Menu
Publicidade

Veja Tudo Sobre a Reciclagem da Carteira de Habilitação

De acordo com as atuais leis do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que cometer alguns tipos de infrações devem se submeter obrigatoriamente ao curso de reciclagem da CNH. A CTB aplica essa medida aos motoristas infratores onde eles devem realizar a reciclagem como penalidade. Confira abaixo tudo sobre a Reciclagem da Carteira de Habilitação.

Curso de Reciclagem

A Reciclagem da Carteira de Habilitação é aplicada a motoristas como penalidade. Mas é uma forma de eles realizarem o curso para não terem suas CNH suspensas por suas infrações. De acordo com a CTB, o curso é indicado aos motoristas quando eles são notados pelas autoridades de trânsito e eles veem que esse precisa passar por uma reeducação sobre o trânsito. Quando um motorista se envolve em um acidente de nível grave. Quando for condenado pela justiça do Brasil por deleito em trânsito. Quando o motorista for constado que está colocando a segurança das pessoas em período no trânsito e por fim quando tem o direito de dirigir suspenso pelas autoridades. Além de todas essas situações existem algum casos que o CONTRAN determina livremente que um motorista deve passar pelo processo de reciclagem para retornar ao trânsito.

Veja Tudo Sobre a Reciclagem da Carteira de Habilitação

Suspensão da CNH

A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação pode ocorrer de duas formas de acordo com a CTB. Quando o motorista atingir a soma de vinte pontos em infrações em um período de um ano. E quando não obedecer as leis determinadas pela CTB, tendo como punição a suspensão da habilitação.

Por isso é muito importante que os motoristas evitam infrações nesse período. Isso porque os pontos obtidos na carteira tem período de doze meses para sumirem.

Curso de Reciclagem da Carteira de Habilitação

O curso possui uma carga horária de 30 horas e após a conclusão do curso o motorista deve realizar um exame teórico com 30 questões objetivas e deve obter acerto mínimo de 21 delas para ser aprovado. Caso o motorista reprove no exame ele poderá realizar a prova mais uma vez, contudo se mesmo assim reprovar terá que realizar o curso novamente para fazer uma nova prova.

A reciclagem pode ser feita de duas maneiras, a distância e presencial, cabe ao motorista escolher o melhor método para ele. Mas todas as provas são realizadas presencialmente. No curso são abordados 4 conteúdos específicos.

Os conteúdos abordados são sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal. Todos esses conteúdos resultam em uma carga de 30 horas na sala de aula.

Veja Tudo Sobre a Reciclagem da Carteira de Habilitação

Valor da Reciclagem da Carteira de Habilitação

Os valores para realizar o curso de Reciclagem da Carteira de Habilitação podem variar de acordo com cada autoescola. Desta forma é interessante realizar uma pesquisa em sua cidade para se informar dos melhores preços e condições de pagamento. Geralmente os valores são de R$200 a R$ 400. Tanto para cursos presenciais quanto para cursos a distância.

Conclusão

Para finalizar, se estiver irregular com sua CNH e precisa passar pelo processo de reciclagem, não perca tempo e regularize sua situação perante as leis brasileiras. Afinal ter o direito de dirigir legalmente é único e ficar irregular pode gerar problemas ainda maiores. E com o curso de reciclagem os motoristas podem aprender mais sobre as leis de trânsito se tornando mais prudentes e enviando infrações futuras.

Veja também:

Confira como Renovar a CNH Vencida

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações