Menu

Publicidade

Conheça Quais os Principais Tipos de Consórcios No Mercado!

Embora os consórcios se trate de uma prática de compra antiga no mercado, ainda existem muitas pessoas que não sabem os tipos de consórcio que podem fazer hoje em dia. Vale lembrar que os consórcios podem ajudar bastante as pessoas que desejam comprar um bem ou serviço, mas não tem todo dinheiro disponível. Então, quem deseja conquistar alguns objetivos podem contar com os consórcios como ajuda para ter o dinheiro que precisa. Mas, como já falamos, existem várias dúvidas, sobre os tipos de consórcio que se pode fazer. Além disso, compreender as regras desse tipo de compra se torna essencial para quem deseja fazer um consórcio. Portanto, no artigo abaixo, temos o conteúdo completo para que conheça quais os principais tipos de consórcio presentes no mercado atual. Veja:

Afinal, como funciona um consórcio?

Primeiro, vale deixar claro que um consórcio é formado por um grupo de PF ou PJ. Dessa maneira, todos se unem por meio de uma empresa administradora. Além disso, todos desejam um mesmo objetivo, ou seja, comprar algum tipo de bem ou serviço. Sendo assim, cada um dos membros de um consórcio passa a pagar parcelas ao mês com um valor definido. Esse valor vai ser usado para que ele consiga comprar o bem que deseja no futuro. Em geral, se parece com uma poupança conjunta, onde todos conseguem comprar o bem em questão que desejam. No entanto, saiba que o bem vai não ser entregue ao consorciado após ele assinar o contrato do consórcio. Isso porque, ele vai precisar aguardar uma contemplação com a carta de crédito que lhe permite comprar o item de valor do seu interesse que foi definido no contrato.

A carta de crédito possui o valor do bem que o consorciado deseja comprar. Em todo esse processo a empresa administradora serve para intermediar as transações financeiras entre as partes envolvidas. Embora muita gente não saiba, a carta de crédito permite que faça uma compra á vista. Ou seja, pode obter vários tipos de vantagens, como negociar descontos e condições especiais na hora de comprar o seu bem. Ainda que a contratação de um consórcio seja algo simples, deve passar por uma análise de crédito para receber a contemplação. Isso por sua vez, exige que esteja com nome limpo e possa comprovar renda com valor que cubra as parcelas ao mês. As empresas usam essa medida de segurança para evitar casos de inadimplência entre os consorciados.

Quais os juros de um consórcio?

Diferente do que vemos nos financiamentos, os consórcios não contam com taxas de juros. Dessa maneira, eles têm um custo efetivo muito mais baixo do que outros tipos de opções do mercado atual. Isso porque, eles não em taxa de juros compensatórios, apenas uma taxa de administração cobrada pela empresa que organiza os consórcios. Mas, essa taxa por sua vez sai muito mais barato ao consumidor do que outras opções. Portanto, os consórcios saem mais barato do que demais opções de compra presentes no mercado hoje em dia.

Como acontece a contemplação com carta de crédito em consórcio?

Para que receba a carta de crédito de um consórcio precisa ser sorteado ou dar um lance vencedor. Ou seja, a empresa que administra o consórcio, todo mês organiza um sorteio entre os membros de um grupo. Assim, pelo menos um dos consorciados, fica sorteado para receber a carta de crédito e comprar o bem que deseja. Vale ressaltar que o número de sorteados ao mês, vai depender da quantidade de consorciados, valor da carta de crédito e outras regras definidas pelas empresas administradoras.

Sendo assim, os consorciados ainda tem a chance de obter a carta de crédito por meio de um lance vencedor. Isso porque, todo mês as empresas que administram os consórcios organizam assembleias para que os consorciados que não desejam esperar pelo sorteio possam ter a chance de obter a carta de crédito de modo mais rápido.

Então, quem oferecer o lance ganhador, ou seja, com maior valor, pode ganhar a carta de crédito. O valor usado no lance, consiste na antecipação das parcelas do próprio consórcio. As opções de lances podem variar, mas existe o lance livre, lance fixo e lance embutido. Contudo, cada empresa define as formas de lance usadas nos consórcios sob sua administração.

Quais os principais tipos de Consórcios?

1- Consórcio de Imóveis

Para iniciar a nossa lista está o consórcio de imóveis, para as pessoas que desejam comprar qualquer tipo de imóvel. Por exemplo, residencial, terrenos, comerciais e até mesmo obter valores para fazer constrições ou reformas. Além de ser uma ótima opção de investimento, os consórcios de imóveis se tornam muito rentáveis.

2- Consórcio de Veículos

Esse tipo de consórcio permite que compre vários tipos de veículos. Ou seja, carros, motos, caminhões e assim por diante. Além disso, o consorciado pode usar a carta de crédito para comprar veículos novos ou usados. Vale lembrar, que o consórcio de veículos também se trata de um tipo muito usado para compra de embarcações, barcos e vários outros tipos de bens moveis. Dessa forma, pode ter acesso a condições especiais e comprar um veículo com parcelas que cabem no seu bolso.

3- Consórcio de Serviços

Ainda que muita gente não saiba, é possível fazer um consórcio para pagar por algum tipo de serviço. Esse tipo de compra, criado com intuito de ajudar a vida das pessoas a ter acesso facilitado aos diversos serviços. Por meio desse tipo de consórcio, pode obter recursos para pagar por inúmeros tipos de serviços. Por exemplo, festas de casamento, formatura ou aniversário, viagens, cursos, faculdade, cirurgia plástica, honorários para profissionais liberais e assim por diante.

Dica:

Sem dúvidas, o tipo de consórcio ideal para seu perfil vai depender do tipo de objetivo que possui. Ou seja, quem deseja comprar um imóvel, o consórcio de imóveis se torna a opção mais viável de investimento. Porém, quem deseja comprar um carro, pode aproveitar das vantagens de um consórcio de veículo. De qualquer forma, tudo vai depender do que precisa e espera ao fechar esse tipo de negócio. Mas, sempre que optar em fazer um consórcio deve priorizar a segurança e confiança. Por isso, nossa dica é que feche um consórcio apenas com empresas administradoras que tem autorização do Banco Central. Afinal, o banco fiscaliza as empresas, e garante que ofereça segurança aos clientes de consórcios.

Enfim, pode aproveitar dos prazos extensos, ausência de juros e burocracias e ainda ter acesso a parcelas ao mês que cabem no seu bolso. Assim, pode realizar o sonho de comprar um bem ou serviço de modo simples e fácil com a ajuda de um consórcio.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações