Primeiro, saiba que o Score é uma grande ferramenta usada no mercado financeiro nos dias atuais. Afinal, ela apresenta os índices de chances de riscos de uma empresa, independente do ramo, ao oferecer serviços e produtos ligados a crédito aos seus clientes. Ou seja, empresas como, bancos, financeiras, lojas de roupa, calçados, decoração e assim por diante. Dessa maneira, o sistema do score tem como intuito fazer com que essas empresas conheçam o histórico de consumidores, tanto PF quanto PJ antes de liberar linhas de crédito. Por exemplo, empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.
De modo geral, assim como já falamos acima, o Score se trata de uma peça essencial para a relação das empresas com PF e PJ. Afinal, ele permite que tenha acesso a vários tipos de dados para avaliar se a empresa tem ou não condição de liberar aprovação a linha de crédito solicitada. O score tem como função garantir uma segurança maior para as empresas, evitando que elas fechem negócios ruins, com riscos de inadimplências alto dos clientes.
Por exemplo, caso um cliente (PF ou PJ) deseje comprar uma moto e deseja financia-la, ele vai ter que pedir por essa linha de crédito junto a um banco, financeira ou concessionária. Então, antes de liberar o financiamento, a empresa vai consultar os dados do perfil do cliente por meio do seu CPF no sistema de score. Caso ele tenha mais de 700 pontos de score, vai ter aprovação do seu pedido de financiamento para comprar a moto.
Porém, tenha em mente que a pontuação do score se trata apenas de um dos critérios avaliados na hora de fazer uma análise de crédito. Ou seja, ainda existem alguns pontos de avaliações das instituições, em que pode ter a linha de crédito solicitada negada. Mas, o score interfere de modo direto no resultado, e por isso tem grande relevância entre os consumidores hoje em dia.
Segundo uma pesquisa feita com regiões de todo o Brasil, a cada dia que passa o número de pessoas inadimplentes cresce de modo significante. Além disso, quase a metade de toda a população do Brasil está com restrições no CPF. Contudo, as empresas, bancos e financeiras, não sabem quais os clientes que vivem essa realidade. Por isso, o sistema de Score os ajuda a entender o histórico financeiro antes de liberar alguma linha de crédito.
O sistema ajuda então as empresas a não ter o risco de obter prejuízos com inadimplência ao liberar crédito aos clientes com restrições. Então, nos dias atuais o Score se tornou uma ferramenta de grande relevância para as empresas. Mas, ela se torna ainda mais essencial para quem atua com produtos como cartões de crédito, empréstimos e os financiamentos. Portanto, quem trabalha com crédito, tem como recomendação usar o sistema de Score para evitar problemas com os clientes.
Afinal, já deve ter percebido que manter uma boa pontuação pode te ajudar muito para quando deseja ter acesso a linhas de crédito. Por isso, evite pagar as suas dívidas em atraso ou ficar com restrições para que fique sempre com um score bom e aproveite das vantagens.