Menu

Publicidade

Pontuação do Score - Saiba Para Que Serve e Como Funciona:

Sem dúvidas, em algum momento já deve ter ouvido falar sobre o Score. Isso porque, hoje em dia se trata de um assunto comum, ainda mais dentro do mundo corporativo. Sendo assim, o Score é um sistema de medida que busca ajudar as empresas a minimizar os riscos de liberar linhas de crédito para pessoas com índices de inadimplência. Vale lembrar, que bancos, financeiras e empresas consultam os dados do score antes de liberar empréstimos, cartões de crédito, financiamentos e outras linhas de crédito aos clientes. Mas, ainda existem muitas dúvidas, para que de fato o score serve.

Pontuação do Score

Como funciona a Pontuação do Score?

Primeiro, saiba que o Score é uma grande ferramenta usada no mercado financeiro nos dias atuais. Afinal, ela apresenta os índices de chances de riscos de uma empresa, independente do ramo, ao oferecer serviços e produtos ligados a crédito aos seus clientes. Ou seja, empresas como, bancos, financeiras, lojas de roupa, calçados, decoração e assim por diante. Dessa maneira, o sistema do score tem como intuito fazer com que essas empresas conheçam o histórico de consumidores, tanto PF quanto PJ antes de liberar linhas de crédito. Por exemplo, empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

Desse modo o score possui uma escala de pontos que pode variar de 0 a 100, de acordo com os dados e que cada consumidor se enquadra segundo o seu perfil financeiro. Assim, esses pontos ficam divididos por meio de três tipos de categorias de classificação do sistema. Ou seja, 1 á 300 pontos, onde o consumidor é considerado com alto risco de não pagar as suas dívidas. De 300 a 700 onde tem risco médio, e pode obter aprovação a alguns pedidos de crédito, como cartões de empréstimos. Por fim, de 701 a 1.000 pontos, com risco muito baixo de inadimplência, onde as empresas tem confiança para liberar linhas de crédito, já que se trata de um perfil que hora com os seus compromissos.

Afinal, para que serve a Pontuação de Score?

De modo geral, assim como já falamos acima, o Score se trata de uma peça essencial para a relação das empresas com PF e PJ. Afinal, ele permite que tenha acesso a vários tipos de dados para avaliar se a empresa tem ou não condição de liberar aprovação a linha de crédito solicitada. O score tem como função garantir uma segurança maior para as empresas, evitando que elas fechem negócios ruins, com riscos de inadimplências alto dos clientes.

Por exemplo, caso um cliente (PF ou PJ) deseje comprar uma moto e deseja financia-la, ele vai ter que pedir por essa linha de crédito junto a um banco, financeira ou concessionária. Então, antes de liberar o financiamento, a empresa vai consultar os dados do perfil do cliente por meio do seu CPF no sistema de score. Caso ele tenha mais de 700 pontos de score, vai ter aprovação do seu pedido de financiamento para comprar a moto.

Pontuação do Score

Porém, tenha em mente que a pontuação do score se trata apenas de um dos critérios avaliados na hora de fazer uma análise de crédito. Ou seja, ainda existem alguns pontos de avaliações das instituições, em que pode ter a linha de crédito solicitada negada. Mas, o score interfere de modo direto no resultado, e por isso tem grande relevância entre os consumidores hoje em dia.

Qual a importância do Score?

Segundo uma pesquisa feita com regiões de todo o Brasil, a cada dia que passa o número de pessoas inadimplentes cresce de modo significante. Além disso, quase a metade de toda a população do Brasil está com restrições no CPF. Contudo, as empresas, bancos e financeiras, não sabem quais os clientes que vivem essa realidade. Por isso, o sistema de Score os ajuda a entender o histórico financeiro antes de liberar alguma linha de crédito.

O sistema ajuda então as empresas a não ter o risco de obter prejuízos com inadimplência ao liberar crédito aos clientes com restrições. Então, nos dias atuais o Score se tornou uma ferramenta de grande relevância para as empresas. Mas, ela se torna ainda mais essencial para quem atua com produtos como cartões de crédito, empréstimos e os financiamentos. Portanto, quem trabalha com crédito, tem como recomendação usar o sistema de Score para evitar problemas com os clientes.

Afinal, já deve ter percebido que manter uma boa pontuação pode te ajudar muito para quando deseja ter acesso a linhas de crédito. Por isso, evite pagar as suas dívidas em atraso ou ficar com restrições para que fique sempre com um score bom e aproveite das vantagens.

 

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações