Para que consiga fazer parte de um consórcio, deve definir alguns pontos essenciais, como o valor da carta de crédito que deseja para compra de um bem ou serviço e o prazo de duração. Então, usando como base esses dados, a empresa que administra o consórcio reúne todos os cotistas em um único grupo. Assim, todos podem ter as mesmas condições para receber a contemplação com a carta de crédito. Vale deixar claro que durante o contrato, a administradora organiza assembleias abertas com todos os membros do consórcio ao mês. Nessas reuniões, os principais dados sobre andamento do grupo, contemplações do mês por meio de sorteio e lance são passadas a todos os participantes.
Além disso, cada um dos membros do consórcio concorre apenas com os próprios participantes do seu grupo. Já a empresa que administra o consórcio, define quantos devem receber a carta de crédito ao mês. Isso porque ela precisa usar como base os pagamentos feitos, ou seja, o saldo total do grupo para que haja contemplação com a carta de crédito. Saiba que todos devem estar com as parcelas em dia para que o grupo siga funcionando de modo regular e sem interrupções.
De modo geral, os consórcios oferecem vários tipos de vantagens, e esse se tornou um dos principais motivos pela procura desse tipo de compra nos últimos anos. Dessa maneira, para muitas pessoas a maior vantagem está em fazer a compra de um bem de modo planejado e sem ter que lidar com as taxas de juros. Mas, outras vantagens chamam a atenção dos interessados, como burocracia reduzida, sendo uma opção muito mais acessível do que os financiamentos e empréstimos. Os consorciados podem planejar as suas finanças para pagar as parcelas em dia, e ter um controle maior sob a vida financeira.
Para fazer parte de um grupo de consórcio pode optar por duas opções. Isso porque, pode escolher entre entrar em um grupo que ainda está em fase de formação ou em um grupo que já está em andamento. Caso queira fazer parte de um grupo em formação, deve procurar uma administradora ou um de seus representantes para adquirir a sua cota de consórcio. No entanto, caso tenha interesse em fazer parte de um grupo em andamento, vai precisar conferir com a empresa que administra consórcio ou um dos representantes se existe uma proposta que atenda as suas necessidades para entrar no grupo.
Vale deixar claro, que caso precise sair de um grupo de consórcio, deve informar o seu desejo a administradora. Assim, ela pode avaliar e oferecer a sua participação encerrada. Portanto, pode realizar a transferência de sua cota, caso tenha uma pessoa interessada em ocupar a sua vaga em um grupo de consorciados.
Sem dúvidas, após as informações do nosso post, pode esclarecer tudo sobre os grupos de consórcios. Embora muita gente tenha dúvidas sobre o assunto, os grupos funcionam de modo simples e fácil. Agora, precisa apenas usar as nossas dicas para que faça parte de um grupo de consórcio, se torne um consorciado e compre o bem ou serviço que deseja após ser contemplado com sua carta de crédito.