Menu
Publicidade

Confira todos os detalhes sobre o IPTU 2020.

De modo geral, o IPTU 2020 (Imposto Predial e Territorial Urbano), referente a uma taxa anual que está presente em todas as cidades do território brasileiro para as pessoas que possuem alguma propriedade. Dessa forma, anualmente esse grupo de pessoas precisam realizar pagamentos referentes a este imposto que devem ser quitados dentro dos prazos para que fiquem com suas propriedades regularizadas. No entanto, ainda que o IPTU seja bastante conhecido por todos, existem algumas dúvidas recorrentes quando tocamos nesse assunto. Sendo assim separamos artigo diversas informações para que confira todos os detalhes sobre o IPTU 2020.

Publicidade

 

IPTU 2020.

Como realizar o cálculo do IPTU 2020?

Basicamente, todo o cálculo sobre o valor total referente ao IPTU 2020 pode ser realizado de maneira prática e simplificada. Isso porque para fazer essa conta você precisa levar em consideração o valor venal do seu imóvel vezes a alíquota que dará como resultado o valor do seu IPTU. Dessa forma, usando apenas esses dois fatores será possível fazer a conta oficial dos valores que devem ser pagos referentes ao imposto anual. Sem dúvidas, uma das dúvidas mais recorrentes sobre esse assunto se deve ao real motivo dos valores aumentarem de um ano para o outro após a sua propriedade passar por alguma reforma no ano base. Devemos ressaltar, que ainda que a sua reforma não tenha sido realizada para ocupar novos espaços territoriais, os valores adicionais serão cobrados como referência do IPTU.

Isso porque, os valores referentes a esse imposto não possuem limitações apenas sobre o tamanho do terreno do seu imóvel ainda que seja uma casa ou apartamento que esteja em questão. Isso porque, essas alterações estão mais associadas ao valor venal, ou seja, ao valor de venda do seu imóvel para que sofram realmente alterações. Sendo assim, quanto mais alto for o valor de revenda do seu imóvel maiores serão os valores cobrados pelo IPTU. Vale lembrar, que a prefeitura municipal da cidade em que você reside possui alteração de adicionar a sua conta até mesmo as alterações realizadas no ano anterior em sua residência. De modo geral, podemos afirmar que todos os tipos de modificações realizadas no seu lote ou propriedade vão interferir totalmente. Ou seja, sobre o valor final que você deverá pagar pelo Imposto Predial e Territorial Urbano.

Publicidade

 

Passo a passo para emitir boletos do IPTU 2020.

Antes de tudo, devemos mencionar que existe a possibilidade de conseguir os boletos do IPTU 2020 de duas formas práticas. Primeiramente, por meio do modo mais convencional, que acontece de maneira presencial. Onde o proprietário do imóvel deve se deslocar até uma unidade sede da Prefeitura da cidade em que reside. Assim, o cidadão solicita a consulta e a emissão dos boletos para realizar os pagamentos do IPTU no ano atual, sendo uma das alternativas mais conhecidas por todos, para obter os boletos.

Porém, hoje em dia, com tanta modernidade tecnológica, já é possível realizar a pesquisa e emissão desses dados por meio de um computador com acesso a internet. Além disso, todo processo pode acontecer facilmente em poucos minutos sem que precise sair de casa. Afinal, tudo acontece de maneira digital, pelo site oficial para essa finalidade.

Confira abaixo o tutorial para que consiga realizar essa emissão de boletos do IPTU;

  • Primeiro, será necessário que acesso o site oficial da prefeitura da cidade em que reside para conseguir iniciar o processo;
  • Feito isso, procure pela opção IPTU 2020, ou as taxas referentes ao assunto que vão estar disponíveis dentro da própria plataforma online.
  • Agora, informe o número de inscrição do seu imóvel para que consiga realizar a sua consulta.
  • Também será necessário que informe o ano de exercício do IPTU que deseja.
  • Vale ressaltar, que caso seja necessário, você deve colocar o código de segurança que vai aparecer em sua tela.
  • Por fim, basta apertar a opção de consulta, para ter acesso as informações que deseja.

Considerações finais.

Após realizar todo esse processo, será possível ter acesso às informações do IPTU que são vinculadas a seu imóvel. Também, é importante que faça essa pesquisa para que consiga ter acesso a outros tipos de dados referentes ao IPTU 2020. Devemos mencionar, que deve ficar atento aos prazos de pagamentos que são determinados pela sua prefeitura para que o seu imóvel fique em regularidade. Sendo assim, não deixe de usar todas as nossas informações para que fique por dentro de tudo sobre o IPTU 2020.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações