Menu
Publicidade

Veja Como Fazer a Consulta do INSS Pela Internet

O Instituto do Seguro Social (INSS), é uma autarquia desenvolvida pelo Governo Federal do Brasil e que possui vínculo direto ao Ministério da Economia. Isso porque ele quem é o responsável por receber as contribuições para que haja manutenção sobre o Regime Geral da Previdência Social. Assim, milhares de trabalhadores brasileiros podem ter acesso aos benefícios, quando se adequam as exigências determinadas pela legislação. Atualmente, com os diversos desenvolvimentos tecnológicos, já é possível que os beneficiários do INSS realizem suas consultas sem que precisem se deslocar até uma unidade responsável. Ou seja, eles podem realizar as consultas online pela internet, sem que precisem sair de casa. Contudo, muitas pessoas não sabem como usar essas opções de consulta. Desse modo, separamos nesse artigo todos os detalhes para que veja como fazer a consulta do INSS pela internet.

Consultas do INSS pela internet

Publicidade

O Instituto do Seguro Social (INSS)

Popularmente conhecido como INSS, esse órgão possui responsabilidade de realizar pagamentos como pensões, aposentadorias e outros benefícios. Ou seja, a administração dos recursos que são destinados aos trabalhadores brasileiros, tendo como exceção os funcionários da rede pública. Porém, para ter direto aos valores do benefício, os trabalhadores precisam realizar contribuições mensais durante o tempo determinado pelo INSS. Além disso, esse tempo pode variar de acordo com cada tipo de aposentadoria destinada aos trabalhadores. Sendo assim, o INSS é quem realiza os pagamentos de aposentadorias, auxílios doenças, auxílios reclusão, auxílios acidentes, salários maternidade, pensão por morte e demais benefícios entregues mediante algumas situações especificas.

Como realizar a consulta do INSS pela internet?

Confira abaixo como realizar as consultas do INSS pela internet com bastante simplicidade e praticidade;

  • Primeiramente, acesse o site oficial do INSS.
  • Em seguida, você deve clicar na opção “acompanhar pedido”.
  • Automaticamente, você será redirecionado para uma nova página que é o MEU INSS.
  • O site irá solicitar alguns dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome completo e demais informações.
  • Após preencher todos os requisitos solicitados, basta fazer login para que consiga verificar a sua atual situação como beneficiário.
  • Por fim, você terá acesso as consultas do INSS online por meio da internet facilmente.

Vale lembrar, que caso você prefira o INSS disponibilizam uma central de atendimento aos beneficiários para consulta sobre o benefício. Basta ligar para o número 135 para que consiga o atendimento de consultas.

Quais são as pessoas que têm direito a receber os valores INSS? 

As pessoas que têm direito a receber os recursos do INSS são segurados da previdência social. Assim devem ser segurados em tempo superior a 16 anos, ou seus procuradores os tutores legais devem ter esse tempo. Para que você consiga receber de fato benefício, é necessário se deslocar presencial mente até um uma das agências da Caixa Econômica Federal do Brasil, com documento de identificação e cartão magnético da Previdência Social. Todo processo pode ser realizado pelos canais de autoatendimento com cartão e senha. Vale lembrar, que esse cartão é de uso pessoal e não deve ser transferido em nenhuma maneira. Desse modo, cabe ao titular do benefício guardar e zelar por esse cartão para evitar possíveis fraudes em seu benefício.

Cadastramento do INSS 

Todo processo de se filiar ao Regime Geral da Previdência Social do Brasil é bastante fácil para que você consiga garantir o seu seguro social. De modo geral, quando um cidadão realiza contribuições ele passa automaticamente a ter direito a receber aposentadoria e demais benefícios de segurança em alguns casos específicos. Além disso, realizar essas contribuições é uma boa maneira para garantir aos trabalhadores e a suas famílias recursos em determinados períodos das suas vidas. Dessa forma, as inscrições do INSS podem ser realizadas na condição de não filiado ou filiado. Isso porque, a condição de filiado são para as pessoas que contribuem para o INSS de maneira obrigatória. Também, é possível realizar essa ação de maneira opcional em casos de contribuintes facultativos onde a idade mínima para filiação é de 16 anos consecutivos.

Publicidade

Contudo, já para os casos de não filiados, os cidadãos com menos de 16 anos ou todos aqueles que realizar inscrição junto à previdência sem necessariamente contribuir com beneficiários, tutores, curadores e outros, podem receber os recursos mediante algumas situações determinadas pela legislação. Sendo assim, caso você seja um novo filiado é necessário que realize o processo de inscrição, ainda que não seja um contribuinte direto. Como por exemplo em casos de crianças e procuradores que necessitam ir até uma agência presencialmente.

Inscrição da Previdência Social

Basicamente, para que consiga realizar a sua inscrição junto à Previdência Social do Brasil. É necessário, não ter inscrição em outros programas do Governo Federal.  Por exemplo, NIS, PIS, PASEP e demais benefícios destinados ao trabalhador. Dessa maneira, para realizar a inscrição na condição de filiado é necessário que o cidadão tenha no mínimo 16 anos de idade informe as categorias pelas quais está se segurando, como contribuinte individual, facultativo, empregado doméstico ou segurado especial. Além disso, é necessário informar as atividades de acordo com a lista que está sendo disponibilizado durante inscrição. Ainda que esteja na condição de facultativo é necessário que o trabalhador informe os campos de atividade.

Já na condição de não filiado, não existe uma idade mínima para determinação. Entretanto, é necessário informar a categoria dentre as opções disponibilizadas como dependentes para recebimento dos valores. Por exemplo, procurador, componente do grupo familiar, representante legal, benefícios do tipo BPC e assim por diante. Todas as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do INSS ou pelo canal de atendimento telefônico 135. Vale lembrar, que você precisa informar os seus dados corretamente para que consiga gerar um número de inscrição. É importante também deixar claro que é totalmente proibido realizar um procedimento de inscrição por meio da data em que um cidadão faleceu. Afinal, caso tenha interesse o melhor a se fazer é comparecer presencial mente a uma agência do INSS mais próxima da sua residência.

Agendamento para atendimento do INSS

Atualmente, todos os serviços do INSS podem ser praticamente realizados a distância de uma maneira bastante prática. Embora, para essa finalidade o cidadão precisa acessar o aplicativo ou site oficial do INSS. Também pode conseguir a solicitação dos serviços por meio do telefone 135. Assim, por meio dessas plataformas é possível acompanhar o andamento de pedidos, recorrerá decisões do INSS e realizar agendamentos. Afinal, existem alguns serviços específicos que necessitam de atendimento presencial em uma agência do INSS, como por exemplo perícias médicas e prova de vida. Mas, também pode ser solicitado aos beneficiários apresentação de alguns documentos complementares do benefício isso só pode ser feito em uma agência.

Sendo assim, nesses casos basta acessar o aplicativo INSS e portal MEU INSS para ter acesso aos agendamentos de agências mais próximas da sua residência. Os mesmos serviços também podem ser obtidos por meio do telefone 135 de atendimento. Vale lembrar, que realizar o agendamento é uma boa alternativa para que você não pegue longas filas e perca tempo na agência do INSS.

Considerações finais

Por fim, agora que você já sabe como funciona todos os sistemas e formas de consulta do INSS. Não perca mais tempo, e use todas as nossas orientações para que consiga consultar os dados do seu INSS pela internet facilmente e sem burocracias.

Veja também:

Veja 14 Dicas Para Controlar Suas Finanças Pessoais

 

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações