Menu
Publicidade

Veja Alguns Erros Comuns ao Contratar um Consórcio - Hyper Mais

Um consórcio pode ser uma ótima alternativa para pessoas que pretender adquirir veículos, imóveis e outros bens. Mas existem consórcios que podem se transformar em uma grande dor de cabeça. Isso acontece por alguns erros cometidos na hora de contratar uma empresa administradora de consórcios. Sendo assim preparamos neste artigo alguns erros comuns ao contratar um consórcio.

De acordo com uma divulgação realizada pelo Banco Central as reclamações de consumidores sobre as administradoras de consórcios são bem baixas. Isso significa que a satisfação das pessoas são maiores do que as reclamações. Contudo muitas pessoas que ingressam em um congresso acabam desistindo no caminho. Desta forma para você conseguir contratar esse serviço com mais segurança e sem erros não deixe de conferir nossas dicas.

Veja Alguns Erros Comuns ao Contratar um Consórcio

Consórcio é a longo tempo

Um dos erros comuns são pessoas que querem começar o consórcio é já receberem o dinheiro. Mas não funciona dessa maneira, todo processo do consórcio acontece a longo tempo. Dessa forma se você precisa comprar algum bem com certa urgência, é melhor fazer algum empréstimo com um banco. Os consórcios liberam as quantias para os consorciados apenas por contemplação. As contemplações acontecem apenas de duas maneiras, por meio de sorteio ou por meio de lances feitos pelos participantes.

Mas como já informamos acima esse processo de contemplação pode levar um tempo. Existem várias modalidades de consórcios onde as pessoas podem pagar de 80 ou até mesmo 200 vezes, é sempre vai ter uma pessoa que terá que ficar por último nesse grupo. Por isso os consórcios devem ser um investimento para o futuro e não algo que seja emergencial justamente pela suposta demora em ser contemplado.

É importante ressaltar que as pessoas que tem planos de adquirir imóveis ou veículos no futuro vão poder investir o dinheiro e ganhar taxas de juros sobre o valor. Mas de um modo geral um dos erros mais grandes e começar o consórcio imaginado uma contemplação rápida para causas emergenciais.

Regularidade da administradora

A pessoa que for ingressar em um consórcio deve verificar a fundo sobre a regularidade da administradora do consórcio. Um dos principais erros e não saber sobre essa informação é acabar fechando contratos com admoestadores que não estão regulares com o Banco Central o que pode acabar gerando consequências para o consorciado.

Nossa dica é verificar essa informação principalmente em cidade de interior, onde várias grupo de pessoas vão com planos de consórcios para vender para os habitantes só que sem nenhuma regularidade. Isso porque a prática é ilegal, essas pessoas são quadrilhas que pegam o dinheiro dos habitantes e simplesmente desaparecem. Dessa forma é muito importante ficar atento a esses detalhes.

Veja Alguns Erros Comuns ao Contratar um Consórcio

Sorteio Garantido

Existem vendedores que ao vender planos de consórcios quererem garantir que o participante será contemplado com o sorteio. Contudo não existe nenhum sorteio garantido. Muitos vendedores afirmam um prazo mínimo para as pessoas receberem a carta de crédito. Mas essas informações são falsas, a pessoa é contemplada apenas quando for sorteada pela administradora sem nenhum trâmite.

Promessas de lances Baixos

Nunca acredite em promessas com lances baixos. Isso porque os lances costumam ser altos. Mas existem pessoas que ficam deslumbradas com informações falsas onde poderão ser contemplados com a falsa informação de lances em valores baixos.

Sair do Consórcio

Muitas pessoas acabam desistindo do consórcio é querem apenas sair. Contudo o processo de sair não é tão fácil quanto o de entrar em um consórcio. No contrato de aquisição existe cláusulas onde a desistência do consórcio pode gerar multas, taxas e juros que poderão prejudicar e muito a vida dos participantes. Por isso é considerado um erro sair do consórcio. Busque outras alternativas. Existe algumas possibilidades de sair do consórcio sem problemas. Mas isso vai depender de cada administradora e do que foi determinado em cada contrato de aquisição.

Taxa de administração Baixa

Todas as administradoras tem a liberdade de estipular suas próprias taxas que vão ser cobradas. Por isso o melhor a se fazer é procurar as taxas mais baixas. Muitas pessoas acabam não pesquisando e ficam pagando altas taxas de algumas administradoras de consórcios. Por isso antes de firmar um contrato, busque as melhores opções com as menores taxas.

Veja Alguns Erros Comuns ao Contratar um Consórcio

Taxas Efetivas

Um consorciado deve ficar atento com as taxas efetivas. Ou seja taxas além da administração. Essas taxas são cobradas efetivamente, por isso pode causar alguns problemas. Isso porque a administradora pode tornar uma pessoa inadimplente apenas com um mês de atraso de pagamento.

Grupo Aberto

É muito importante antes de firmar um contrato, ver as possibilidades de ingressar em um grupo de consorciados que já esteja aberto. Muitos participantes de grupos anteriores querem sair do consórcio é fazem uma espécie de leilão para que outra pessoa compre sua vaga. Essa pode ser uma boa oportunidade de ser contemplado mais rápido. A própria administradora pode informar sobre essas pessoas que querem dispor suas vagas.

Comprometimento da Renda

Um dos erros mais graves é ingressar em um consórcio onde pagamentos mensais serão feitos que comprometerão sua renda. A pessoa precisa optar pelos planos que vão se adequar as seus ganhos. Esse é um dos erros mais comuns, pessoas comprometem sua renda e acabam ficando inadimplentes por não conseguirem efetuar os pagamentos. É mesmo que pague tudo em dia acaba comprometendo em outros gastos fixos. Desta maneira é indispensável à auto avaliação de seus ganhos, de forma que seu plano de consórcio baixa em seu bolso sem grandes exageros.

Pessoas negativadas

Assim como em outros processos que envolvem análise crédito, os consórcios exigem que as pessoas tenham um bom histórico de pagador. Pessoas negativadas tem suas solicitações de consórcio negadas. Ou seja caso queira ingressar em um consórcio saiba que seu nome precisa estar limpo e sem nenhuma restrição no mercado.

Considerações Finais

As pessoas por falta de informação acabam se prejudicando. Por isso ao querer entrar em um consórcio por uma empresa administradora, análise todos os detalhes antes da aquisição do contrato. Pequenos detalhes podem causar grandes transtornos. Por isso basta seguir as nossas orientações para que seu consórcio seja sem nenhuma complicação.

Veja também:

Venha Conhecer Todas as Informações Sobre Consórcio Imobiliário

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações