Menu

Publicidade

Confira Aqui Todos os Detalhes Sobre Cota de Consórcio

Como grande parte das pessoas já conhecem, os consórcios permitem que faça aquisição de vários tipos de serviços e bens. Dessa maneira, essa opção de compra conta com várias vantagens aos seus membros. Por exemplo, ausência de taxa de juros, burocracia reduzida e várias outras. Mas, para que consiga fazer parte dessa opção de compra hoje em dia, vai precisar de uma cota de consórcio. No entanto, muita gente ainda possui dúvidas quando o assunto são as cotas de consórcios. Por isso, pensando em te ajudar, nesse artigo, separamos os dados sobre cota de consórcio que precisa saber. Veja abaixo:

Como funciona as cotas de consórcio?

Ao falar sobre cotas, grande parte das pessoas já imaginam uma parte de algo maior. Portanto, esse é o mesmo significado de uma cota de consórcio. isso porque, vai estar investindo seu dinheiro em um grupo, onde todos desejam adquirir o mesmo bem em comum. Sendo assim, a cota de consórcio se trata de uma parte que cada membro possui para formar o saldo do grupo que faz parte do sistema. Por meio dele, os consorciados garantir ter acesso as assembleias mensais organizadas pala administradora. Isso faz com que façam parte do sorteio ou de lances para receber a carta de crédito, usada para comprar o bem que deseja adquirir.

Portanto, na hora de formar um grupo de consórcio, cada um dos consorciados recebe um número individual para identificar cada um dos membros. Além disso, a cota serve para obter dados para acompanhar a sua situação dentro de um grupo de consórcio. Por exemplo, contemplação, parcelas e outros dados. Vale deixar claro que uma única pessoa pode obter mais de uma cota de consórcio, caso deseje. Mas, ele não pode ter mais de 10% do limite total de cotas ativas de um grupo. Isso permite que aumente sua participação em um grupo de consorciados, ou seja, tenha mais chances de obter contemplação e o direto de aproveitar do bem que deseja.

Qual o número de cotas de um grupo de consórcio?

Antes de mais nada, o número de cotas de um grupo de consórcio se trata de algo definido apenas pela administradora. Sendo assim, a empresa deve levar em conta vários pontos, como prazos, valor da carta de crédito e o tipo de bem que deseja comprar por meio do consórcio. Saiba que o grupo pode iniciar a partir do instante em que tem taxa de adesão, de pelo menos 70% das cotas. Por exemplo, em um consórcio de 120 pessoas, pelo menos 84 das cotas já devem estar com os consorciados para que o plano do consórcio comece.

 

Como faço para adquirir uma cota de consórcio?

Portanto, caso queira adquirir uma cota de consórcio, deve procurar por uma empresa que administra consórcios, na qual possui confiança. Vale lembrar que deve ter cuidado para garantir a segurança do seu consórcio do início ao fim. Dessa maneira, de ir pessoalmente até um representante que tem autorização para comprar a cota. Contudo, hoje em dia, várias empresas possuem venda de cotas online por meio de seus sites oficiais. De qualquer forma, vai precisar dos seus documentos pessoais e todos os solicitados para adesão do consórcio.

Além disso, o titular deve atender a alguns requisitos exigidos, como ter mais de 18 anos de idade. Embora, com 16 anos já possa ter um consórcio no próprio nome, desde que tenha autorização dos pais ou responsáveis. Após fazer adesão do consórcio e de sua cota, basta pagar a sua primeira parcela para que já receba o número de sua cota. Sendo assim, basta pagar as parcelas em dia para que tenha direito a fazer parte dos sorteios e lances todo mês.

É possível obter uma cota contemplada?

Hoje em dia, muitas pessoas acabam se deparando com alguns anúncio, sobre venda de cotas de consórcios já contemplados. Embora se trate se algo muito atrativo para todos, precisamos deixar claro que essa prática não é algo recomendado, muito menos seguro. Isso porque, as pessoas que desejam fazer esse tipo de venda, desejam obter lucros com o negócio e pede um valor muito maior do que foi pago. Nesse caso, se torna muito mais viável e vela a pena usar os valores para comprar a sua própria cota. Também deve ter atenção e cautela para que não acabe caindo golpes aplicados com cotas falsas.

Então, acima você viu informações que são muito úteis para te ajudar. Vale lembrar, que para isso deve planejar-se para que sua vida financeira não sege afetada. Então, use os nossos dados a seu favor e adquira a sua cota de consórcio para que aproveite de todas as vantagens desse tipo de compra.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações