Antes de mais nada, para quem ainda não conhece sobre o Medicaid, ele é um programa de benefícios do governo para as famílias que apresentam uma baixa renda. Dentre esses benefícios que se pode obter estão serviços da área da saúde. Contudo, para ter acesso ao programa a pessoa deve se enquadrar a alguns critérios básicos. De acordo com cada estado, os critérios de admissão ao programa podem alterar.
Em geral, o governo federal cuida de grande parte das ações que o programa Medicaid realiza. No entanto, cada estado deve organizar alguns aspectos do benefício:
Acompanhe agora como funciona todo o benefício do Medicaid e como se cadastrar no programa. Veja a seguir:
Em suma, por mais que a organização do benefício seja a partir do estado, a ainda alguns critérios básicos que o governo federal exige que se cumpra. Bem como, nãos são todas as seguradores que aceitam o benefício do Medicai. Logo, as pessoas precisam antes de mais nada, ver se está disponível a cobertura dos gastos antes de obter os serviços médicos.
A princípio, para o usuário que tem seguro para os serviços de saúde da rede privada, ele deve encontrar um FQHC (Centro de Saúde Qualificado pelo Governo) para ser atendido. Dentre os serviços pelos quais o FQHC é responsável estão:
Nesse caso se considera os encargos federais, no entanto caso seja de interesse do governo estadual é possível também que se estabeleça serviços adicionais por responsabilidade do estado. Dentre esses as opções mais comuns que haja são:
O estado organiza alguns dos critérios que se deve cumprir para conseguir acesso ao programa. Contudo o governo federal inclui algumas categorias de pessoas que são elegíveis a receber benefícios pelo Medicaid. Incluindo:
Contudo, além desses grupos os estados podem optar por oferecer o benefício a demais grupos. Nesses grupos podem incluir:
A princípio, o Medicaid não fornece um benefício com valor mensal direto as pessoas que tem acesso ao programa. Contudo, os valores são repassados as instituições que promovem a realização dos serviços de saúde. Desse modo, o estado acaba arcando com o pagamento de algumas taxas pelo serviço conforme o acordado com o governo federal. Então, o governo federal cuida de reembolsar todos os valores gastos com encargos da saúde no Medicaid pelo governo estadual.
No entanto, esses repasse não apresentam um valor fixo, já que a cada ano as tarifas do percentual podem alterar de acordo em que se encontra aa renda per capita. Enfim, espero ter esclarecido as suas dúvidas e até a próxima!