Caso a sua casa tenha sofrido algum tipo de explosão, roubo ou incêndio, tenha em mente que primeiro deve avisar a polícia. Logo depois deve registrar um B.O. Vale deixar claro que vai precisar apresentar o B.O a seguradora para que consiga acionar o seu seguro de casa. Então, ainda que a situação não seja favorável, deve manter a calma e registrar o seu B.O com o máximo de dados sobre o ocorrido. Além disso, busque informar no B.O todos os itens afetados, roubados e até mesmo danificados por conta do ocorrido em seu imóvel.
Ainda que muitos itens em sua residência possam ser salvos após o acidente ou ocorrido de sinistro, deve ter em mente que precisa deixar tudo no lugar. Muita gente não sabe, mas a empresa seguradora do seu plano vai avaliar o local quando acionar o seu seguro. Por isso, ela precisa confirmar os danos para liberar o valor da indenização.
Em geral, existem três formas de acionar a sua seguradora nesse tipo de situação. Ou seja, primeiro por meio do corretor no qual te vendeu o plano de seguro, pela central da seguradora ou pedindo o seguro em casos de sinistro de modo 100% online, pela internet. Porém, existem algumas empresas que permite que acione o seu seguro pelo app ou por meio do WhatsApp. De qualquer forma, ao assinar a sua apólice de seguro, busque perguntar os canais para acionar o seu seguro sempre que precisar para evitar dúvidas. Vale lembrar que para acionar o seu seguro ainda vai precisar dos seus dados pessoais e o número de sua apólice para fazer todo o processo.
Na hora de acionar o seu seguro vai precisar de uma série de documentos que deve apresentar. Assim, além do RG, CPF e comprovante de endereço ainda deve estar com alguns itens que comprovem a situação ocorrida. Por exemplo, B.O, laudo do corpo de bombeiros, lista com todos os itens afetados com o sinistro, escritura e nota fiscal de todos os itens cobertos pelo seu plano de seguro.
Depois de realizar todos os passos acima, deve aguardar até que a sua solicitação seja avaliada. Em geral, pode acompanhar isso pelo site da seguradora ou app oficial da empresa. Mas, saiba que a empresa tem até 30 dias para pagar a indenização do seu seguro.