Menu
Publicidade

Veja Quais São os 7 Erros Cometidos Por Investidores e Como Evita-los

Com o atual cenário com indícios de juros mais baixos e com recuperação da economia, muitos brasileiros tem pensado em diversificar sua carteira de investimentos. Afinal, essa é uma prática bastante saudável para fazer com que o capital trabalhe por você e gere uma renda extra no seu orçamento. Contudo, ainda existe uma grande falta de conhecimento sobre o mercado financeiro, acaba levando algumas pessoas a realizarem investimentos ruins. Assim, tendem a obter resultados abaixo dos esperados por cometer alguns erros. Sendo assim, separamos nesse artigo informações para que veja quais são os 7 erros cometidos por investidores e como evita-los.

1-Não buscar por uma educação financeira

Publicidade

Para tristeza de muitos, a educação financeira nas instituições de ensino brasileiro ainda é bastante ruim. Além disso, o Brasil possui um certo histórico de juros altos, gerando comodidade nos brasileiros, que já possuem bons retornos com investimentos conservadores. Dessa forma, acabam não se preocupando em aprender mais sobre os investimentos mais avançados presentes no mercado. Entretanto, hoje em dia é possível encontrar bastante conteúdos sobre investimentos de forma acessível na internet. Isso porque, com a Selic no menor índice possível, existe uma grande necessidade de investir em ativos de risco para obter valores de retorno acima da inflação atual.

2- Carteira sem alinhamento com seu perfil de investidor

É fundamental que conheça qual seu tipo de perfil de investidor para ter uma carteira alinhada junto a seus objetivos e sua capacidade de tomar riscos quanto aos investimentos. Desse modo, uma carteira desalinhada ao perfil, pode a acabar afetando suas decisões, como resgate ou vende de ativos em momentos que não são favoráveis.

3- Não ter uma diversificação na carteira

Certamente já deve ter ouvido falar que é arriscado investir tudo em um único investimento. Por isso, busque realizar uma diversificação da sua carteira para não ter toda concentração de investimentos único. Além disso, a diversificação de sua carteira de investimentos pode reduzir os riscos. Dessa maneira, o mais indicado é optar em diversificação de investimentos para melhorar a relação de risco e retorno, para ter um cenário mais positivo sobre seus investimentos.

4- Esquecer dos investimentos

A diversificação da sua carteira é muito importante, mas ter um acompanhamento de perto sobre a performance da carteira também é essencial. Afinal, é fundamental saber identificar o tamanho das posições e das classes de seus ativos em sua carteira de investimentos. Desse modo, é possível adaptar todos seus investimentos de acordo com o cenário atual para alocar os valores poupados de forma correta. Vale lembrar, que o não acompanhamento da evolução dos seus ativos pode acabar custando muito caro.

5- Não usar a tecnologia a seu favor

Publicidade

É importante ressaltar que a diversificação dos recursos em distintas classes de ativos e em diversas instituições financeiras pode acabar prejudicando o acompanhamento e controle do seu próprio patrimônio. Sendo assim, entrar nas plataformas digitais de cada instituição financeira e classificar os investimentos em uma única planilha pode ser algo que toma bastante tempo. Então, com intuito de resolver esse problema, diversos aplicativos foram desenvolvidos para ajudar os investidores para que tenham um controle mais adequado sobre seu patrimônio.

6- Ter visão de curto prazo para os investimentos

Sem dúvidas, ter planejamento e paciência são fundamentais para realizar bons investimentos no mercado atual. Por isso as estratégias de médio e longo prazo sempre são as melhores, pelo fato de os investimentos não acontecerem de um dia para outro, para obter rentabilidade. Ou seja, olhar diariamente as cotações pode acabar gerando decisões ruins. Até porque, pode fazer com que o investidor troque de ativos toda hora, resultando em custos maiores juntamente com Imposto de renda, que pode afetar os valores dos juros compostos dos investimentos.

7- Não ter metas e objetivos

Por fim, após seguir a proposta de diversificação de seus investimentos, é necessário determinar algumas metas e objetivos. Isso porque, todos seus investimentos devem ser realizados com alguma meta para que não fique desmotivado a investir. Então, um erro comum dos investidores é não determinar suas metas com seus investimentos. Sendo assim, não deixe de traçar metas e objetivos quando começar a investir.

Considerações finais

Em conclusão, existem muitos erros que são cometidos por investidores no mercado atual, principalmente devido a falta de conhecimento financeiro. Por isso, use todas as informações desse artigo, e siga nossas dicas para que consiga realizar as melhores aplicações no mercado de investimentos.

Veja também:

Aplicações Financeiras de Migração da Poupança Para Investimentos

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações