Menu
Publicidade

Veja com quantos anos pode tirar a CNH - Saiba mais

Muitos brasileiros têm dúvidas se pode tirar a CNH com 16 ou 18 anos. Isso porque muitos jovens tem o desejo de dar início ao processo mais não sabem ao certo qual a idade determinada pelas leis para dar início ao processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Veja neste artigo com quantos anos pode tirar a CNH no Brasil.

CNH

De acordo com as leis de trânsito, para conduzir qualquer tipo de veículo um indício deve atender a algumas exigências do DETRAN. Os requisitos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação são onde um indivíduo seja imputável. Saiba ler ou escrever e ter carteira de identidade ou documento que comprove identificação. Todas essas informações prestadas pelos candidatos formas a RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Veja com quantos anos pode tirar a CNH

Mais de acordo com a constituição do nosso país uma pessoa só é um indivíduo implorável após atingir 18 anos completos. Dessa forma a CNH só poderá ser iniciada quando o candidato estiver com os 18 anos completos. E mesmo que os jovens sejam emancipados o Código de Trânsito Brasileiro não permite que eles deem início ao processo de CNH.

Projeto para diminuir a idade para tirar a Carteira Nacional de Habilitação

Atualmente existe um projeto no Senado do Brasil para diminuir a idade de retirar a Carteira Nacional de Habilitação para 16 anos de idade. De acordo com o projeto, a diminuição é devido a grande massa de jovens que mareassem cada vez mais cedo no mercado de trabalho. E em muitos cargos é exigido uma CNH. Mas o projeto está arquivado desde 2012.

Mas segundo informações divulgadas, o Senado do Brasil vem buscando a alterar as atuais leis. E colocar em vigor o projeto para que os jovens possam dar início em suas CNH três meses antes de completarem 18 anos.

Se o projeto for aprovado, os candidatos poderão se submeter a todos os testes do processo de Habilitação antes de completarem 18 anos. Exceto o teste prático, esse será necessário ter os 18 anos completos. Mas o projeto pode facilitar é muito a vida dos jovens que poderá realizar os exames médicos. Como também curso e prova teórica e aulas práticas antes de completarem 18 anos. Mas a mudança da lei atual está sendo avaliada pelo CNJ.

Passos para tirar a Habilitação

Caso o candidato já estiver 18 anos completos basta que ele procure uma autoescola com valores que mais se adequem à sua renda. Logo depois terá que se submeter aos exames médicos. Onde será possível avaliar se o candidato tem condições de dirigir um veículo nas vias da cidade.

Após realizar os exames o aluno pode dar início ao seu curso teórico que tem carga horária de 45 horas. Estas devem ser cumpridas obrigatoriamente pelos candidatos. No curso serão abordados assuntos de direção defensiva, legislação d trânsito. Primeiros socorros, noções de mecânica básica e assuntos ambientais e sociais.

Depois de concluir o curso o aluno deve realizar a prova teórica onde todos os assuntos abordados no curso estarão presentes na prova. As questões são 30 no total e para ter aprovação o aluno deve acertar no mínimo 21 questões.

Provas

Conquistando aprovação no exame teórico o aluno deve realizar 25 aulas para categoria B e 20 aulas práticas para categoria A. Vale informar que 5 dessas aulas devem ser realizadas no período noturno.

Concluída as aulas práticas obrigatórias, é hora de realizar o exame prático do DETRAN. Neste exame as habilidades do motorista de dirigir um veículo serão avaliadas por um avaliador do DETRAN. Caso for reprovado poderá realizar um novo exame após 15 dias da realização do primeiro.

Depois de concluir todos esses passos o aluno recebe uma CNH provisória para dirigir. Essa CNH tem validade de doze meses, após esse período poderá pegar uma CNH permanente.

Conclusão

O processo de CNH envolve inúmeros testes até que a CNH seja permanente. Se você ainda não tiver 18 anos, procure realizar pesquisar sobre a CNH e avaliar os preços em autoescolas. Assim quando chegar o momento terá conhecimento de todo o assunto é não terá nenhuma dificuldade.

Veja também:

DETRAN Confira os Conteúdos Abordados

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações