Menu
Publicidade

Venha Conhecer Todas as Informações Sobre Consórcio Imobiliário

É totalmente certo que não podemos entrar em nenhum tipo de negócio sem saber ao certo como funciona. Isso porque todos ir negócios que não sabemos o que estamos fazendo são ruins e podem acabar gerando muitos problemas. Da mesma forma é os consórcios Imobiliários. Dessa forma preparamos neste artigo todas as informações sobre consórcio Imobiliário para que todas suas dúvidas sejam tiradas.

Dinheiro

É sempre bom informar que usar o próprio dinheiro sempre será melhor do que usar dinheiro de terceiros. Isso porque quando você poupa se dinheiro, investe é apenas compra depois, seus ganhos estão sendo utilizados os juros compostos para si mesmo. Quando optamos em entregar em atalhos como consorciados e financiamos estamos optando em usar dinheiro dos outros.

Dessa forma podemos pagar taxas de juros por essa atitude. Isso porque usar o dinheiro dos outros sempre sai mais caro. Por isso se planeje, tenha paciência e conhecimento sobre seus ganhos, e não esqueça da auto disciplina. Por isso já entre em um consórcio sabendo que em alguns instante terá que pagar taxas pro usar o dinheiro de outras pessoas.

Consórcio Imobiliário / Financiamento

É sempre importante comparar esses dois tipos de crédito para saber qual o mais viável para nossos bolsos. O financiamento faz com que o banco nos empreste dinheiro para comprar algo imediatamente, mas cobram juros que costumam ser bem altos. Em casos específicos os juros chegam a ser iguais a do valor da compra.

Já no consórcio a pessoa também terá crédito mais de uma forma diferente. Os Consórcios são formados por grupos de pessoas que formam uma poupança onde mansamente um integrante é contemplado e recebe o crédito para comprar algum bem. Eles oferecem ausência de juros, o que pode ser bem mais em conta do que os financiamentos. Mas os consórcios são a longo prazo, não dá para saber quando será contemplado pois isso acontece apenas por meio de sorteios e lances organizados pelas administradoras.

Contemplação para Consórcio Imobiliário

Para um participante de consórcio ser contemplado ele precisa ser sorteado pela assembleia ou pode realizar um lance. Os sorteios a acontecem todos os meses. Já no lance o participante que realizar o maior lance leva a carta de crédito como contemplação. Essa carta de crédito pode ser utilizada para diversos fins, como aquisição de imóveis, automóveis, serviços em gerais como cirurgias, viagens e etc.

Sorte

Como já falamos as pessoas que dão os maiores lances em um consórcio podem ser contemplados mais rapidamente. Por isso se você não tem uma quantia para dar o lance pela contemplação certamente terá que contar com a sorte até que você seja sorteado pela administradora. Pode demorar todo esse processo, mais as admiradoras afirmam que todos os consorciados são contemplados com a carta de crédito. Então caso não tenha dinheiro para lances terá que contar com a sorte.

Poupança

Os consórcios são uma espécie de poupança forcada. Isso porque os integrantes vão realizar os pagamentos que vão funcionar como uma poupança, afinal ele pagará pelo valor que será contemplado com a carta de crédito. Por isso os consorciados são contas fixas que devem se bem avaliadas antes que qualquer contrato entre administradora e consorciado seja firmado.

Literalmente em um modo geral, no consórcio você vai pagar para poupar. Ou seja o que faz ainda mais que você poupe a força. Vale ressaltar que o consorciado vai estar pagando para poupar. Já que as administradoras cobram algumas taxas.

Custo de Espera

Como já falamos os consórcios são negócios a longo prazo. Por isso as pessoas que precisam com urgência mais não podem dar lances vai ter que esperar e contar com a sorte. Uma pessoa por exemplo que esteja fazendo o consórcio para adquirir seu imóvel, mais mora de aluguel terá que ter o custo de espera até que seja contemplado. Por um outro lado a quantia a se receber pode ganhar juros no decorrer do tempo o que pode ser vantajoso para o bolso dos que esperam.

Juros de um Consórcio Imobiliário

Pessoas que pagam consórcios ficam isentos se pagar juros, contudo existem algumas taxas que as administradoras cobram para administrar essas quantias. Mas ainda sim são bem menores do que as cobradas em um financiamento comum.

Burocracia

Os consorciados oferecem as seus clientes uma grande falta de burocracias para entrar em um consórcio. Mais a verdade é que essas burocracias são ausentes apenas no instante de ingressar no consórcio. Quando o consorciado e contemplado ele enfrenta algumas burocracias assim como as de um financiamento. Em casos de atraso de parcelas existe também grandes burocracias para deixar de ficar inadimplente.

Parcelas

E comum ver em casos de financiamento, parcelas que vão diminuindo o valor no decorrer do tempo. Já no consórcio o processo é ao contrário. As parcelas tendem a aumentar. Isso porque acontecem reajustes anuais pelo INCC.

Disciplina

As pessoas que não querem esperar para o sorteio, devem desenvolver uma disciplina para poupar dinheiro e realizar lances. Todo esse processo de poupar requer muita disciplina. Mas cada caso é um caso, por isso cabe ao consorciado analisar seus rendimentos para poupar.

Riscos

Como em todos os negócios, o consórcio pode fazer com que você corre alguns riscos e acabe sofrendo algumas consequências bem desagradáveis. Isso porque caso o seu grupo tenha um grande número de pessoas inadimplentes, você acabe apagando um certo preço. As administradoras trabalham com margens determinadas e se auto previnem quando isso acontece. Isso pode fazer com que os consorciados que paguem suas parcelas em dias sejam prejudicados por erros de terceiros.

Pequenas Administradoras

É muito importante evitar administradoras que não são autorizadas pelo Banco Central. Existem muitas pessoas que aplicam golpes nessa área. Evite pequenas administradoras, opte pelas que você tem recomendação e seguem todas as regras do Banco Central.

Consórcios pela internet

Toma muito cuidados com os consórcios realizados através da Internet. As condições são bem atrativas e acabam chamando atenção, mais nem todas têm veracidade. E em muitas vezes não beneficiam a você mais somente as administradoras. Tome bastante cautela nessas propagandas enganosas. Através da internet são feitos muitos planos e promessas que parecem vantajosas mas no fim elas beneficiam apenas as administradoras ou os vendedores, e não promovem nenhuma vantagem para o consorciado muito menos para seu bolso.

Compra de Imóveis

Existem muitas opções de conquistar um imóvel, através de financiamentos, loteamentos e consórcios. A primeira orientação é que você se eduque financeiramente antes de entrar em um negócio tão alto. Consórcio Imobiliário costumam ter um longo prazo, por isso coloque tudo no lápis. Afinal não se sabe ao certo quando você será contemplado. Mas ressaltamos que os consórcios Imobiliários são uma boa opção pela ausência de juros.

Considerações Finais

Para finalizar, orientamos a você que estude, avalie, planeje-se antes de ingressar em um consórcio imobiliário. Eles podem ser uma ótima alternativa mais devem ser realizados segundo cautela e planejamento. Por isso não deixe de pesquisar e avaliar.

Veja também:

Algumas Dicas Para ser Contemplado no Consórcio Rapidamente

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações