Menu
Publicidade

Confira Todas as Informações Sobre Pontuação da CNH

A maioria dos motoristas brasileiros já sabem que a Pontuação da CNH ocorre de acordo com as infrações. E pode gerar uma grande dor de cabeça com até mesmo a suspensão do direito de motorista de dirigir algum veículo. Veja neste artigos todas as informações sobre as pontuações na CNH.

Publicidade

Pontuação da CNH

Para cada modalidade infração existe uma quantidade de pontos taxados na carteira do motorista. As pontuações são divididas em Gravíssima que resultam em 7 pontos, a Grave que são 5 pontos, a média 4 pontos. E por fim, a leve onde o motorista é penalizado com apenas 3 pontos.

Portanto, o acúmulo dessas pontuações na carteira de habilitação pode gerar alguns problemas para os motoristas. Como a suspensão do direito de dirigir.

Confira Todas as Informações Sobre Pontuação da CNH

Perca do direito de Dirigir

Para os motoristas que atingirem uma pontuação máxima de 20 pontos em infrações durante um período de um ano. Ele perde o direito de dirigir. Essa suspensão pode acontecer por um período de seis meses á um ano.

Para que o motorista tenha sua carteira de habilitação de volta será necessário realizar um curso de reciclagem. A realização d curso é obrigatória a todos os motoristas que divertem suas carteiras suspensas.

Após a realização do curso de reciclagem e o período de penalidade. O motorista poderá ter em mãos sua carteira de habilitação novamente.

Enfim,vale ressaltar que cada penalidade é aplicada mediante as infrações cometidas pelos motoristas. Desta forma não se pode afirmar ao certo o tempo de penalidade. Mas existem casos em que o motorista tem sua CNH suspensas por até dois anos.

Punição por dirigir por com Carteira suspensa

Para os motoristas que forem pegos dirigindo combate CNH suspensas, terão a ação reconhecida como infração gravíssima e terão suas CNH cassadas pelos departamento de trânsito de seus respectivos estados.

Publicidade

E além da infração gravíssima o valor da multa será triplicada pela ação desordenada de uma ordem judicial nas leis de trânsito.

Confira Todas as Informações Sobre Pontuação da CNH

Motoristas Profissionais

Muitas pessoas têm dúvida se motoristas profissionais tem ou não que cumprir com a penalidade. Mas mesmo motoristas profissionais tem que cumprir com a penalidade.

Mas a alguns anos atrás foi determinado que motoristas profissionais de caminhão, ônibus e reboque podem realizar o curso da reciclagem quando estiverem com 14 pontos na carteira.

Após a conclusão do curso os pontos são eliminados da carteira de habilitação desse motorista. O curso pode ser solicitado quando um motorista alcança 14 pontos em um período de um ano.

O que é uma Cassação da CNH?

A cassação de uma CNH é uma determinação da justiça onde um motorista tem a suspensão do direito de dirigir qualquer veículo. Basicamente a cassação da CNH é a suspensão da mesma.

Contudo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) disponibiliza aos motoristas a opção de defesa caso recebam essas penalidade por infrações.

Defesa do Condutor

Os condutores que receberem essas penalidades sobre ações de infrações podem recorrer a uma espécie de recurso de defesa que deve ser apresentada na Autoridade de Trânsito.

O prazo para essa apresentação é notificará na imposição da penalidade ao condutor. Desta forma a penalidade e a defesa serão apresentadas a JARI (Junta Administrativa De Recursos de Infrações. Logo depois também será apresentada toda a causa para o CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

Por esses motivos que os condutores devem ficar atentos aos pontos de suas carteiras de habilitação, e se existe alguma multa estabelecida por um veículo.

Confira Todas as Informações Sobre Pontuação da CNH

Multas e Pontuação da CNH

Os condutores que desejarem ficar atentos aos pontos e multas com veículos de seus veículos devem entrar no site do DETRAN e realizar um cadastramento rápido com todos seus dados pessoais. O site irá solicitar o número de CPF do condutor. Desta forma o motorista poderá ter acesso a data, local e horário e o motivo de cada uma de suas infrações cometidas.

Conclusão

Os pontos da CNH por infrações pode resultar em muitas dores de cabeça. Dessa forma nossa orientação aos condutores brasileiros é que fiquem atentos a todas as modalidades de infrações, até porque mesmo que as infrações sejam leves, comedidas em grandes escolas podem alcançar a pontuação máxima de 20 pontos. Por isso fique atento no trânsito, e evite infrações.

Veja também:

Consultar IPVA

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações