Menu
Publicidade

Descubra como Renovar a Habilitação Vencida - Saiba mais

Grande parte dos motoristas tem algumas dúvidas para Renovar a Habilitação vencida. Isso porque muitos passam mais de um ano sem renovar as CNH e tem dúvidas se precisam repetir todo o processo da primeira habilitação. Devido as constantes duvidas preparamos neste artigo como você pode descobrir a renovar sua Carteira Nacional de Habilitação(CNH).

Habilitação Vencida

Caso o motorista dirija frequentemente, o mais indicado é que ele realize a troca da CNH no prazo de um mês do vencimento, dessa forma vai evitar problemas vindouros caso seja pego dirigindo com a CNH vencida. Mas existem muitos casos de pessoa que não renovam as CNH no período indicado e não sabem ao certo se vai precisar repetir todo o processo novamente.

Pra alivio desses motoristas, não é necessário repetir o mesmo processo da primeira habilitação. Mas existem algumas formulas de penalidades para os motoristas que ficarem cerca de cinco anos com suas habilitações vencidas.

Descubra como Renovar a Habilitação Vencida

Habilitação vencida a mais de 5 anos

Os motoristas brasileiros que estiverem dirigindo com a CNH vencida há mais de cinco anos precisam passar por um curso de atualização obrigatório proposto pela Conselho Nacional de Trânsito.

Durante esse curso de atualização os motoristas vão ter 10 aulas/horas de direção defensiva, e 5 aulas/horas de noções de primeiros socorros. Esses conteúdo são aplicados aos motoristas com intuito de diminuir as taxas de acidentes no trânsito brasileiro. Também tem o intuito de oferecer noções básicas de primeiros socorros para que os motoristas possam dar mais suportes a vítimas em casos de acidentes que possam acontecer.

O curso é uma exigência para poder se obter a renovação da Carteira Nacional de Habilitação desde o ano de 2004. Depois de o motorista concluir o curso ele precisa realizar um exame teórico de acordo com todos os conteúdos aprendidos dentro da sala de aula no curso. Para se obter aprovação será necessário acertar 70% das questões desse exame.

Habilitação vencida a mais de 3 anos

Os motoristas que estiverem com situação de vencimento superior a 3 anos precisam verificar a situação de renovação no site do DETRAN do estado que reside. Para que a renovação seja afeita é necessário realizar um agendamento.

O motorista vai precisar se submeter a exames de avaliação física e mental. Onde será avaliado se o motorista está apto fisicamente e mentalmente para dirigir ou se precisa fazer algum tipo de ajusto. Como próteses, uso de óculos, aparelhos de audição entre outros.

Todos esses exames médicos devem ser realizados em uma clínica com credencial junta ao DETRAN. Para realizar os exames é necessário efetuar pagamento de uma taxa. Ela pode variar de acordo com cada estado em que o motorista reside. Os motoristas que exercem atividade remunerada precisam passar pelo exame psicotécnico.

Após realizar essa etapa o motorista deve realizar o pagamento da taxa de renovação. E também levar com a CNH vencida a um posto de atendimento do DETRAN. É necessário também levar documentação original e cópia de RG, CPF, e comprovante residencial atualizado. Também é necessário apresentar foto 3×4. Essa documentação só deve ser levado no DETRAN na data que o motorista tiver realizado agendamento.

Depois de realizar todo esse processo basta aguardar até que a nova habilitação chegue ao DETRAN. Ou pelos Correios na residência do motorista.

Pena para CNH Vencida

Caso o motorista for pego em flagrante dirigindo com a CNH vencida será atuado como infração de nível gravíssima. A multa pode chegar a R$300 e o motorista ainda sofre com sete pontos a carteira de habilitação. Também como medida administrativa a CNH é recolhida pelos órgãos responsáveis. O veículo fica preso até que um motorista habilitado apresente-se para retirar o veículo.

Considerações Finais

Após se informar de todas essas informações, o motorista que estiver com CNH vencida pode regularizar sua situação do documento. Assim vai ficar obedecendo as leis do país e evitará problemas futuros e constrangedores.

Veja também:

Tudo Sobre a Reciclagem da Carteira de Habilitação

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações