O dinheiro acaba antes de chegar ao final do mês? Seus planos de guardar dinheiro para alguma emergência, sempre dar errado? Não sabe para onde está indo o seu Money? Calma! Trouxemos 9 dicas para que seu dinheiro sobre e você não fique no aperto. De acordo com o presidente o GuiaBolso, Thiago Alvarez, “Poupar é um hábito, fazer o controle dos gastos e da receita é um hábito. Tem que fazer sempre para se acostumar”, ou seja guardar dinheiro é questão de hábito.
Primeiramente, você precisa ter um controle de todo saldo que entra e todo saldo que sai. Se você é empregado, faça anotações durantes três meses para saber o quanto ganha e com o que gasta. Caso você seja autônomo essa anotação deve ser por seis meses, devido a receita ter uma variação constante. Você pode usar planilhas ou aplicativos para te ajudar a ter um controle da sua vida financeira.
Vou ensinar uma formula bem simples e fácil para você economizar: 50-15-35
Caso você gaste mais de 50% do seu salário com as contas fixas e mais de 35% com os luxos, você precisa dar um basta nisso.
Você não pode simplesmente começar a poupar enquanto suas dívidas só aumentam, é preciso quita-las antes de guardar dinheiro. Se caso miais de 15% do seu salário vai para pagar dívidas, você está MUITO endividado. Caso esteja com dívidas atrasadas, procure fazer uma renegociação. Lembre-se: se comprometa apenas dentro do seu orçamento de 15%
Esse deve ser o seu foco quando começar a guardar dinheiro. Você deve poupar durante três meses ser for funcionário público, caso não seja, poupe durante seis meses. Essa reserva garante que você não fique desolado, caso aconteça alguma coisa, como, doença, desemprego ou qualquer outra coisa que não estava nos planos. Guarde o dinheiro em algum fundo onde seja fácil sacar depois.
Eu sei que você fica surpreendido todo mês, quando a fatura do cartão de credito chega, dessa forma eu te indico largar o cartão de credito e priorizar o pagamento à vista. O cartão de credito ele não é ruim, desde que você pague sempre na data certa. Alvarez ressalta, “Mas não aconselho a pagar conta de água, luz, e outras despesas essenciais no cartão. Essas contas devem ser pagas de uma vez. O cartão serve para compras eventuais como lazer e estilo de vida”.
Não ache que cheque especial é parte da sua renda, isso é um erro. Não abuse do empréstimo consignado, acredite, isso é para o seu bem. Na verdade, empréstimos devem ser a sua última opção, não pode se tornar um hábito. Caso queira fazer uma viagem, ou comprar um carro, junte dinheiro e evite empréstimos.
Hoje, as dívidas que mais tem juros são as de cheque especial e do cartão de crédito. Nesse caso eu recomendo que você opte por dividas que gerem juros menores, por exemplo um empréstimo pessoal. Faça um empréstimo consignado e quite as dívidas do cartão, será uma ótima troca.
É aconselhável que você guarde pelo menos 15% do seu salário. Mas você pode começar do pouco, guardando 10%, o importante é guardar.
Afinal,você deve pensar no futuro, poupando sem que o presente seja afetado. Se você começar a poupar cedo, para quando se aposentar, você terá um patrimônio grandioso no futuro sem precisar muito sacrifício no presente.
Por fim,caso você esteja com o pé dentro da aposentadoria, comece a analisar seus gastos, para que você não saia do orçamento, quando aposentar.
Veja também: