Menu
Publicidade

Tirar a CNH Saiba Quais os Passos - Confira Tudo

Diversas pessoas sonham em tirar a CNH. Mas não sabem como funciona todos os passos do processo nem ao menos por onde começar. O que se sabe é que o processo do DETRAN exige diversos detalhes. Por isso preparamos neste artigo todos os passos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

01- Autoescolas

O primeiro passo a se fazer é realizar uma pesquisa das autoescolas de sua cidade. Desta maneira será possível avaliar quanto você vai gastar de acordo com cada autoescola. As autoescolas tem seus próprios preços estipulados, por isso é normal ver variações na tabela de preços na mesma cidade. Por isso vale todos os valores e também a melhor forma de pagamento afinal cada um tem suas próprias condições de pagamento dos valores.

Para cada categoria existe um valor para tirar a permissão de dirigir. Caso seja as categorias A e B os valores juntos podem resultar em um valor médio razoável. Por isso é importante avaliar se seu orçamento será possível efetuar os pagamentos. Os valores podem várias também de acordo com as taxas impostas por cada DETRAN de cada estado do Brasil.

Tirar a CNH Saiba Quais os Passos

02- Iniciar Processo

Depois de realizar a pesquisa sobre todos os valores e qual a melhor autoescola, é hora de iniciar seu processo. Para iniciar o processo o futuro motorista deve dar entrada no DETRAN ou em um órgão de trânsito responsável em sua cidade. Em grande parte dos estados brasileiros o processo pode ser feito pela internet, onde o interessado emite todos os boletos referentes aos exames necessários logo no início do processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

03- Documentação

Após efetuar pagamentos de todos os boletos referente às taxas de exames é necessário que o candidato apresente os documentos originais e toda cópia deles. Ou seja, RG, CPF, Passaporte ou certificado de reservista). Também é necessário apresentar comprovante de residência recente e em alguns casos pode ser solicitado também uma foto 3×4 é uma coleta de biometria para cadastramento concluído.

04-Exames

Depois de realizar o processo de comprovação de documentos, o candidato deve realizar os exames necessários. Esses exames consistem em aptidão física e avaliações psicológicas que são realizados em uma clínica credenciada pelo DETRAN. Todos os exames são realizados para saber se o futuro condutor tem condições físicas e mentais para dirigir um veículo.

Tirar a CNH Saiba Quais os Passos

05- Curso

Depois de ter em mãos o laudo sobre as aptidões solicitadas o candidato deve iniciar o curso teórico. O curso tem uma duração de 45 horas dívidas em aulas. Para obter a CNH passar pelo processo do curso é indispensável. E sem o curso não é possível realizar a prova teórica.

06- Prova Teórica

A prova teórica é realizada após o curso é tem 30 questões. Para obter aprovação o candidato deve obter acerto mínimo em 21 questões. As aulas práticas só podem se iniciar após o candidato ter aprovação na prova. As questões são objetivas e de múltipla escolha.

07- Aulas Práticas

Após ser aprovado no exame teórico, o candidato vai iniciar suas aulas veiculares práticas onde será concedida a LADV para pegar todas as aulas necessárias. Todas as aulas práticas acontecem em vias urbanas e no local da prova.

08- Prova Prática

Depois de pegar todas as aulas práticas chegou a hora de realizar a temida prova prática. Onde o candidato deve marcar o exame prático na autoescola. No entanto,a realização do exame consiste em um trajeto escolhido pelo DETRAN onde o candidato será avaliado por um grupo de fiscais durante todo o percurso. Caso o candidato não seja aprovado ele pode repetir o exame depois de quinze dias.

Após ser aprovado o condutor recebe uma CNH provisória com validade de doze meses. Após esse período ele poderá pegar uma CNH permanente com validade de cinco anos. Vale ressaltar que só poderá pegar a CNH permanente no período de doze meses o motorista não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.

Considerações finais

Por fim,todos os processos da CNH precisam ser encarados pelos candidatos com muita seriedade, afinal todo processo vai estar em jogo durante cada passo do processo completo. Portanto, se está pensando em tirar sua CNH fique atento a todos esses passos para conquistar sua Carteira Nacional de Habilitação e se tonar um motorista de qualidade no trânsito brasileiro.

Veja também:

Veja como passar no Exame Prático de Moto

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações