Para as pessoas que estão iniciando os processos da primeira CNH as dúvidas sobre os conteúdos abordados nas provas são constantes. Isso porque os exames são incertos para eles. Onde o único instituto deles é conquistar aprovação na Prova do DETRAN. Pensando nisso confira neste artigo os conteúdos abordados nas provas do DETRAN.
Para concluir o processo de CNH o aluno deve obter aprovação nas duas provas do DETRAN. A prova teórica e a prova prática, onde os candidatos precisam mostrar suas habilidades teóricas e práticas.
O melhor método para conseguir aprovação e não ser surpreendido com uma eventualidade é se aplicar aos estudos antes da prova. Se o aluno se aplicar aos estudos a prova será sem dificuldades. Mas grande parte dos alunos ficar com os nervos à flor da pele, o que pode resultar em erros em detalhes bem simples.
Por isso para diminuir o nervosismo, recomendamos aos alunos, que cheguem antes no local das provas e realize exercícios de respiração para realizar a prova de forma mais tranquila.
De acordo com as determinações do CONTRAN, a prova teórica é realiza após a conclusão do curso. O curso tem uma carga horaria de 45 horas/aulas que devem ser cumpridos devidamente. No curso os alunos aprendem sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica e cidadania.
Tenha concluído esse curso o aluno terá que realizar a prova teórica do DETRAN com 30 questões objetivas e de múltipla escolha baseadas nos conteúdos aprendidos dentro da sala de aula. Para obter aprovação o candidato deve ter acerto mínimo de 21 questões. O aluno terá 50 minutos para realizar o exame. O resultado é imediato e informado ao aluno no fim da realização da prova.
Depois de o aluno ter aprovação na prova teórica ele poderá começar a iniciar as aulas práticas. O DETRAN exige que os alunos peguem 25 aulas práticas para categoria B e 20 aulas para categoria A.
As aulas são realizadas em vias de trânsito no veículo de sua categoria com um instrutor da CFC. muito importante que os alunos tirem todas as dúvidas durante essas aulas. Dessa forma quando chegar a hora de realizar a prova prática o aluno estará com confiança e segurança em realizar o exame.
A prova prática consiste em um trajeto escolhido pelo DETRAN. Onde o motorista terá que realizar todo o trajeto respeitando as sinalizações. Portanto, o condutor terá um avaliador dentro do veículo se for a categoria B, onde será analisadas as habilidade de dirigir o veículo de forme correta. O percurso terá alguns obstáculos, como rampas e balizas segundo as determinações do DETRAN. Então, caso seja a categoria A o percurso terá rotatórias e cones para ziguezague onde o motorista terá que realizar o exame mostrando uma boa condução e coordenação da motocicleta.
Afinal, o candidato que não conquistar aprovação, poderá fazer a prova novamente após 15 dias. Contudo, existem algumas taxas adicionais empregadas pelo DETRAN e pelas autoescolas, e a taxa pode variar de acordo com cada estado e CFC.
Por fim, as provas do DETRAN são cruciais para as pessoas possam conseguir a CNH. Por isso é muito importante manter a calma e ficar atento a todos os detalhes dos exames para obter aprovação e conseguir a Habilitação. Vale ressaltar que após os motoristas obterem aprovação nos exames práticos, eles pegar a CNH provisório. Ela tem validade de doze meses desde a data de emissão. Após o vencimento ele poderá pegar a CNH permanente desde que não tenha cometido infrações graves ou gravíssima. Então, ele pagará a CNH permanente com duração de 5 anos. Após passado esse período terá que renovar a CNH juntamente com o DETRAN.
Veja também: