Menu

Publicidade

Contemplação de Consórcio - Confira Tudo Que Precisa Saber!

Sem dúvidas, o instante de contemplação se trata do momento mais aguardado pelas pessoas que fazem parte de um consórcio. Afinal, quando isso acontece, o consorciado tem o direito de receber uma carta de crédito. Assim, por meio dessa carta de crédito pode colocar os seus planos de comprar um bem ou pagar por um serviço em prática. Entretanto, a contemplação de consórcios gera inúmeras dúvidas, ainda mais para quem deseja comprar uma cota para fazer parte desse tipo de compra. Mas, entender melhor sobre esse processo é algo essencial. Então, hoje vamos te ensinar nesse post tudo que precisa saber sobre contemplação de consórcio. Confira tudo no artigo abaixo:

Contemplação de Consórcio

Afinal, o que é a Contemplação de Consórcio?

Em geral, o maior objetivo de quem faz parte de um consórcio para comprar um bem está em receber a carta de crédito com valor necessário para fazer a aquisição. Porém, vale deixar claro que o os membros do grupo recebem o direito da carta de crédito apenas em alguns momentos diferentes, durante o tempo de contrato do grupo. Isso porque, as pessoas que deseja adquirir um bem a longo prazo, tem a garantir de receber os valores da carta de crédito até o fim do contrato. Sendo assim, nesse prazo, os consorciados vão contar com formas de contemplação.

Dessa maneira, os consorciados todo mês fazem parte de assembleias organizadas pelas empresas que administram o consórcio. Assim, pelo menos uma pessoa ao mês recebe a carta de crédito para comprar o bem pretendido. Mas, a quantidade de pessoas que devem ter acesso a carta de crédito é definida de acordo com o saldo em caixa do grupo, que a administradora leva em conta.

Quanto mais cotistas pagaram as parcelas em dia, maior vai ser a quantidade de pessoas contempladas ao mês em um grupo. Vale lembrar que a contemplação com a carta de crédito pode acontecer por meio de sorteios mensais. Mas, os consorciados ainda podem fazer lances para que recebam a carta de crédito sem que precisem depender apenas do sorteio.

Como funciona a contemplação com Lance no Consórcio?

Primeiro, a oferta de lances em consórcios acontece todo mês nas assembleias organizadas pelas empresas que administram os consórcios. Sendo assim, essa opção fica disponível para todas as pessoas que estão com as parcelas em dia. Essa se trata de uma das melhores opções para os consorciados que possuem recursos e desejam usar para obter a carta de crédito de modo mais rápido, sem esperar apenas pelo sorteio.

Para que consiga obter a contemplação com a carta de crédito com oferta de lance, precisa abater o maior valor de parcelas. Vale ressaltar que o titular pode optar por diminuir as parcelas ou redução do valor pago ao mês com mesmo prazo. Quando se trata de lances em consórcio, quem oferece o maior valor recebe a contemplação com a carta de crédito. Desse modo, existem dois tipos de lances que pode fazer em consórcios. Confira abaixo quais são:

  • Lance Livre– Nesse tipo de lance o consorciado pode oferecer o valor que deseja como lance a partir do valor mínimo definido para o grupo. Caso de o lance ganhador, o valor usado no lance vai ser usado para abater o valor de suas parcelas.
  • Lance Fixo– Já nesse tipo de lance, a administradora define um valor de lance fixo. Assim, todos os interessados em fazer parte do lance, passam por um sorteio apenas entre os consorciados que desejam dar o lance fixo. Então, o ganhador leva a carta de crédito após pagar o valor do lance definido pela empresa.

Contemplação de Consórcio

Como funciona a contemplação em consórcio por meio de sorteio?

As contemplações com carta de crédito em consórcios também acontecem por meio de sorteios. Nessa opção, todos os membros de consorciados de um grupo passam por um sorteio ao mês. Dessa forma, os sorteados recebem a carta de crédito naquele mês, e assim e segue até o fim do prazo, onde todos recebem a carta de crédito. Então, por meio de sorteios, todos tem a mesma chance de obter a carta de crédito para comprar o bem que desejam. Mas, para fazer parte dos sorteios, deve pagar as suas parcelas em dia. Os sorteios acontecem todo mês e pode acompanhar tudo por meio das assembleias. Essa se trata de uma ótima opção para as pessoas que não tem pressa em ter a contemplação, uma vez que vai depender apenas da sorte.

Após a contemplação, como faço para obter a carta de crédito?

Quando um consorciado recebe a carta de crédito em um consórcio, ele primeiro deve ter em mente que precisa continuar pagando as parcelas até o fim do prazo. Em seguida, deve fazer uma atualização cadastral e apresentar algumas garantias a empresa que administra o consórcio. Feito isso, vai ter o crédito liberado para realizar a sua compra. Contudo, as exigências podem variar de acordo com o perfil de cada cliente. Em geral, precisa apresentar comprovante de renda, residência, documentos pessoais e última declaração de IR. Porém, em alguns casos a empresa pode pedir um fiador, ou fazer uma análise de crédito. Vale deixar claro que para obter aprovação, deve estar sem restrições em seu nome.

Então, como pode ver o sistema de contemplação com carta de crédito em um consórcio se trata de algo simples e sem grandes complicações. Agora quando se deparar com a chance de fazer um consórcio, vai tudo sobre as formas de contemplação.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações