Menu
Publicidade

Veja como passar no Exame Prático de Moto - Saiba Tudo

Atualmente existem inúmeras pessoas que iniciam o processo de suas CNH com a categoria A. Essa categoria permite que o motorista conduza com habilitação uma motocicleta. Mas existem muitas dúvidas entre os candidatos dessas categoria, a mais frequente é o sobre o medo de não passar no exames. Pensando nisso veja abaixo todas as informações de como passar no exame prático de moto do DETRAN.

Categoria A da CNH

Na categoria A da CNH o candidato deve realizar as aulas no CFC (Centro de Formação de Condutores). Lá o aluno aprende como conduzir uma moto para conseguir tirar a carteira nessa categoria. De acordo com o CONTRAN, as aulas práticas para habilitação de moto devem ser realizadas em via pública e não só em circuitos fechados das autoescolas, o que é que acontece na maioria das vezes. Ou seja, os testes também podem ser realizados nas ruas.

O curso para as pessoas que desejam apenas a categoria A é de 40 horas de carga horária. O candidato deve também pegar 20 horas de aulas práticas com o instrutor da CFC. A obrigatoriedade de realizar as aulas do curso e as aulas práticas é uma medida para que condutores se tornem mais aptos ao trânsito. Ou seja, visa diminuir acidentes por condutores de motocicletas que tem uma alta taxa em nosso país. Dessa forma o trânsito fica cada dia mais seguro para todos.

Prova Prática de Moto

As provas práticas de direção de motos são realizadas para que o DETRAN possa avaliar se ele não ata apto a ingressar nas vos urbanas com uma motocicleta. Na prova o candidato precisa passar por vai obstáculos. Esses obstáculos são ziguezague com quatro cones alinhados no percurso, curvas sequenciais em formado de L, rampa com oito metro de comprimento deste a entrada até a saída é duas rotatórias circulares que permitem a manobra em forma de oito.

A prova é realizada usando pontuações negativas a cada tipo de falta cometida. Desta forma existem faltas eliminatórias, faltas graves de três pontos, faltas médias de dois pontos e faltas leve de apenas um ponto. Usando essa base de avaliação o aluno que cometer faltas que ultrapassem três pontos ele reprova na prova prática.

Veja como passar no Exame Prático de Moto

Orientações para passar na Prova Prática

A prova prática visa analisar as habilidades dos alunos de dominar a moto. Dessa forma é muito importante que o aluno mantenha a calma para manobrar a moto com equilibro e mostrando reflexo rápido e uso correto de todas as sinalizações.

É importante que o aluno marque o exame apenas quando se sentir à vontade e seguro para realizar o exame. Procura conhecer o local que será a prova antecipadamente de modo que se sinta mais confiável com o lugar. Outra orientação é se souber bem antes da prova para ter raciocínio e equilíbrio pelo durante todo o percurso de avaliação.

Confira alguns passos que você deve fazer durante a prova prática de moto:

  1.  Coloque o capacete e o ajuste na cabeça.
  2. Confira se a viseira esta abaixada.
  3. Confira se o farol está aceso.
  4. Comece e termine o percurso na primeira marcha.
  5. Não coloque os pés no chão com a moto em movimento.
  6. Realize todas as paradas obrigatórias e respeite todas as faixas de sinalizações.
  7. Comece o percurso pelo lado direito do oito e dos cones.
  8. Preste atenção para realizar todo o percurso.
  9. Procure fazer todo o percurso controlando a aceleração.
  10. Não precisa regular os espelhos.
  11. Mantenha o controle e equilibrou para não se embaraçar com os cones.
  12. Durante as paradas obrigatórias coloque apenas o pé esquerdo no chão.
  13. Pare cerca de um metro antes da faixa.
  14. No termino da prova não derrape ou saia da faixa de equilíbrio.
  15. Pare antes de placa pare no fim da prova.

Observação: Cair em qualquer memorando durante o percurso é uma falta que elimina o candidato imediatamente.

Considerações Finais

Todo processo da CNH pode ser bem desgastante, principalmente psicologicamente. Por isso é muito importante manter a calma na hora de realizar todos os exames. Siga todas essas orientações e realize sua prova com segurança e certeza de aprovação.

Veja também:

Com quantos anos pode tirar a CNH

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações