Menu

Publicidade

Aprenda 7 Dicas Para Escolher o Melhor Consórcio

Os consórcios são uma das ótimas opções de compra para quem desejam realizar um sonho. Sendo assim, por meio de um consórcio pode comprar um veículo, imóvel, fazer faculdade entre vários outros tipos de bens e serviços que pode adquirir. No entanto, existem diversas opções de planos de consórcios presentes no mercado atual. Por isso, escolher o melhor para fazer um bom negócio se torna essencial. No artigo abaixo vamos te mostrar 7 dicas infalíveis para que escolher o melhor consórcio. Veja:

Quais as 7 Dicas para escolher o melhor Consórcio?

1-Faça uma pesquisa sobre a Administradora

Na hora de contratar um consórcio deve fazer uma análise dos planos disponíveis. Dessa maneira, vai ter que fazer uma pesquisa de várias administradoras para saber se possui propostas que se alinhem aos seus objetivos. Mas, após definir a empresa que deseja fechar contrato, saiba que ainda precisa fazer uma pesquisa sobre a administradora. Vale ressaltar que para administrar consórcios do Brasil, precisa-se ter autorização do Banco Central. Então, pode consultar isso por meio do site oficial do Banco Central. Essa medida faz com que tenha segurança ao fechar contrato com uma empresa que tem regularização para oferecer esse tipo de serviço. Busque também verificar o histórico da cliente e opinião de outros clientes.

2- Leve em conta o valor da carta de crédito

Ao tomar a decisão de contratar um consórcio, precisa definir quais os seus objetivos. Feito isso, deve procurar por um plano com carta de crédito com valor para usar na aquisição do bem ou serviço que deseja adquirir. Nessa fase deve se planejar para que comece a pagar parcelas do consórcio por uma carta de crédito que seja suficiente para usar com o que deseja. Definir o valor da carta de crédito e levar em conta na hora de fechar o contrato se trata de algo essencial para que feche um bom negócio.

3- Leia com atenção e cuidado o contrato do consórcio

Muitas pessoas na hora de contratar um consórcio acabam cometendo o erro de não ler com atenção e cautela os termos do contrato. Hoje em dia, existe muita gente que tira todas as dúvidas apenas por meio de uma conversa, sem ler o documento antes de assina-lo. Contudo, se trata de algo essencial para que tenha garantia de que vai obter tudo que foi informado no instante da venda. Além disso, precisa esclarecer pontos relevantes de um consórcio. Por exemplo, penas e multas, reajustes anuais, casos de desistência, prazos, taxas e assim por diante.

4- Conheça quais os custos extras

Uma das principais vantagens dos consórcios está ligada as taxas de juros que são aplicadas apenas quando o consorciado atrasa o pagamento de sua parcela mensal. Dessa forma, não existe a cobrança de adesão de contrato como nos financiamentos. Porém, deve se atentar aos custos extras, que deve levar em conta nos consórcios. Ou seja, a taxa de administração e o seguro prestamista. Tenha em mente que deve avaliar todas as questões para que consiga entender sobre os valores cobrados e verificar o CET dessa operação.

5- Verifique o valor das parcelas

Sem dúvidas, para que feche um bom negócio deve contratar um consórcio com valor de parcela que não afete o seu orçamento. Afinal, o consórcio não pode prejudicar a sua vida financeira. Vale ressaltar que as taxas de juros e multas por atrasos são altas e ainda faz com que não obtenha a carta de crédito e fique sem fazer parte dos lances e sorteios. Em alguns casos, pode até mesmo ser retirado do grupo, e aguardar um tempo para que tenha o valor investido de volta após pagar pena multa de contrato e taxas. Além disso pode ter o nome no SPC ou Serasa. Portanto, defina um valor de parcela que pode pagar para que não seja prejudicado.

6- Entenda sobre as regras de contemplação

Dentre os principais pontos do consórcio está a contemplação com a carta de crédito. Por isso, na hora de contratar um consórcio, deve aprender melhor sobre as regras para ser contemplado. Isso porque, cada uma das regras pode ser definida de acordo com o grupo de consorciados ou com a própria administradora. Em geral, vai ter acesso a sorteio e lances para ser contemplado. Mas deve entender melhor das opções junto com a empresa que administra o consórcio.

7- Leve em conta o prazo do consórcio

Enfim, vale deixar claro que nos consórcios não existe a garantia de uma data especifica para obter a contemplação com a carta de crédito. Sendo assim, deve verificar o prazo do consórcio para saber se pode aguardar o período. Isso caso não seja um dos primeiros a receber a carta de crédito por meio de sorteio ou lance. Caso queira o consórcio para pagar por uma festa de casamento ou formatura, deve se programar para que tenha contemplação antes da data do evento.

Para finalizar, as nossas dicas podem te ajudar para que consiga a fechar o melhor negócio ao contratar o seu consórcio. Pode usar tudo a seu favor e as colocar em prática para que feche um bom negócio e aproveite das vantagens de um consórcio em sua vida.

Recomendados

Termos de Uso / Entrar em Contato / Política de privacidade © 2021 - Todos os direitos reservados.
Nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha uma otima experiência. OK | Mais informações