Sem dúvidas, grande parte dos trabalhadores possuem dúvidas sobre fazer a consulta do FGTS apenas com o CPF. Ou seja, sem que precise usar o NIS/PIS para ter acesso aos dados do fundo de garantia. Além disso, todo processo pode ser feito de forma simples e prática por meio do site ou aplicativo oficial do FGTS. Então, o trabalhador pode ter acesso ao saldo, extrato e diversos dados sobre o seu FGTS online. Vale lembrar que conferir todas as movimentações em sua conta pode se tornar essencial. Afinal, é sempre bom conferir se o seu benefício está com tudo em dia.
Antes de mais nada, para as pessoas que ainda não sabem, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com intuito de proteger os trabalhadores brasileiros. Mas isso apenas em casos de demissão sem justa causa. Dessa forma, pode ter recursos para lidar com os gastos dos próximos meses, enquanto ainda não consegue um novo emprego. Portanto, hoje em dia, os beneficiários do fundo de garantia podem ver o extrato, saldo, calendário e diversos outros dados por meio do site ou app do FGTS pela internet.
Contudo, a pouco tempo atrás a Caixa Econômica fez o anuncio de um novo app para deixar a vida dos trabalhadores ainda mais fácil em relação a consulta dos dados do FGTS. Isso para que não precisem ficar em filas e possam ter acesso a todas as informações que precisam online e em poucos minutos.
Primeiro, deve fazer um login no site oficial da Caixa. Dessa forma, vai poder acessar a opção destinada para o fundo de garantia. Assim pode ver o seu saldo, calendário, extrato, saques e saber se tem direito de receber o benefício para trabalhadores brasileiros do Governo Federal. Veja abaixo o passo a passo de como consultar o seu FGTS com CPF no site:
Vale lembrar que também tem a opção de usar o seu NIS/PIS/PASEP, caso não queira usar o seu CPF no processo de consulta online pelo site da Caixa.
Existem diversas outras formas de saber se tem direito ao fundo de garantia. Por exemplo, pode ter acesso a esses dados indo até uma agência da Caixa pra falar com atendente tendo em mãos seus documentos de identificação, CPF e cartão cidadão. Também pode ver se tem direito ao FGTS por meio do caixa eletrônico na própria agência.
Devido a pandemia causada pelo Covid-19, foi liberado o pagamento de até R$ 1045 do FGTS emergencial. Para saber se tem direito a receber os valores precisa fazer uma consulta. Assim vai poder ver qual o mês em que o dinheiro vai ser liberado.
A consulta dos dados do FGTS pode ser feita por meio do atendimento por telefone de forma simples e prática. Basta ligar para 0800 726 0207, e o trabalhador pode ter acesso ao saldo, calendário, saques e outros dados. Embora não seja uma versão digital, ainda se trata de um meio bastante útil para fazer a consulta. Mas, ainda pode ser uma boa opção para tirar todas as dúvidas que não tirou por meio dos canais digitais na internet.
Em geral, agora as empresas que possuem saldo devedor para o FGTS podem parcelar o valor dos débitos rescisórios. Isso porque o Conselho Curador do FGTS criou uma forma de ajudar mais de oito milhões de trabalhadores que saíram dos empregos a receber os valores. Isso porque, muitos acabaram não tendo acesso ao fundo por falta de depósito. Assim essa medida foi tomada para que as empresas consigam pagar os valores e ambas as partes sejam beneficiadas.
Além disso, segundo o Ministério do Trabalho diversas empresas não fizeram os depósitos por causa das dificuldades financeiras. Assim, os valores deveriam ser pagos a vista, mas agora contam com a opção de parcelamento para que o trabalhador não seja prejudicado. De qualquer forma não deixe de conferir tudo sobre o assunto caso tenha direito a saque do FGTS durante esse período.
Por fim, agora que já sabe tudo sobre como fazer a sua consulta do FGTS com CPF pelo site e app pela internet. Dessa forma, não vai precisar sair de casa para ter acesso às informações e ainda pode fazer tudo apenas com seu CPF para ter ainda mais facilidade. Então não perca mais tempo e faça a sua consulta de dados do FGTS com CPF.