Para cada modalidade infração existe uma quantidade de pontos taxados na carteira do motorista. As pontuações são divididas em Gravíssima que resultam em 7 pontos, a Grave que são 5 pontos, a média 4 pontos. E por fim, a leve onde o motorista é penalizado com apenas 3 pontos.
Portanto, o acúmulo dessas pontuações na carteira de habilitação pode gerar alguns problemas para os motoristas. Como a suspensão do direito de dirigir.
Para os motoristas que atingirem uma pontuação máxima de 20 pontos em infrações durante um período de um ano. Ele perde o direito de dirigir. Essa suspensão pode acontecer por um período de seis meses á um ano.
Para que o motorista tenha sua carteira de habilitação de volta será necessário realizar um curso de reciclagem. A realização d curso é obrigatória a todos os motoristas que divertem suas carteiras suspensas.
Após a realização do curso de reciclagem e o período de penalidade. O motorista poderá ter em mãos sua carteira de habilitação novamente.
Para os motoristas que forem pegos dirigindo combate CNH suspensas, terão a ação reconhecida como infração gravíssima e terão suas CNH cassadas pelos departamento de trânsito de seus respectivos estados.
E além da infração gravíssima o valor da multa será triplicada pela ação desordenada de uma ordem judicial nas leis de trânsito.
Muitas pessoas têm dúvida se motoristas profissionais tem ou não que cumprir com a penalidade. Mas mesmo motoristas profissionais tem que cumprir com a penalidade.
Mas a alguns anos atrás foi determinado que motoristas profissionais de caminhão, ônibus e reboque podem realizar o curso da reciclagem quando estiverem com 14 pontos na carteira.
Após a conclusão do curso os pontos são eliminados da carteira de habilitação desse motorista. O curso pode ser solicitado quando um motorista alcança 14 pontos em um período de um ano.
A cassação de uma CNH é uma determinação da justiça onde um motorista tem a suspensão do direito de dirigir qualquer veículo. Basicamente a cassação da CNH é a suspensão da mesma.
Os condutores que receberem essas penalidades sobre ações de infrações podem recorrer a uma espécie de recurso de defesa que deve ser apresentada na Autoridade de Trânsito.
O prazo para essa apresentação é notificará na imposição da penalidade ao condutor.
Por esses motivos que os condutores devem ficar atentos aos pontos de suas carteiras de habilitação, e se existe alguma multa estabelecida por um veículo.
Enfim, os condutores que desejarem ficar atentos aos pontos e multas com veículos de seus veículos devem entrar no site do DETRAN e realizar um cadastramento rápido com todos seus dados pessoais. O site irá solicitar o número de CPF do condutor. Portanto, o motorista poderá ter acesso a data, local e horário e o motivo de cada uma de suas infrações cometidas.
Por fim, os pontos da CNH por infrações pode resultar em muitas dores de cabeça. Dessa forma nossa orientação aos condutores brasileiros é que fiquem atentos a todas as modalidades de infrações. Afinal, mesmo que as infrações sejam leves, comedidas em grandes escolas podem alcançar a pontuação máxima de 20 pontos. Por isso fique atento no trânsito, e evite infrações.
Veja também: