Menu
Publicidade

Veja quando realizar o Alistamento Militar 2020.

Anualmente, abre o período de alistamento obrigatório para ingressar o Exército Brasileiro. Dessa forma, o alistamento para o ano de 2020 já se encontra abeto. É importante ressaltar, que hoje em dia, em algumas unidades federativas, os jovens que fazem 18 ano esse ano, já podem realizar esse processo por meio da internet em um computador. No entanto, para isso, é necessário que o jovem tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) com validade em todo território nacional. Então, por meio da página oficial do Exército Brasileiro do estado em que reside. É possível informar os dados solicitados para que consiga preencher uma ficha de cadastramento para ingresso no Exército. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que veja quando realizar o alistamento militar 2020.

Publicidade

 

De modo geral, o prazo determinado para realizar o alistamento militar foi estendido até o fim de junho. Desse modo, os jovens que realizarem as suas solicitações por meio da internet, devem seguir para próxima etapa do processo seletivo. Ou seja, devem comparecer no local informado para que realizem os exames médicos. Porém, os que ainda não possuem CPF, será necessário se deslocar até uma junta do serviço militar brasileiro da sua cidade. Certamente, tendo em mãos todos seus documentos de identificação mais recentes para que consiga atendimento para efetivar seu alistamento militar.

Alistamento Militar 2020.

Basicamente, ao realizar o alistamento militar, o jovem brasileiro, está se voluntariando para concorrer a escolha em alguns quartéis. Ou seja, Aeronáutica, Marinha ou Exército. Desse modo, caso o brasileiro seja escolhido, ele deve passar por um período de treinamento junto em alguma das bases que informamos. De acordo com os dados informados, esse período é para garantir e assegurar a defesa da soberania nacional do nosso país. Após realizar o seu cadastramento por meio do site oficial, será necessário que o brasileiro verifique periodicamente a plataforma para se certificar que recebeu as informações de resultado. Ou seja, se ele foi dispensado ou repassado para etapa de seleção, para que comece a servir em um dos três quartéis. Vale lembrar que o serviço obrigatório conta com duração de um ano (365 dias).

Publicidade

 

Todos os jovens que alcançarem a maior idade nesse ano, devem obrigatoriamente realizar o alistamento militar. Vale ressaltar que os brasileiros que não realizarem seu alistamento podem sofrer com algumas restrições especificas em diversos pontos relevantes ao longo de sua vida. Por exemplo, não conseguir emitir o passaporte, carteira de trabalho, não poder ocupar um cargo no setor privado ou público, dentre outros. Além disso, esses jovens também não podem participar no ENEM, e nem conseguem ingressar em uma instituição de ensino superior sem que passem pelo processo de alistamento militar.

Quais são os documentos necessários para realizar o alistamento militar 2020?

Primeiramente, devemos informar que as pessoas que não comparecerem é uma junta militar do seu município ou não realizarem o procedimento de preenchimento de formulário por meio do site oficial do alistamento militar 2020, podem receber como consequência algumas multas. No entanto, os jovens ainda tem a oportunidade de se regularizar visitando a junta do seu município ou no site oficial. Caso jovens brasileiros não possuem CPF como mencionamos anteriormente, é obrigatório se deslocar até uma junta do serviço militar para apresentar algumas documentações necessárias para efetivar o processo. Veja abaixo quais são todas as documentações exigidas para serem apresentadas na junta do serviço militar:

  • Certidão de nascimento original.
  • Comprovante residencial ou declaração devidamente assinada.
  • RG, ou qualquer tipo de documento oficial que possua foto. Por exemplo, carteira de trabalho, passaporte, dentre outros.
  • É importante lembrar que em caso de brasileiros naturalizados, será necessário apresentar a prova de sua naturalização uma certidão do termo para informar os profissionais da junta do serviço militar sobre esses dados.

Considerações finais.

Por fim, caso não saiba, o Brasil atualmente possui a segunda maior força entre os exércitos de toda América Latina e fica apenas atrás da Colômbia nesse quesito. De modo geral, em todo território nacional são cerca de 220.000 soldados juntamente com uma reserva de mais de 280.000 integrantes. Dessa maneira, todos esses componentes de reserva são chamados anualmente para apresentar-se nos primeiros cinco anos de desligamento das Forças Armadas. Agora, que você já sabe todas as informações de como realizar o seu alistamento militar. Não perca mais tempo e realize o seu com muita praticidade e facilidade, até mesmo sem sair de casa se for de sua preferência.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações