Devido a queda dos juros, que faz com que o crédito se barateie, e incentive a produção, fez com que surgisse um alerta sobre uma das aplicações financeiras mais tradicionais do Brasil. Dessa forma, sem perspectiva de alterações nos juros, a caderneta de poupança vai encerrar esse ano com rendimentos menores do que a inflação pelo segundo ano consecutivo. Isso porque a poupança no ano passado teve rendimentos menores do que a inflação.
O atual cenário brasileiro faz com que os investidores tradicionais busquem por outras formas de segurança com seu dinheiro para não perder para a inflação. Entretanto, a migração para outros tipos de aplicações financeiras exige uma determinada cautela por parte dos investidores. Isso porque, o investidor precisa estar atento aos prazos em que deseja deixar o seu dinheiro parado. Também precisa, ficar por dentro sobre todas as cobranças de impostos e algumas taxas de administração para que não saia no prejuízo.
Porém, ainda que seja isenta de alguns tributos e permita saques de forma imediata a poupança tem rendimentos de cerca de 70% da taxa Selic, juntamente com algumas taxas de juros básicos da economia que atualmente estão somados em 4,5%anuais.Contudo, os fundos de investimentos e a maior parte das aplicações financeiras em renda fixa realizar os pagamentos onde o saque nem sempre imediato. Vale lembrar ainda que o investidor com alguns riscos de perder o seu dinheiro caso decida sacar os valores antes do prazo determinado como vencimento.
De acordo com especialistas em finanças, os fundos de investimentos possuem representação de uma das melhores opções para os investimentos de investidores que estão começando no mercado. Afinal, grande parte desses fundos permitir que o investidor resgate o seu dinheiro sem prazo de espera assim como na poupança. Entretanto, esses fundos também lembram que os investidores devem prestar bastante atenção nos prazos para resgatar os seus valores e na finalidade do capital. Além disso, os investidores que migram para os fundos precisam determinar em que prazo desejam investir. Sendo assim, é extremamente importante saber qual objetivo da economia e para onde o dinheiro está sendo destinado. Dessa maneira, o investidor precisa prestar atenção sobre as taxas de rendimento líquido e taxa de administração.
Um especialista em finanças, administração e contabilidade fez uma comparação entre os fundos de investimento e a poupança. Assim, com atual taxa Selic, a caderneta de poupança é vantajosa apenas para os investimentos de curto prazo, com taxa de administração as pequenas, e com fundos com taxas mais altas, mas com investimentos a longo prazo.
Contudo, com as taxas de administração de 1% anual, a caderneta e os fundos de investimentos estão empatados quando o resgate do valor acontece em até seis meses. Já para a taxa de 1,5% anuais a poupança tem rendimentos maiores do que os fundos para resgates de até um ano. Por fim para retirada que leva mais de dois anos a poupança acaba perdendo para os fundos de investimentos. No entanto, com 2% de taxa anual a caderneta ganhar dos fundos de investimentos quando resgate do dinheiro leva de um a dois anos e após esse prazo elas continuam empatadas.
De modo geral, se o fundo cobrar uma taxa de administração que ultrapasse a mais de 2,5% anuais. A poupança será uma aplicação vantajosa apenas para os resgates após dois anos consecutivos.
Uma boa alternativa para migrar da poupança é representada por meio dos títulos públicos do tesouro direto. Isso porque o programa permite que o investidor realize compra de títulos públicos ainda que seja uma pessoa física. Vale ressaltar, que o imposto descontado diretamente da fonte fazendo com que o investidor recebo os rendimentos líquidos da declaração anual de imposto de renda. Sendo assim, as aplicações até 30 dias realizar os pagamentos sobre imposto de renda por operações financeiras o IOF, mas após esse período a alíquota diminuir até chegar a zero.
Pelo fato de serem vinculadas a taxa Selic, as letras financeiras do tesouro possuem uma rentabilidade equivalente a taxa básica de juros. Dessa forma podem ser resgatados pelos investidores sem perdas desde que eles esperem o prazo mínimo de 30 dias para não pagar o imposto de operações financeiras. Assim, esse tipo de investimento em títulos públicos pode ser uma ótima alternativa pelo fato de possuir rendimentos reais acima da inflação.
É fundamental, que na migração de aplicações financeiras os investidores tenham cautela contar os prazos para resgate de seus investimentos. Assim é muito importante que o investidor esteja atento aos prazos pois se não esperar de forma pode acabar tendo prejuízos.
Em conclusão, as aplicações financeiras de modo geral devem ser tomadas com cautela. Dessa maneira, orientamos que use todas as informações que mencionamos para realizar a migração de forma segura e para investimentos que gerem rentabilidade.
Veja também: