Antes de mais nada, vale deixar claro que o laudo de vistoria se trata de um documento essencial para as pessoas que desejam comprar um carro por meio de um consórcio. Afinal, sem esse tipo de laudo a administradora não libera a compra. Mas, o laudo de vistoria é algo obrigatório para transferência do veículo. Assim, como várias pessoas tem dúvidas sobre o assunto. No artigo abaixo vamos te deixar por dentro dos principais detalhes que precisa saber sobre o laudo de vistoria para consórcio. Veja:
De modo geral, o laudo de vistoria de consórcio se trata do mesmo emitido quando um veículo tem mudança de proprietário. Dessa maneira, esse laudo tem como intuito garantir condições de segurança e manutenção adequadas a um veículo. Sendo assim, em um consórcio o laudo é uma exigência da administradora para que realize a compra do veículo seminovo. Além disso, apenas ao atender a essa exigência, que o consorciado pode usar a carta de crédito para fechar negócio e comprar o veículo em questão. Vale lembrar que o laudo de vistoria ainda se trata de algo exigido para mudança de residência, alterações em itens do carro como motor, cor, mudança de registro e de dono.
Primeiro, para emissão da vistoria, todo processo se inicia análise dos documentos do veículo. Dessa maneira, além de conferir autenticidade do documento, os vistoriadores também analisam os dados para ter certeza que batem com as características reais do modelo do veículo em questão. Nesse tipo de verificação também existe a análise de débitos que podem estar em abertos como IPVA, multas e LCV.
Depois, uma avaliação sobre as condições de conservação do veículo vai ser feita. Esse processo acontece com intuito de buscar identificar todos os pontos do veículo para ter certeza que ele oferece condições de segurança a todos os passageiros e a todos os envolvidos no trânsito. Ou seja, nesse processo, o sistema mecânico e elétrico do veículo passa por uma análise e levado em conta no processo.
Porém, os itens do veículo também passam por uma análise, ou seja, cinto de segurança, kit ferramentas, velocímetro, buzina, estepe, retrovisores, luzes e assim por diante. Caso todos os itens tenho aprovação na vistoria, vai receber o laudo emitido pela empresa. Então, pode negociar a compra do veículo por meio do seu consórcio. Mas , caso não haja aprovação da sua vistoria, vai receber um laudo de reprovação. Nesse caso, o dono do veículo fica ciente sobre os problemas que precisa corrigir para fazer uma nova vistoria e obter aprovação.
Para que você consiga fazer o laudo de vistoria de um veículo para o consórcio. Saiba que precisa buscar por empresas que contam com esse tipo de serviço e tem um credencial do Detran do estado onde mora. Assim, o valor cobrado para emissão do laudo de vistoria pode variar de acordo com cada uma das empresas e regiões do Brasil. De qualquer forma, o valor para o laudo de vistoria pode variar entre R$100 a R$200. Além disso, o dono do veículo deve pagar o valor direto ao prestador de serviços. Já as demais taxas de transferência do veículo o dono do veículo deve pagar ao Detran.
Enfim, como já falamos, as dúvidas sobre o a vistoria para compra de veículos em consórcios se trata de algo muito comum e normal. Por isso, agora que já pode esclarecer mais sobre o assunto. Tenha em mente que obter o laudo de vistoria se torna essencial para que consiga usar a sua carta de crédito. Mas, conte com a ajuda de uma boa empresa de consorcio para te ajudar na compra e a tirar as suas dúvidas. Dessa forma, consegue comprar o bem que deseja de modo simples e fácil.