Menu

Publicidade

Contratar um Consórcio? Será Que Vale Mesmo a Pena!

Hoje em dia, os consórcios ajudam as pessoas a realizar vários sonhos, como comprar um veículo, imóvel, fazer uma festa ou pagar por algum tipo de serviço com valor alto. Sendo assim, nesse tipo de serviço, o consorciado paga um valor mensal e faz parte de um grupo de consorciados. Vale lembrar que esse grupo possui apenas pessoas que tem o mesmo objetivo de comprar um bem em comum. Portanto, todo mês são feitos sorteios para contemplar um dos membros com a carta de crédito, que permite que compre o bem ou pague pelo serviço que deseja adquirir. Dessa maneira, não existe uma data definida para que o consorciado consiga a carta de crédito para comprar o bem. Ou seja, pode acontecer no início, no decorrer ou no fim do contrato do consórcio. Nesse artigo vamos mostrar todos os dados para ver se vale a pena contratar um consócio. Confira:

Vale a pena contratar um Consórcio?

Antes de mais nada, os consórcios se trata de um serviço muito conhecido pelo melhor custo benefício do mercado. Isso porque, ele não conta com taxas de juros que são muito comumente aplicadas em linhas de crédito como financiamentos e empréstimos. Então, um consorciado vai ter apenas alguns reajustes dos valores de suas parcelas para manter o valor de compra o bem que deseja. Porém, um consorciado ainda precisa pagar junto com o valor de suas parcelas uma taxa de administração e o seguro. Ainda assim, não é uma taxa de juros, e ainda vale a pena optar por essa opção. No entanto, antes de contratar um consórcio, deve levar em conta uma série de pontos para saber os motivos para qual deseja contratar esse tipo de serviço financeiro. Veja abaixo quanto vale a pena contratar um consórcio:

1-Quando se pode esperar para comprar um bem ou pagar por um serviço

Sem dúvidas, muita gente começa a planejar certas compras com muita antecedência. Por exemplo, na hora de comprar veículos, imóveis, fazer festa de casamento, viagens, formaturas e assim por diante. Afinal, todos esses tipos de sonhos podem se tornar reais por meio de um consórcio. Mas, deve ter em mente que ao optar por um consórcio, não pode ter pressa. Vale lembrar que precisa aguardar pela contemplação da carta de crédito, ou seja, vai depender de um sorteio ao mês. Embora tenha a opção de dar lances e receber a carta de crédito antes do prazo, não existe uma certeza de contemplação em uma data especifica. Então, precisa ter tempo para esperar o prazo até que receba a carta de crédito.

2-Caso deseje fugir das taxas de juros de financiamentos

Ainda que muitos optem pelos financiamentos, eles também são conhecidos pelas altas taxas de juros. No entanto, os bancos e financeiras, ainda pode cobrar outros tipos de tarifas nesse tipo de crédito para compra de bens. Então, as pessoas que desejar fugir das altas taxas de juros dos financiamentos, podem recorrer aos consórcios. As parcelas tem taxa de juro fixas nos consórcios, sofrem apenas alguns reajustes para que o valor de sua carta de crédito seja suficiente para comprar o bem definido em seu contrato. Por isso, caso deseje fugir das taxas de juros pode contar com o consórcio.

3- Deseja ter mais disciplina para economizar

De modo geral, na teoria, economizar é algo muito simples e fácil. Entretanto, na hora de colocar em prática muitas pessoas tem dificuldade em ter disciplina para economizar o próprio dinheiro. Nesse caso, o consórcio pode te ajudar a economizar para que alcance os seus objetivos com mais disciplina. Afinal, como assume o compromisso de pagar valores mensais, onde pode ser penalizado em casos de atraso. Ou seja, vai conseguir ter disciplina para poupar todo mês para pagar pelo seu consórcio. Nesse tipo de situação vale muito a pena optar por fazer um consórcio.

4- Deseja ter recursos para comprar á vista

Tenha em mente que a carta de crédito se trata de uma opção considerada como pagamento á vista. Isso porque, o vendedor do bem ou serviço que deseja, vai receber em uma única vez o valor total por parte da administradora. Isso faz com que possa ter poder de compra para comprar á vista e fazer boas negociações. Além de garantir boas condições para ter descontos e outros tipos de vantagens.

5- Quando se deseja liberdade para usar o crédito

Enfim, a carta de crédito possui uma grande flexibilidade para o consorciado. Afinal, com ela, pode comprar qualquer tipo de bem ou serviço que esteja dentro da categoria indicada em seu contrato. Por exemplo, em um consórcio de imóvel, pode comprar apartamentos, casas, terrenos e assim por diante. Então, por meio de um consórcio vai ter liberdade para usar a carta de crédito na compra o bem ou serviço que sonha em adquirir.

Afinal, quando não vale a pena fazer um consórcio?

  • Quando se deseja fazer uma compra de um bem ou serviço com pressa, de modo imediato.
  • Em casos em que não pode aumentar os gastos mensais, e assim não pode assumir o compromisso de pagar pelas parcelas de um consórcio.
  • Caso precise antecipar a contemplação, mas não tem os recursos para usar como ofertas de lances.

Sendo assim, antes de fazer um consórcio, analise as suas finanças e o seus objetos. Isso vai te ajudar a contratar um consórcio sem que se arrependa. Vale lembrar, que deve fechar contrato com uma administradora que possui autorização do Banco Central para administrar consórcios. Dessa maneira, pode ter segurança e confiança com uma empresa que segue as regras do Banco Central. Em todos os casos, deve fazer uma pesquisa de mercado para que feche um bom negócio.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações