Menu
Publicidade

Sinais Para Saber se Seu Planejamento Financeiro Está Incorreto

Vamos imaginar que você tenha desenvolvido todo um planejamento financeiro para sua vida. Então, se animou em colocá-lo em prática e está bem otimista para conseguir bons resultados. Contudo, os meses tem passado e não tem conseguido o resultado que deseja, e isso pode significar que está comentando algum erro em seu planejamento. Por isso, é totalmente fundamental que você identifique os erros em seus planejamentos para que tudo se resolva e alcance bons resultados financeiros. Sendo assim, separamos nesse artigo diversas informações para que descubra alguns sinais para saber se seu planejamento financeiro está incorreto.

Sinais Para Saber se Seu Planejamento Financeiro Está Incorreto

1- Não consegue manter a rotina com seu planejamento financeiro

Caso você mensalmente anota todas as suas despesas fixas, e demais contas, e ainda percebe que está gastando mais do que o previsto é sinal de que algo está incorreto. Isso porque, talvez a prática do seu planejamento financeiro não esteja sendo aplicado na sua vida, dia após dia. Desse modo, ainda que tente você acaba gastando mais do que deseja, por mais que tenha um limite determinado em seu planejamento. No entanto, isso também pode acontecer pelo fato de estar gastando com coisas pequenas no seu dia a dia. Ou seja, pequenos gastos diários que no final do mês acabam fazendo seu orçamento pesar e que devem ser cortados.

De modo geral, suas estimativas de gastos em relação ao mês não estão batendo com sua realidade, e isso certamente deve ser mudo para obter resultados mais significantes. Por isso, nossa orientação é que nesses casos você busque se concentrar ao máximo em seu planejamento e colocá-lo em prática diariamente. Isto é, se cobrar ainda mais para que consiga o resultado financeiro almejado. Além disso, optar por usar planilhas de controle financeiro pode ser uma excelente alternativa para obter um controle maior sobre os gastos.

Sinais Para Saber se Seu Planejamento Financeiro Está Incorreto

 2- Teve nenhum ou apenas pouco resultado com seu planejamento financeiro após meses

Caso seu plano seja guardar mensalmente cerca de 10% de todo seu salário. Contudo na prática quase todos os meses você acaba não fazendo isso por faltar dinheiro. Isso porque, grande parte das pessoas acabam traçando um planejamento financeiro mais não conseguem aplicar ele na prática, fazendo com que o planejamento mensal acabe não acontecendo. Ou seja, que está cometendo mais um erro em seus planos financeiros. Por exemplo, você sabe quanto gasta usando seu dinheiro todos os meses? Por mais que a pergunta seja simples, a resposta pode ser um pouco complexa.

Basicamente, você deve anotar todas as suas despesas e ainda as categorizar. Por exemplo, com nome, data e assim por diante. Mas o grande problema de não ver desligados com o planejamento financeiro é que você pode possível ficar desmotivado e até desistir. Assim, você pode acabar gastando bem mais e ainda deixar a sua situação mais grave do que nunca. No entanto, nesses casos nossa orientação é que você faça uma revisão completa sobre seus gastos, e trace novos planos para diminuir cada um deles.

Sinais Para Saber se Seu Planejamento Financeiro Está Incorreto

3- Você está colocando seu planejamento financeiro em prática mais os valores de cartões de crédito e empréstimo estão altos demais

Sem dúvida, as contas com os cartões de credito e empréstimos são as mais problemáticas e que costumam pesar em quase todos os orçamentos. Além disso, grande parte dessas contas podem ser resultado de uma compra realizada no passado, em que você parcelou varias vezes para que o valor coubesse com mais facilidade em seus ganhos mensais. Contudo, por mais que já tenha ingressado em um planejamento financeiro, essas contas continuam chegando e acabam prejudicando todo seu orçamento na hora de colocar em prática seus planos.

Assim, quando se vivencia essa realidade, pode ser que facilmente acabe quebrando seu planejamento, gerando uma frustração ainda maior sobre suas finanças. Afinal, é bem possível que esteja pagando por algo que comprou a bastante tempo e talvez nem esteja mais usando. Assim pode acabar gerando alguns sentimentos ruins quanto a isso.

Por isso, nesses casos, nossa dica pode ser até um pouco óbvia. Isso porque, é necessário que busque priorizar eliminar todas as suas dívidas. Além disso, é muito importante que comece a optar pelas compras sem parcelamento, ou seja, optando por compras a vistas e sempre lutando para encontrar bons descontos. Então, por mais que essas alterações não sejam tão imediatas, será fundamental para que seus planos financeiros entrem no eixo. Também orientamos que trace metas, e escolha dividas para que elimine de uma a uma até que consiga se livrar de todas. Por fim, para alguns casos, a solução pode ser mais simples, onde vai apenas deixar de comprar com cartão de crédito até que toda sua situação financeira se regularize.

Considerações finais

Em conclusão, todo planejamento financeiro pode ser um pouco complicado e exige bastante foco, rotina, e determinação para se alcançar bons resultados. Por isso, caso esteja cometendo algum dos erros mencionados, não perca tempo, e busque colocar seu plano financeiro em ordem com nossas orientações.

Veja também:

Saiba Tudo Sobre Rebalanceamento sua Carteira de Investimentos

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2020 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações