Menu
Publicidade

Descubra o que é a letra “A” no verso da Habilitação

Certamente quem tem uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já percebeu que existe uma letra A no verso. E como ninguém sabe ao certo o que significa. Muitos tem a curiosidade de saber o que a letrinha significa para o motorista. Pensando nisso preparamos neste artigo todas as informações para que você descubra o que é a letra A no verso da Habilitação.

Habilitação com a letra A no verso

A CNH, contém algumas letras para indicarem algumas restrições dos motoristas. A letra A, significa que o motorista deve obrigatoriamente usar as lentes corretivas para dirigir. Isso porque certamente no exame de avaliação física, onde os motoristas reluzam avaliações sobre as limitações visuais. Foi constatado eu ele precisar do auxílio das lentes para dirigir.

Descubra o que é a letra “A” no verso da Habilitação

É comum ver motoristas sendo diagnosticados com casos de miopia ou astigmatismo. E nesses casos os motoristas só podem dirigir sobre o uso de óculos ou lente de contato. Portanto, o condutor poderá dirigir de forma segura tanto para si mesmo. Como também, para todos que fazem parte e tem contato com o trânsito.

Penalidade

Caso um motorista seja pego dirigindo sem um óculos ou lente por uma blitz. Será atuado com uma infração de natureza gravíssima de acordo com as leis do Código Brasileiro de Trânsito. Isso porque de acordo com a CTB os óculos e lenhes funcionam como medida de segurança para todos os componentes do trânsito.

O descumprimento dessas normas resultam em sete pontos da carteira, uma multa que pode chegar a R$ 300. E de acordo com a CTB como medida administrativa o veículo poderá ser retido até que a irregularidade seja cessada. Ou se uma pessoa devidamente habilitada possa retirar o veículo para o conduzi-lo.

Lentes de Contato

Se o motoristas estiver usando lentes de contato, ele está correto. Isso porque as lenhes também são consideradas lentes corretivas pela CTB. Caso o motorista seja pego dirigindo sem óculos o agente de trânsito deve analisar se o condutor não está de lentes de contato.

O motorista não vai precisar retirar as lenhes para comprovar o uso. Isso porque esse processo pode ser incômodo e para colocar novamente pode ser inviável. Cabe ao agente de trânsito confirmar de motorista está usando a lente de contato. As lenhes são facilmente percebida, basta utilizar uma lanterna para confirmar o uso da lente no motorista.

É importante realçar que os óculos de sol com grau também podem ser utilizados de acordo com a CTB. Nesse caso basta que o condutor retire o óculos de sol. E entregue ao agente de trânsito para realizar uma rápida avaliação.

Descubra o que é a letra “A” no verso da Habilitação

Problema de visão corrigido

Se acontecer de o motorista realizar a uma cirurgia que corrige o problema da visão, é necessário realizar uma atualização da CNH. O condutor deve se direcionar até o DETRAN de sua cidade e agendar um exame médico com uma clínica credenciada pelo DETRAN. Depois de fazer isso, será necessário ir ao setor de renovação da CNH. Onde o motoristas irá receber uma planilha de registro do laudo médico.

Tendo em mãos laudo, junte a habilitação original e as cópias do CPF E RG, e um comprovante de residência recente. Tenha em mãos também uma foto 3×4 com fundo branco e leva ao setor de renovação da habilitação.

O motorista terá que efetuar pagamento de taxas referente ao novo exame. E também a emissão de uma nova carteira de habilitação sem a observação e a obrigatoriedade de usar óculos.

Considerações Finais

Os motoristas que não sabem o que significa as letras de observação em sua CNH, fiquem atentos. A letra A significa restrição em dirigir sem uso de lentes corretivas. É importante lembrar que os motoristas devem cumprir com as leis de trânsito do Brasil usando as lenhes de forma correta. Dessa forma a taxa de acidentes do Brasil diminuem e as vidas no trânsito ficam cada vez mais seguras.

Dessa forma se você for um motorista que precisa usar óculos ou uma lente de contato e não estiver sob uso de nenhuma delas, o melhor é não dirigir. Pegue um carro de aplicativo ou um táxi para não correr nenhuma forma de risco, tanto para sua vida quanto para a das outras pessoas. Afinal a segurança promove a melhoria e bem estar das pessoas e evita problemas vindouros com as autoridades de trânsito do nosso país.

Por fim,vale ressaltar também que quando um motorista soma vinte pontos na habilitação em um período de doze meses ele tem a suspensão da CNH. É só poderá ser pega a habilitação novamente após realizar um curso de reciclagem imposto de forma obrigatória pelas leis de trânsito do Brasil.

Veja também:

Confira tudo sobre a renovação da CNH

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações