O imposto é cobrado pelo órgão responsável de cada estado do país. Deste modo a metade do valor vai para o governo Federal e o restante para o governo do estado em que reside o veículo. O tributo não abrange somente veículos terrestre. Ele vale também para algumas aeronaves e também barcos.
O pagamento do imposto poderá ser realizado de duas maneiras. A primeira é a vista em uma única parcela, nesta opção você conta com muitos descontos. A segunda opção é parcelamento, aqui você poderá parcelar em até 3 parcelas iguais, no entanto conta com algumas taxas de juros.
Entretanto, alguns estados do país definem o valor a ser pago de acordo com a potencia e o ano do seu veículo. Em relação aos vencimentos e descontos, eles também variam muito em relação ao estado em que o veículo foi registrado. No entanto, o valor também é definido por cada estado. No entanto, a maioria dos estados brasileiros utilizam uma tabela, conhecida como Fipe para estar definindo os valores.
Para que você consiga ter acesso ao seu boleto é necessário que você informe seu CPF ou CNPJ pessoal, a placa e o Renavam do veículo. E que é disponibilizado a você no momento do seu cadastro. Após realizar todo o cadastro é só clicar com o botão esquerdo do seu mouse na tecla “Avançar”. Para que você realize a impressão do seu boleto.
Por fim, para você que deseja ver os seus débitos ativos em seu veículo, clique no link de acesso referente ao seu estado. Para acessar direto o site do órgão responsável pelo seu estado:
Veja também: