Sem dúvidas, podemos afirmar que o Android 12 já está prestes a estar disponível para todos os usuários do sistema operacional do Google. No entanto, alguns usuários de um grupo selecionado podem testar o novo sistema antes do lançamento oficial. Sendo assim, podem ter acesso a versão Beta, a mais recente do mercado.
Vale lembrar, que o novo sistema tem uma leve inspiração no sistema iOS. Porém, o sistema do Google vai ter objetivo de oferecer ao usuário foco e privacidade além de contar com um redesign em sua interface de fácil acesso. Veja abaixo tudo sobre o assunto nesse artigo:
De modo geral, em grande parte das vezes, os dispositivos com compatibilidade com a versão Beta do Android 12 está dentro a família Pixel. Mas, apenas no Pixel 3 em diante. Contudo, também está compatível com os dispositivos ASUS, Oppo, Realme, OnePlus e vários outros. Por exemplo:
Sobretudo, assim, como no método que falamos acima no OTA, para ter o Android 12 em seu sistema Google Pixel, vai precisar primeiro acessar o site oficial do Android 12 Beta para realizar o registro do seu celular. Mas, caso prefira, pode fazer todo processo de modo manual. Veja o passo a passo a seguir:
Vale deixar claro que antes todo processo para instalar o novo sistema era diferente para cada fornecedor. Sendo assim, a grande parte deles exige que faça todo processo por meio de uma conexão com computador para redefinir seu celular. Mas por meio do site oficial do Android vai conseguir acesso a links para realizar o processo de instalação do novo sistema de acordo com seu dispositivo. Desse modo, pode ter todas as instruções que precisa para fazer parte do programa Android Beta.
Depois de fazer o teste do Beta em seu celular e não gostar do novo sistema, saiba que pode sair do programa. Ou seja, vai poder voltar para o Android 11. Porém, saiba que vai precisar de um antigo backup para realizar todo processo. Veja o passo a passo a seguir:
Por fim, vale destacar que o Beta do Android ainda está em fase de teste. Sendo assim, pode apresentar bugs e algumas instabilidades. Por isso, se decidir fazer a atualização deve realizar o processo por conta e risco. Porém, existem ótimas recomendações de usuários para o novo sistema, que em breve deve estar disponível para todos.