimplência. Vale ressaltar que você precisa pesquisar sobre os valores dos custos efetivos pelas operações. Uma boa orientação é optar pelas cooperativas financeiras que podem ser bem vantajosas para seu bolso.

4-Informações sobre prazos

É importante procurar por opções de consórcios que estejam dentro de seus objetivos. Isso porque não se sabe ao certo quando será contemplado. Por isso precisa ter objetivo para não desistir durante o processo, que pode acontecer no início ou no fim.

Dessa forma nossa dica é que você proveria parcelas com prazos curtos, o que pode resultar em valores maiores. Contudo significa que você não terá que esperar longos períodos até ser contemplado. Pode ser uma opção vantajosa mas procure o que você pode fazer. Não se esqueça de optar por parcelas que caibam em seu orçamento é que não vão fazer você ficar inadimplente.

5- Contrato

Por fim nossa última orientação é ler com bastante atenção sobre todos os detalhes do contrato. O contrato e um documento fundamental, e é por meio dele que o consórcio terá valor legal para a administradora e o cliente. Desta maneira confira todas as condições do contrato como taxas, contemplações, prazos, porcentagens e assim por diante. Ler com atenção os contratos antes de assinar qualquer termo pode evitar grandes problemas.

Sendo assim não se apresse em assinar o contrato, leia todos os detalhes e tire todas suas dúvidas, lembre-se de nunca assinar o contrato sem esclarecer as dúvidas sobre o negócio.

Considerações Finais

Os pequenos detalhes vão fazer toda diferença para que você ingresse em um consórcio com ótimas condições, qualidade e sem nenhum problema. Lembre-se que se seguir nossas orientações, você certamente vai encontrar as melhores condições de consórcio para adquirir os bens que deseja.

Veja também:

Dicas Para Pessoas que Querem Comprar um Veículo com Consórcio

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações