Menu
Publicidade

Confira 7 Dicas Para Melhorar as Suas Finanças Pessoais

Certamente, com a grande incerteza e instabilidade gerada pela pandemia no Covid-19, muitas pessoas começaram a rever suas finanças pessoais. De acordo com especialistas financeiros, momentos como esses são um grande fator para gerar depressão e tomar decisões financeiras ruins. Dessa maneira, o aumento do consumo e o endividamento pode acabar tomando conta de muitas pessoas que não mantem o controle sobre suas finanças pessoais. Sendo assim, separamos nesse artigo, diversas informações para que confira 7 dicas para melhorar as finanças pessoais.

Confira 7 Dicas Para Melhorar as Suas Finanças Pessoais

1- Pague todas as suas dívidas antes de poupar

Primeiramente, é necessário que você liquidar todas as suas dívidas em aberto antes de começar a poupar. Mas sabemos que poupar não é um grande costume dos brasileiros, porém a chegada do COVID-19 fez com que muitas pessoas percebessem a grande relevância de ter uma reserva para momentos emergenciais. Dessa forma, é essencial que antes de aplicar seu dinheiro numa poupança outra modalidade investimento você pague todas as suas dívidas. Isso porque nenhum rendimento vai ser maior do que as taxas e juros que são aplicadas por cartões de crédito ou cheque especial. Então o primeiro passo para controle das suas finanças pessoais será liquidar todos os débitos pendentes.

2- Saiba qual é o seu orçamento

De acordo com pesquisas, atualmente 66% de toda população brasileira endividada. Por isso é essencial que o seu ponto de partida seja deixar de ser um devedor para se tornar um poupador. Além disso a grande maioria das pessoas não sabem com que gastam próprio dinheiro. Desse modo você precisa saber de onde vem o seu dinheiro e para onde ele é destinado. Sendo assim, nossa orientação é que você faça uma lista detalhada com todos os seus gastos pessoais ou familiares ao decorrer do mês juntamente com toda sua renda obtida mensalmente.

Confira 7 Dicas Para Melhorar as Suas Finanças Pessoais

3- Descubra para onde o seu dinheiro está indo

Caso você seja uma pessoa que não tenho nenhuma ideia de onde o seu dinheiro está sendo destinado é importante que crie um controle rígido por cerca de três meses. Assim vai ser bem mais fácil compreender para onde seu dinheiro está sendo destinado a ir aonde ele está sendo gasto de forma desnecessária. Afinal, quase todos os brasileiros não prestam atenção nos pequenos gastos que acabam prejudicando todo orçamento. Por exemplo, algumas compras por impulso, quando são somadas no final do mês podem estar ultrapassando os seus gastos fixos. Então é importante ficar atento para saber onde seu dinheiro está sendo aplicado de forma ruim.

Uma boa orientação para ter esse controle financeiro, é optar por uso de planilhas e aplicativos desenvolvidos para essa finalidade. Contudo, caso não queira optar pelos métodos mais modernos pode usar as velhas anotações que vai conseguir chegar nos mesmos resultados. Para isso, basta anotar diariamente todos os seus gastos realizados no dia ou na semana, dados como entradas, dados de saída, dados de investimento e assim por diante.

4- Faça uma redução nos seus gastos

Após ter realizado todo diagnóstico será bem fácil conseguir identificar no que o seu dinheiro está sendo gasto. E por isso é a hora de começar a reduzir cada um dos seus gastos desnecessários. Entretanto, orientamos que comece aos poucos e não faça nenhum tipo de redução radical os seus gastos pois isso deve virar um hábito. Basicamente, o intuito é reduzir os gastos do seu dinheiro sem que você tenha que abrir mão do que considera importante. Por exemplo sair com os amigos uma vez na semana, fazer uma viagem uma vez no ano, ou até mesmo consumo de alguns itens supérfluos que são importantes para sua qualidade de vida. Então, vá reduzindo os gastos aos poucos, até que consiga total controle financeiro.

5- Tem em mente que você ganha menos do que se ganha realmente

Uma das grandes estratégias adotadas por muitas pessoas para economizar, é ter em mente que ganha um salário inferior do que se ganha na realidade. Dessa forma é possível sempre realizar contas e honrar com cada um dos seus compromissos e ainda economizar uma pequena parcela do seu salário para realizar algum sonho outro tipo de investimento. De modo geral você vai aprender a viver com menos do que se ganha mensalmente.

6- Faça suas economias com algum objetivo

É totalmente essencial que você busque economizar visando alcançar algum objetivo pessoal. Por exemplo comprar um carro, adquirir um imóvel, realizar uma viagem dos sonhos ou até mesmo uma festa que sempre sonhou. Isso porque realizar o ato de poupar sem um objetivo é muito difícil. Afinal é necessário ter um amor de motivação que te leve a economizar dinheiro. Então trace metas e objetivos com esses valores que podem ser alçados.

7- Busque criar os hábitos antes de ter uma rentabilidade 

Sem dúvidas, para as pessoas que nunca pouparam nunca investiram, o mais importante é criar o hábito de poupar do que correr atrás de uma rentabilidade. Mas caso já tenha o hábito de poupar tem mente que você pode investir os seus recursos. Contudo, antes de realizar qualquer tipo de investimento é necessário que tenha conhecimento sobre o mercado atual, identificar o seu perfil de investidor. Isso porque existem três tipos de perfis de investidores o conservador, o moderado e o agressivo. Atualmente, é possível encontrar no mercado taxas de juros muito baixas, por isso para quem está começando no mundo dos investimentos os títulos públicos podem ser a melhor forma de ponto de partida.

Considerações finais 

Em conclusão, como já mencionamos devido aos últimos acontecimentos as pessoas nunca procuraram tanto manter o controle ou melhorar a suas finanças pessoais. Sendo assim, seguindo todas as nossas dicas e orientações a suas finanças pessoais podem melhorar e se manter sob controle. Então não perca tempo e deixe para organizar as suas finanças pessoais amanhã, comece o mais rápido possível para obter resultados ainda mais rápidos.

Veja também:

Serasa Score e o Real Motivo de Não Estar Conseguindo um Empréstimo

 

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações