Atualmente existem inúmeras pessoas que iniciam o processo de suas CNH com a categoria A. Essa categoria permite que o motorista conduza com habilitação uma motocicleta. Mas existem muitas dúvidas entre os candidatos dessas categoria, a mais frequente é o sobre o medo de não passar no exames. Pensando nisso veja abaixo todas as informações de como passar no exame prático de moto do DETRAN.
Na categoria A da CNH o candidato deve realizar as aulas no CFC (Centro de Formação de Condutores). Lá o aluno aprende como conduzir uma moto para conseguir tirar a carteira nessa categoria. De acordo com o CONTRAN, as aulas práticas para habilitação de moto devem ser realizadas em via pública e não só em circuitos fechados das autoescolas, o que é que acontece na maioria das vezes. Ou seja, os testes também podem ser realizados nas ruas.
O curso para as pessoas que desejam apenas a categoria A é de 40 horas de carga horária. O candidato deve também pegar 20 horas de aulas práticas com o instrutor da CFC. A obrigatoriedade de realizar as aulas do curso e as aulas práticas é uma medida para que condutores se tornem mais aptos ao trânsito. Ou seja, visa diminuir acidentes por condutores de motocicletas que tem uma alta taxa em nosso país. Dessa forma o trânsito fica cada dia mais seguro para todos.
As provas práticas de direção de motos são realizadas para que o DETRAN possa avaliar se ele não ata apto a ingressar nas vos urbanas com uma motocicleta. Na prova o candidato precisa passar por vai obstáculos. Esses obstáculos são ziguezague com quatro cones alinhados no percurso, curvas sequenciais em formado de L, rampa com oito metro de comprimento deste a entrada até a saída é duas rotatórias circulares que permitem a manobra em forma de oito.
A prova é realizada usando pontuações negativas a cada tipo de falta cometida. Desta forma existem faltas eliminatórias, faltas graves de três pontos, faltas médias de dois pontos e faltas leve de apenas um ponto. Usando essa base de avaliação o aluno que cometer faltas que ultrapassem três pontos ele reprova na prova prática.
A prova prática visa analisar as habilidades dos alunos de dominar a moto. Dessa forma é muito importante que o aluno mantenha a calma para manobrar a moto com equilibro e mostrando reflexo rápido e uso correto de todas as sinalizações.
É importante que o aluno marque o exame apenas quando se sentir à vontade e seguro para realizar o exame. Procura conhecer o local que será a prova antecipadamente de modo que se sinta mais confiável com o lugar. Outra orientação é se souber bem antes da prova para ter raciocínio e equilíbrio pelo durante todo o percurso de avaliação.
Observação: Cair em qualquer memorando durante o percurso é uma falta que elimina o candidato imediatamente.
Então, todo processo da CNH pode ser bem desgastante, principalmente psicologicamente. Por isso é muito importante manter a calma na hora de realizar todos os exames. Enfim, siga todas essas orientações e realize sua prova com segurança e certeza de aprovação.
Veja também: