Menu

Publicidade

Saiba Tudo Sobre Rebalanceamento sua Carteira de Investimentos

De modo geral, desejamos basicamente te alertar para que convoque a seleção de todos seus investimentos. Isso porque, atualmente, estamos vivendo a grande importância da alocação de estratégias sobre os investimentos para obter resultados positivos em prazos longos. Dessa forma, a diversificação pode ser essencial para gerenciar os riscos e a geração de valores.

Rebalancear carteira de investimentos


Publicidade

Primeiramente, uma verdadeira carteira de investimentos que é diversificado é composta por ativos que respondem de diversas formas diferentes entre si mesmos. Ou seja, descorrelacionadas, de acordo com os movimentos realizados no mercado. Basicamente, se colocarmos em prática, ao definir uma alocação estratégica de forma rigorosa e com muito cuidado. Assim é possível obter uma grande relevância de diversificações de ativos. Desse modo, é possível passar a ter um novo modelo de investimentos a longo prazo. No entanto, ao mesmo tempo é possível ingressar com um novo modelo para gerenciamento de sua carteira de investimentos, que é o rebalanceamento.

Dessa forma, esse termo consiste basicamente em manter a carteira de investimentos totalmente alinhada com as estratégias e perfil de risco determinado. Também pode ser realizado de forma anual, ou em alguns instantes de grandes movimentos sobre os ativos, que é quando tem alterações de 5% ou mais.

Vale lembrar, que realizar mudanças em sua carteira de investimentos em momentos considerados caóticos no mercado, não significa que vai correr mais ou menos riscos com seus investimentos. Contudo, pode ser que essa determinação cumpra com tudo que foi estabelecido, no inicio do seu plano.

Rebalancear carteira devido o momento atual do mercado

Porém, quando falamos assim, pode parecer ser algo simples e fácil, mas a verdade é que se trata de um movimento bastante complexo. Afinal é importante ter disciplina e determinação para conseguir seguir na risca esse plano. Além disso, é bem possível que nesses instantes se não agir com cautela acabe caindo em algumas armadilhas, fazendo com que tenha que alterar todo seu plano.

Certamente podemos afirmar que estamos vivenciando isso na pele. Isso porque em janeiro de 2020 no dia 24 a Ibovespa atingiu sua máxima de 119 mil pontos. Entretanto, devido a pandemia do Covid-19, acabamos entrando em uma queda significativa, atingindo no dia 19 de março de 2020 a mínima de 61 mil pontos. Ou seja, um grande percentual de quase 49%, onde ainda não se sabe se é o fim, ou se ainda pode sofrer quedas nos próximos meses.

Sendo assim, com esse cenário atual, é bastante comum que as incertezas sobre o amanhã fiquem ainda mais evidentes sobre todos. Acredito que fazer a retirada de recursos da renda fixa e realizar uma alocação em ações pode ser um processo considerado arriscado.

Considerações Finais

Por fim, podemos afirmar que a segurança desse movimento provem de diversos estudos que foram capazes de certificar a grande eficácia desse processo. O principal alvo do re balanceamento não é obter aumento de retorno na carteira de investimentos. Mas, é fazer com que ela se mantenha alinhada ao perfil de risco com investimentos a longo prazo. Afinal, executar esse processo pode fazer com que saia das posições consideradas altas.


Publicidade

Ou seja, se colocarmos diretamente na prática, vai comprar na baixa e realizar a venda na alta. Também vai estar realizando um movimento contrário da grande maioria dos investidores, e isso pode ser uma grande estratégia para evitar a destruição de sua riqueza de investimentos realizados a longo prazo. Então, não deixe de seguir nossas orientações e busque o re balanceamento da sua carteira de investimentos.

Veja também:

Confira Como Aumentar o Score de Crédito de Forma Definitiva

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações